Newsletter Newsletter RSS RSS

Congresso Ibero-Americano de Estudos Rurais

O professor Dimas de Oliveira Estevão participou do 12º Congresso Ibero-Americano de Estudos Rurais, na Universidade de Valladolid, em Segovia, na Espanha. O evento ocorreu no início do mês e nele, o professor da Unesc apresentou o artigo “Programas de compras institucionais da agricultura familiar: um estudo do município de Criciúma - Santa Catarina – Brasil (2010-2015)”.

O lema da 12ª edição do congresso foi "Territórios Globais, Ruralidades Diversas", e ele procurou abranger o grande desafio de manter a diversidade dos territórios e as dinâmicas locais num mundo cada vez mais globalizado.

Por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2018 às 14:25
Compartilhar Comente

Ediunesc e Editora de Univali lançam parceria em obra sobre a literatura na educação de crianças pequenas

Ediunesc e Editora de Univali lançam parceria em obra sobre a literatura na educação de crianças pequenas
Mais imagens

Este livro nos conta uma interessante experiência de pesquisa sobre a literatura na educação de crianças pequenas. Experiência que se deu numa cidade italiana – situada no coração da Toscana, San Miniato. Com uma narrativa que se desenha em alguns momentos em metáforas e em outros por situações e/ou dados produzidos pela pesquisa, as autoras nos envolvem na educação infantil de San Miniato. A obra apresenta a concepção do literário que norteia as práticas educativas na educação infantil e San Miniato e nos revela estratégias e mediações que levam crianças a manterem um vínculo afetivo e estético com o livro. Esta foi mais uma parceria de publicação com Editora Univali, e encontra-se disponível para compra na Livraria Unesc.

Por: Aline Demboski 20 de julho de 2018 às 08:10
Compartilhar Comente

Congresso na Espanha contou com a apresentação do professor doutor da Unesc

O Editor-chefe da Editora Unesc, Professor Doutor, Dimas de Oliveira Estevam, esteve na Espanha de 4 a 6 de julho para apresentação do artigo "Programas de compras institucionais da agricultura familiar: um estudo do município de Criciúma - Santa Catarina – Brasil (2010-2015)" no XII Congresso Ibero-Americano de Estudos Rurais (CIER), realizado em Segóvia, na Universidad de Valladolid. O tema da edição do congresso foi "Territórios Globais, Ruralidades Diversas", buscando atender o desafio de manter a diversidade dos territórios e as dinâmicas locais num mundo cada vez mais globalizado. "O Congresso também incidiu na análise das realidades dos territórios rurais, incluindo as dinâmicas agroalimentares, a diversidade dos canais comerciais atuais, o surgimento de novos desafios e oportunidades em torno da alimentação e as ameaças sobre os territórios mais frágeis. Esses temas foram debatidos, levando em consideração os desequilíbrios sociais e territoriais, a situação das populações rurais e as suas estratégias de adaptação em momentos de aceleradas mudanças econômicas e sociais", comentou Estevam.

Por: Aline Demboski 18 de julho de 2018 às 08:41
Compartilhar Comente

Fragmentos

Fragmentos
Mais imagens

Em alguns momentos, as palavras brotam como arbustos no deserto árido, tentando mostrar a força vital que mobiliza o ato de pensar, de criar e de recriar o belo, a realidade, o sonho... Fragmentos é um livro de poesias, que relata fragmentos de pensamentos, versos e reflexões da autora, deixando fluir sentimentos que possam externar um pouco daquilo que se tornou, de sua essência.

O obra, escrita pela professora Mestra Maria Aparecida de Mello, está disponível para compra na Livraria Unesc.

Por: Aline Demboski 16 de julho de 2018 às 14:24
Compartilhar Comente

Histórias de Santa Catarina na Segunda República (1930 - 1945)

Histórias de Santa Catarina na Segunda República (1930 - 1945)
Mais imagens

Em seus quase 80 anos, a Segunda República, ou comumente apresentada na historiografia de “Era Vargas”, caracterizou-se por um período de mudanças sociopolíticas, econômicas e culturais: centralização política, construção de projetos autoritários, crescimento industrial, urbanização, embates entre capital e trabalho – Estado, colocando-se na condição de mediador. Estado e capital queriam um trabalhador saudável, ordeiro e disciplinado. Na cultura, o discurso nacionalista, a busca de uma suposta identidade nacional, deu a tônica do período, a qual foi expressa por meio da arte: música, literatura, pintura... O livro que se apresenta aos leitores constitui-se de dez ensaios que buscaram tematizados aspectos elencados anteriormente em Santa Catarina. Disponível para venda na Livraria Unesc e em nosso catálogo. 

Por: Aline Demboski 13 de julho de 2018 às 10:47
Compartilhar Comente