AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Semana Acadêmica aborda os novos rumos do Direito

Semana Acadêmica aborda os novos rumos do Direito
Abertura contou com palestra do mestre em Direito das Relações Sociais, Alexandre Triches (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A 24ª Semana Acadêmica do Curso de Direito da Unesc reúne, até esta sexta-feira (9/8), profissionais e estudantes da área em palestras, minicursos e lançamento de livros que debatem assuntos atuais dentro do tema “Os Novos Rumos do Direito”. A abertura do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (5/8), com a palestra “A importância do Direito Previdenciário na formação do acadêmico em Direito”, do advogado, professor e mestre em Direito das Relações Sociais – subárea Direito Previdenciário, Alexandre Schumacher Triches, do Porto Alegre. Durante o encontro, ele falou sobre o início de sua carreira, dos desafios de um profissional e da área do Direito Previdenciário e suas peculiaridades.

Ao longo da Semana, temas da atualidade serão abordados em palestras com profissionais renomados e minicursos com professores, acadêmicos e egressos do curso de Direito e do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito). Assuntos como “Aspectos Atuais da Lei Maria da Penha”; “O Estado e o Direito Frente ao Neoliberalismo”; “As novas relações permeadas pela tecnologia”; “Desencarceramento e Abolicionismo a partir dos Massacres Prisionais”; “Perspectiva da advocacia diante das reformas previdenciárias”; “Direitos e cidadania LGBTQI+ e a discriminação da mulher transexual no mercado de trabalho”; “Pacote Anticrime”; “Mulheres em contextos prisionais” e “Direitos dos Animais” serão abordados em palestras e minicursos.

Segundo Triches, mesmo com todas as mudanças dos últimos anos, o Direito Previdenciário continua uma área interessante para a atuação profissional. “Nela gente consegue desaguar alguns anseios muito fortes que temos de justiça e mesmo com todas as crises que passamos hoje, principalmente a fiscal que atinge diretamente o Direito Previdenciário, ele ainda é uma área que tem um trâmite diferenciado”, comenta.

O palestrante ainda lembrou que o Direito Previdenciário exige por parte do profissional uma sensibilidade social diferenciada. “Lidamos com pessoas que muitas vezes estão abaixo da linha da pobreza, que dependem de benefícios assistenciais, pessoas com doenças crônicas, com dificuldades e outras que não têm ninguém por elas. Elas rezam pela gente, levam presentes e quando ganham a causa, têm muita gratidão. Para o profissional, é ótimo poder ajudar e a troca com os clientes é sempre muito boa”.

A abertura do evento contou com a participação da coordenadora adjunta, Márcia Piazza, do presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Criciúma, Rafael Búrigo Serafim, do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot e da presidente do CA (Centro Acadêmico) de Direito, Amanda Costamilan.

O coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, o professor do PPGD, Gustavo Borges e o professor do curso, Marcírio Bittencourt, participaram como mediadores da palestra de Triches. Ao fim das falas, os participantes puderam fazer perguntas sobre o tema e tirar dúvidas.

Confira a programação

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 05 de agosto de 2019 às 16:00
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Geografia aborda a identidade cultural na pós-modernidade

Semana Acadêmica de Geografia aborda a identidade cultural na pós-modernidade
Evento ocorre até esta quarta-feira na Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos e professores do curso de Geografia da Unesc estarão reunidos, até esta quarta-feira (29/5), para a 8ª Semana Acadêmica. Neste ano, o evento debate, por meio de palestras e concurso fotográfico, o tema “Identidade Cultural na Pós-Modernidade”. O evento comemora ainda o Dia do Geógrafo (29/5).

A Semageo (Semana Acadêmica de Geografia) foi planejada e organizada pela coordenação do curso e pelo Centro Acadêmico Rosa dos Ventos e iniciou nesta segunda-feira (27/5) com a palestra sobre “Indentidade Indígena e Afro-Brasileira”. Nela, os professores João Alberto Batanolli e Alex Sandro da Silva, da Unesc, dialogaram e refletiram com o público sobre o tema de grande importância para a sociedade contemporânea.

Já nesta terça-feira (28/5), os debates giraram em torno do assunto “Formação do Espaço Urbano e suas Memórias”, com palestra ministrada pelos professores Maurício Pamplona e Mário Ricardo Guadagnin, da Unesc, que trouxeram uma reflexão sobre como a sociedade se apropria do espaço geográfico e demarca seu território.

Pamplona, faz uma apresentação da evolução do desenvolvimento urbano de Criciúma ao longo dos anos, fazendo uso de mapas de imagens cartográficas para demonstrar as diferentes paisagens e as memórias culturais existentes no município. Já Guadagnin abriu a fala a partir da observação de lugar, apresentando as diferentes manifestações do espaço urbano como as pichações, os grafites, lambe-lambe, stencil e sticker.

O evento encerrá nesta quarta-feira com a roda de conversa “O Papel do Geógrafo na Pós- Modernidade”, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues. O momento terá a participação dos professores Adriano de Oliveira Dias e Andréa Rabelo Marcelino e dos egressos do curso de Geografia da Unesc, Paulo Selau, Silvia Campos, Simone da Silva Carvalho, Susane da Costa Wachinewsk e Morgana Lopes, relatando suas experiências profissionais.

Ainda no evento, haverá a entrega do 4º Prêmio Milton Santos para um professor do curso e do concurso fotográfico “Identidade Cultural na Pós-Modernidade”, que teve a participação de acadêmicos e egressos do curso de Geografia da Unesc.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2019 às 10:41
Compartilhar Comente

Oficinas estimulam acadêmicos de Artes Visuais e Teatro

Oficinas estimulam acadêmicos de Artes Visuais e Teatro
Com temas variados, atividades fizeram com que os estudantes pudessem praticar experiências diferenciadas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

As noites de quarta e quinta-feira (22 e 23/5) foram de muito aprendizado especialmente para acadêmicos dos cursos de Artes Visuais Bacharelado e Bacharelado em Teatro da Unesc. Eles puderam participar de diversas oficinas na  2ª Semana Acadêmica Integrada dos cursos. Entre as atividades, os participantes puderam escolher entre a Oficina de Cinema: direção de fotografia e narrativa de câmera, com o ministrante Josué Genuíno; a Oficina de Lambe-lambe, com a ministrante Iolanda Peres; a Oficina de Tatuagem, com o ministrante Lip Wadocha e a Oficina O palhaço pessoal, com o ministrante Fabiano Peruchi.

Abertas também ao público em geral, as atividades contaram ainda com a participação de graduandos de outros cursos e de estudantes que ainda cursam o Ensino Médio. Na oficina de tatuagem, por exemplo, o interesse foi despertado também em quatro adolescentes e de um egresso do curso de Ciência Biológicas. Conforme o ministrante Lip Wadocha, que também é acadêmico da 7ª fase do curso e atua há 19 anos no ramo, seu objetivo foi trazer informações importantes tanto para aqueles que querem seguir na carreira quanto para os que preferem continuar participando como clientes dos estúdios. “Aqueles que querem ser tatuadores já possuem algum conhecimento como pontapé inicial das questões de responsabilidade, cuidados com cumprimento de legislação, questões sanitárias, biossegurança e a questão artística, por exemplo. Já quem vai continuar apenas do outro lado, sendo tatuado, também já sabe desses quesitos e vai conseguir escolher da melhor forma seu tatuador”, destacou.

Para o profissional, estar na Universidade podendo dividir sua experiência e falar sobre tatuagem em forma de arte é um grande orgulho. “Para mim é uma grande emoção, pois vejo a tatuagem como algo muito além da estética. Estando dentro da Universidade, estudando e pesquisando sobre esse assunto, tenho uma visão ampliada e enxergo conceitos, histórias em todo esse trabalho. Quero poder transmitir também esses conhecimentos para que outras pessoas tenham também esse olhar mais apurado sobre o assunto”, completou.

Na oficina de Lambe-lambe quem comandou as atividades também foi uma acadêmica. Cursando atualmente a oitava fase do curso de Artes Visuais, prestes a concluir a graduação, Iolanda Peres compartilhou com uma turma de aproximadamente 13 participantes as lições sobre o tipo de arte. “Passamos para eles a possibilidade de se expressarem por meio dos cartazes montados e que pudessem expor isso para fora da sala”, salientou. Nos dois dias de ação foram criados aproximadamente 20 cartazes, que ao final da aula foram colados em paredes no Bloco Z da Universidade, espaço que abraça os cursos.

A 2ª Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Artes Visuais Bacharelado e Teatro Bacharelado será encerrada nesta sexta-feira (24/5) com a atividade “Dia de Folga / Dia de Praia” das 19h às 22h na Praça do Estudante.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de maio de 2019 às 21:54
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica de Odontologia reúne profissionais e estudantes na Unesc

Jornada Acadêmica de Odontologia reúne profissionais e estudantes na Unesc
Abertura do evento ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alunos e professores de Odontologia da Unesc estarão reunidos, até esta sexta-feira (24/5), com egressos do curso e profissionais renomados no mercado, para debater assuntos como o futuro da odontologia, sedação consciente, mercado de trabalho, atendimento ao cliente e intercâmbio na área. Os temas fazem parte da programação da 8ª Jornada Acadêmica de Odontologia, que iniciou nesta terça-feira (21/5) com a palestra “Ortodontia para quem gosta de Implantodontia, Periodontia, Prótese, Dentística e Cirurgia”, ministrada pelo professor mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial e coordenador da pós-graduação em Ortodontia da Unesc, Rodrigo Matos.

Segundo o palestrante, o dia a dia é cercado por questionamentos e um dos mais fortes do profissional de Odontologia em formação é sobre que especialidade escolher. “Qual o profissional que eu quero ser? Que rumo quero que minha carreira siga? Estes são alguns dos pontos levantados e momentos como a Jornada Acadêmica colaboram para que possamos fazer uma análise. Quero que vocês reflitam sobre qual caminho irão seguir. Mais que a escolha de uma especialidade, falo de qualidade profissional”.

O primeiro dia do evento contou ainda com a palestra “Intercâmbio na Odontologia”, com a cirurgiã dentista que durante a sua graduação na Unesc participou de intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, Djuli Külkamp. A programação do primeiro dia engloba ainda a apresentação de trabalhos científicos de alunos do curso.

Espaço para debate e crescimento

Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, o evento vai além da dimensão do ensino e agrega junto a pesquisa e a extensão, sendo essa tríade fundamental para pensar as perspectivas e desafios da Odontologia no futuro. “É um espaço de atuação dos odontólogos, é desafiador e precisa de reinvenção e de um profissional que consiga ter um olhar para além da atuação técnica”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, deu as boas-vindas aos participantes da Jornada e salientou a importância de espaços de debate como o oferecido pela Jornada de Odontologia. “O curso é motivo de orgulho tamanha a união de professores e alunos e o quanto agrega para a comunidade. Aproveitem a programação, dialoguem entre si, com os professores, egressos e profissionais e ampliem os seus conhecimentos. Nós somos agentes de transformação nos cenários de práticas lá fora”.

O coordenador do curso de Odontologia, Renan Ceretta, afirma que a Jornada Acadêmica é um espaço para ampliar o conhecimento e a visão. “A Jornada é o local para pensarmos ‘fora da caixa’, fora do ambiente formal de sala de aula ou de consultório. É um espaço de conhecimento e integração entre os colegas de outras fases, entre os professores e com os profissionais. A Odontologia é uma profissão que está em constante mudança e inovação e precisamos estar atentos a isso”.

A coordenadora adjunta do curso, Morgana Guzzatti, agradeceu a dedicação dos organizadores do evento, que inclui o CA, a Atlética e professores do curso. “A Jornada representa a união dos nossos alunos e a força da nossa graduação. Que seja um momento de assimilar novos conhecimentos em prol de uma odontologia inovadora e consciente”.

O presidente do CA (Centro Acadêmico) de Odontologia, Guilherme Estevão, deu as boas-vindas aos participantes do evento. “A Jornada é um evento que nos dá conhecimento e incentiva a procurarmos aprender cada vez mais. Um dos pontos importantes do evento é a apresentação dos trabalhos científicos e, neste ano, conseguimos um acréscimo de 20% no número de inscrições".

Durante a abertura do evento, o coordenador da Jornada Acadêmica, Leonardo Mezzari, entregou uma placa em homenagem ao professor Renan Ceretta, que está à frente do curso de Odontologia como coordenador há nove anos. A eleição para a nova coordenação do curso ocorreu nesta segunda-feira (20/5) e, em agosto deste ano, a professora Morgana Guzzatti assumirá como coordenadora. Ceretta será o coordenador adjunto. “Estou muito honrado com esse reconhecimento. Sou apaixonado pelo curso de Odontologia da Unesc e agradeço muito pela homenagem. Mas ela não é só minha. É de todos que ajudam a construir um curso diferenciado como o nosso”.  

A abertura do evento teve ainda a participação do coordenador de Saúde Bucal do município de Criciúma, Deivid Freitas, do presidente da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Regional Criciúma, Estevo D'agostini Derech, e de representantes dos patrocinadores e dos apoiadores do evento: Dental Santa Clara, Biodental e Doctor Sul.

Confira a programação completa do evento


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 21 de maio de 2019 às 15:29
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Enfermagem assistem simulação de parto natural

Acadêmicos do curso de Enfermagem assistem simulação de parto natural
Atividade integra a programação da 17ª Semana Científica do curso (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais um dia de muito aprendizado para acadêmicos de Enfermagem da Unesc, integrando a 17ª Semana Científica do curso, foi realizada na noite desta quarta-feira (15/5) uma simulação de parto natural em pleno Auditório Ruy Hülse. O responsável pelo teatro foi o enfermeiro Edson Luiz Sheffer, egresso da Unesc que atualmente atua no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Forquilhinha.

Edson contou com a participação de colegas para um teatro que demonstrou os procedimentos corretos a serem realizados, desde a chamada de atendimento do Samu até a atuação dos profissionais com cuidado da saúde da parturiente e do bebê recém-nascido, reproduzindo uma situação já vivenciada em seu dia a dia na função de socorrista. Após a encenação Edson conduziu ainda a apresentação Suporte Básico de Vida.

Nesta mesma noite, os formandos do curso de Enfermagem conduziram uma aula especial aos colegas. Já ao longo do dia, a programação contou ainda com a apresentação de trabalhos orais submetidos no evento.

A conferência de encerramento da Semana Científica ocorrerá na noite de quinta-feira (16/5) com o tema "Os desafios da enfermagem para uma prática com equidade", sob responsabilidade da profissional Elaine Fortes. Neste mesmo dia será realizado um jantar de confraternização dos egressos no restaurante Montalccino.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas na secretaria do curso no telefone (48) 3431.2562.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 15 de maio de 2019 às 22:05
Compartilhar Comente