Editora

Colóquio de História Econômica e Social de Santa Catarina traz debates entre pesquisadores da Universidade

Colóquio de História Econômica e Social de Santa Catarina traz debates entre pesquisadores da Universidade
Período de 1930 a 1945 será abordado em pesquisas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Pesquisadores da Unesc estarão reunidos nesta quinta-feira (8/11) para apresentar e debater suas pesquisas durante o 2º Colóquio de História Econômica e Social de Santa Catarina: Santa Catarina na Segunda República. O evento, realizado pelo Gruphesc (Grupo de Pesquisa de História Econômica e Social de Santa Catarina) da Universidade ocorre das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30 e além dos diálogos sobre os trabalhos apresentados, abrigará o lançamento do livro “História de Santa Catarina na Segunda República (1930 – 1945)", de autoria dos professores doutores Ismael Gonçalves Alves e João Henrique Zanelatto. A obra é da Editora Unesc em parceria com a Editora da Univali. 

Segundo o professor doutor do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), da Unesc, e membro da comissão organizadora do Colóquio, Alcides Goularti Filho, a ideia é promover um evento voltado apenas para pesquisadores das Instituições e em um único espaço, permitindo que todos acompanhem as apresentações e possam debater com o coletivo.

Os trabalhos apresentados são investigações em desenvolvimento ou já concluídas, dissertações e teses que abordam Santa Catarina na Segunda República.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2018 às 16:02
Compartilhar Comente

EdiUnesc lança o 3º volume da triologia "Diálogos"

EdiUnesc lança o 3º volume da triologia
Mais imagens

A EdiUnesc publicou, no final do mês de outubro, o terceiro volume da trilogia “Diálogos: Estudos sobre teoria da história e historiografia”, organizada pelos professores Fabrício Antônio Antunes Soares e Ricardo Oliveira da Silva.

A obra é a conclusão de um trabalho baseado em reflexões sobre o conhecimento histórico que teve início em 2016, com a publicação do primeiro volume da coleção. No terceiro volume os leitores e leitoras irão encontrar trabalhos que analisam a dimensão ética do ofício do historiador mediante o exemplo da historiografia brasileira do século XIX, a trajetória do campo de pesquisa da história política, as formulações conceituais sobre o clientelismo, a construção da nação na arena portuguesa da história, a relação entre história e revolução na historiografia brasileira dos anos 1930-1960, as modalidades de crença em história na historiografia medieval, o surgimento e o desenvolvimento da história ambiental, e as contribuições teóricas e metodológicas do historiador britânico Quentin Skinner para pensar a prática da história intelectual.

Os volumes dois e três da trilogia "Diálogos: Estudos sobre teoria da história e historiografia" estão à venda na Livraria da Unesc a R$ 35,00.

Por: Aline Demboski 06 de novembro de 2018 às 08:30
Compartilhar Comente

Leve se quiser

Quem passar pela frente da Biblioteca até esta sexta-feira (26/10), vai ver uma “decoração” diferente. Livros suspensos chamam a atenção e convida a pessoa a parar, observar os títulos e decidir se vai levar a obra ou não. A ação faz parte da campanha “Leve se quiser” e ocorre durante a 9ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia).

As ações são realizadas em parceria pela Biblioteca, EdiUnesc e curso de Letras da Universidade.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 24 de outubro de 2018 às 15:53
Compartilhar Comente

Com foco no empreendedorismo, Beto Colombo lança livro em noite prestigiada na Unesc

Com foco no empreendedorismo, Beto Colombo lança livro em noite prestigiada na Unesc
Empresário lançou obra “PPR na prática: a arte de distribuir para crescer”, publicação em parceria entre a EdiUnesc e a Editora Dois por Quatro (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Oferecendo um panorama sobre a utilização do Programa de Participação de Resultados (PPR), o mais novo livro de autoria do empresário Beto Colombo foi lançado oficialmente na noite desta quarta-feira (24/10) em evento no Auditório Ruy Hülse, na Unesc. A atividade contou com a palestra de Filipe Rezendes Colombo, filho de Beto e atual presidente da empresa da família, a Anjo Tintas, que fez parte da programação da 9ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade. A publicação foi promovida pela EdiUnesc em parceria com a Editora Dois Por Quatro.

Representando a reitoria da Universidade, o editor-chefe da EdiUnesc, professor Dimas de Oliveira Estevam, agradeceu pela parceria firmada entre o escritor e as editoras para a publicação de uma obra que servirá como referência para muitas organizações. “O Beto nos traz, nesse livro, o incentivo para buscar no dia a dia a inspiração para a inovação. Buscar no cotidiano as experiências para inspirar. Para nós, aqui da Universidade, lançar esse livro é engrandecedor”, destacou.

Após o evento, os participantes foram recepcionados no hall do auditório para um coquetel oferecido pelo autor, que autografou os livros comprados no local.

Experiências

A explanação acerca do Programa de Participação de Resultados implantado na Anjo Tintas ficou a cargo de Filipe, que fez questão de iniciar sua fala fazendo um panorama geral sobre a empresa, criada por Beto em 1986, seu mercado de atuação e estrutura atuais.

Conforme Filipe, ao implantar o PPR, a partir de uma experiência vivida dentro da própria casa da família, a empresa criou uma ferramenta de gestão e melhoria dos resultados por meio da socialização da informação. “Com o envolvimento de todos, percebemos que o grupo começou a pensar ainda mais em conjunto e contribuir para a melhoria do todo”, explicou.

De acordo com o presidente da Anjo Tintas, a implantação do Programa começou a apresentar resultados expressivos já no primeiro mês de execução, sendo crescente à melhoria nos resultados a partir da ideia de que todos passaram a se sentir, de certa forma, também donos da empresa. Com a implantação progressiva, todos os profissionais da empresa passaram a ter a possibilidade de receber até 180% do salário em um ano, o que mudou a realidade da organização.

Foco da publicação

De acordo com o autor, o livro é indicado não só para grandes empresários, mas para todas as pessoas que se interessam em empreender, seja em seu próprio negócio ou dentro da empresa em que atuam. “É um livro prático, com textos curtos e fáceis, mostrando toda a história do PPR na Anjo, desde seu início, sua evolução, até os dias atuais. Mostra como é simples empreender dentro de uma organização e até mesmo levar para casa esta teoria, aplicar a meritocracia com os filhos, por exemplo”, explica Colombo.

Currículo extenso

Beto Colombo é administrador de empresas com especialização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), fundador e atual presidente do Conselho Consultivo da Anjo Química do Brasil, teólogo leigo, escritor, membro da Academia Criciumense de Letras. Filósofo Clínico, com especialização em Emmanuel Lévinas pela Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel), sócio-fundador do Instituto de Filosofia Clínica do Sul de Santa Catarina, professor titular de Filosofia Clínica nas Organizações e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Filosofia Clínica na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Colombo já publicou as obras: A Alma da Empresa: Filosofia Clínica nas Organizações (2017), em coautoria com Rosemiro Sefstrom; Compostela Passo a Passo (2015); O Velho Bah (2013); Muito Além do Lucro (2010); Compostela – Muito Além do Caminho de Santiago (2008), em coautoria com Mhanoel Mendes e Despertando a Excelência (2006).

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de outubro de 2018 às 21:32
Compartilhar Comente

Lançamento do livro "PPR na prática: a arte de distribuir para crescer"

Lançamento do livro
Mais imagens

O livro "PPR na prática: a arte de distribuir para crescer" será lançado hoje durante a programação da Semana de Ciência e Tecnologia. De autoria de Beto Colombo, a obra relata a experiência do autor com a implantação do Programa de Participação nos Resultados em sua empresa. Esta é mais uma parceria entre a Editora Unesc e a Editora Dois por Quatro, de Florianópolis.

O livro será vendido no lançamento ao valor de R$ 40,00. O evento se encerra com seção de autógrafos. 

Por: Aline Demboski 24 de outubro de 2018 às 08:00
Compartilhar Comente