AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc investe em equipamentos sustentáveis e diminuiu consumo interno de energia

Unesc investe em equipamentos sustentáveis e diminuiu consumo interno de energia
Iniciativa já apresenta queda de 16% no consumo de energia e uma conta mensal 20% mais barata (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc, com o auxílio do PEE (Programa de Eficiência Energética) da Celesc, está modernizando seus sistemas e equipamentos elétricos, combatendo o desperdício e contribuindo com a sustentabilidade. Nesta semana está sendo concluída mais uma etapa do projeto Eficiência Energética e a Piscina do Complexo Esportivo da Universidade recebeu um sistema de aquecimento solar.

O engenheiro responsável, Israel Dal Toe Benincá, explica que a água vai passar por equipamento instalado junto as telhas da piscina, causando o aquecimento, trazendo economias e contribuindo com o planeta. “São placas de materiais condutores de energia, que realizam o aquecimento da água de forma cíclica. Ela é bombeada para fora da piscina e chega até o telhado do ginásio por uma rede hidráulica. Lá a água passa por placas coletoras e retorna quente para a piscina”, explica o engenheiro.

Segundo o responsável, o projeto ainda prevê a substituição de outros diversos equipamentos atuais por equipamentos mais modernos e com selo A Procel, elevando os resultados do projeto. “Os benefícios incluem uma redução de 16% no consumo de energia e redução de 8,6% de demanda energética. Além de 20% a menos nos custos com energia elétrica e cerca de 12 % na economia com os custos de manutenção”, destaca Benincá.

Ao fim do processo, as substituições também resultarão em uma redução de interrupções dos serviços, provocados pelas manutenções corretivas nos sistemas, contribuirão para a difusão de uma cultura sustentável, que valoriza a conservação de energia, e também elevarão a satisfação no ambiente de trabalho, contribuindo para melhoria dos serviços prestados à comunidade.

Ações previstas no projeto

Até o momento, já foram substituídos 70 climatizadores de janela por condicionadores de ar Split Inverter classe A com gás ecológico e mais de cinco mil lâmpadas florescentes instaladas. Os próximos passos do projeto preveem a instalação de desumidificadores de alta eficiência no sistema de climatização do Biotério e uma capacitação para comunidade acadêmica sobre o uso racional e consciente dos recursos energéticos e seus impactos no meio ambiente.

Diminuição do gasto de energia

A Unesc teve o projeto Eficiência Energética aprovado no processo de seleção realizado pela Celesc na Chamada Pública PEE 001/2016, evento que ocorre anualmente. Para participar da Chamada Pública, os projetos deveriam estar pautados em ações de melhoria de instalação, que são ações realizadas em instalações de uso final de energia elétrica envolvendo a troca ou melhoramento do desempenho energético de equipamentos e sistemas de uso da energia elétrica. Projetos que contemplem, além das ações de melhoria, a inclusão de geração de energia elétrica com uso de fontes incentivadas, poderiam participar do processo de seleção. O convênio entre a Celesc e a Unesc foi assinado no dia 9 de agosto deste ano.

Saiba mais

A iniciativa, regulada pela Anell (Agência Nacional de Energia Elétrica, disponibilizou mais de R$ 800 mil para aprimoramentos no desempenho energético de equipamentos e sistemas que utilizam energia elétrica na Universidade. A assinatura do convênio ocorreu em 2017. As empresas Inerge (Instituto de Estudos e Gestão Energética) e Moneretto Luz Engenharia estão executando o projeto. 

O projeto é coordenado pela equipe do Departamento de Projetos e Infraestrutura da Unesc, sob responsabilidade do gerente Márcio Vito.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de julho de 2018 às 17:47
Compartilhar Comente

Escolha Unesc: prazo para ingressar na Universidade sem vestibular é prorrogado

Escolha Unesc: prazo para ingressar na Universidade sem vestibular é prorrogado
Candidatos podem realizar matrículas até o dia 17 de agosto (Foto: Divulgação) Mais imagens

Já imaginou ingressar em uma Universidade de excelência sem vestibular? O prazo das inscrições e matrículas no Escolha Unesc foi prorrogado para 17 de agosto. A oportunidade possibilita ao candidato estudar em uma instituição de ensino com cursos avaliados pelo Mec (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – através do histórico escolar.

Com o Escolha Unesc, o calouro realiza a matricula no curso escolhido no ato da inscrição e ainda pode ter um desconto de 20% no valor da mensalidade ao ingressar na Universidade. Além disso, o estudante pode participar do Nossa Bolsa, e ser beneficiado com bolsa de estudos de 70% no curso de Pedagogia.

Ensino de qualidade

Ao ingressar na Unesc, o acadêmico vai encontrar uma estrutura de ponta, com laboratórios, salas de aula, centros de práticas, Clínicas Integradas e um Parque Científico e Tecnológico. Além de um corpo docente com professores mestres e doutores.

Para ingressar na Universidade no segundo semestre de 2018 é simples. O candidato deve ir à Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus da Unesc, até o dia 17 de agosto, das 8h30 às 21 horas com os documentos solicitados no edital. As vagas são preenchidas pela ordem de chegada e o candidato pode escolher o seu curso entre as áreas de educação, saúde, ciências sociais aplicadas, engenharia e tecnologia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de julho de 2018 às 17:01
Compartilhar Comente (1)

Unesc recebe programa Justiça Eleitoral Itinerante

Unesc recebe programa Justiça Eleitoral Itinerante
Evento do TRE traz palestras e esclarecimentos nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Santa Catarina inicia nesta quarta-feira (1º/8) o programa Justiça Eleitoral Itinerante, que vai passar por seis municípios catarinenses divulgando campanhas institucionais e realizando audiências públicas com a Ouvidoria do Tribunal. O primeiro encontro ocorre em Criciúma, e terá como sede a Unesc. O evento é aberto à comunidade em geral e terá início às 10 horas, no Auditório Ruy Hülse.

O presidente do TRE, desembargador Ricardo Roesler fará a palestra de abertura sobre os “Desafio das Eleições 2018”. Em seguida, Roesler e a secretária de Controle Interno e Auditoria do tribunal, Denise Schlickmann vão apresentar a Campanha contra a Corrupção e pela Transparência. A sessão contará ainda com uma audiência pública com o juiz ouvidor Wilson Pereira Júnior.

O Justiça Eleitoral Itinerante também é uma realização da Ejesc (Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina) e vai percorrer Criciúma, Joinville, Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste e Florianópolis.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de julho de 2018 às 16:43
Compartilhar Comente

Unesc e Sebrae firmam parceria inédita em prol da cultura empreendedora

Unesc e Sebrae firmam parceria inédita em prol da cultura empreendedora
Lançamento do programa foi divulgado na Rádio Som Maior (Foto: Arquivo) Mais imagens

Potencializar ações das instituições de Ensino Superior com foco no empreendedorismo. Este é o objetivo do Programa Jornada Empreendedora, uma iniciativa inédita do Sebrae Santa Catarina em nível nacional e que terá como ponto de partida a Unesc. A parceria firmada entre as duas entidades será lançada no dia 6 de agosto, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.

O programa é voltado para estudantes, professores e demais colaboradores da Universidade. A intenção é estimular, inspirar e capacitar para que eles adquiram uma visão e postura empreendedoras, aplicando isto dentro e fora da Universidade.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, afirma que o fato da Universidade ser a primeira do Brasil a participar do Programa Jornada Empreendedora é importante, pois a Unesc acredita que o pensamento empreendedor é necessário não somente no ambiente acadêmico, mas no país de forma geral. “Todos deveriam ser educados para ter esse pensar. Apenas dessa maneira vamos conseguir fazer com que o país tenha novos empreendedores, mas empreendedores que possuam a ciência, o meio acadêmico como base. Dessa forma, o empreendedor vai poder começar um projeto e terminá-lo de maneira adequada, sem ficar pelo caminho, fazendo algo com planejamento”, ressalta Luciane.

A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud, destaca que o programa é uma oportunidade de potencializar a visão empreendedora dos diferentes atores da instituição, já que o programa envolve alunos, professores e colaboradores, abrangendo o ensino e a extensão. Ela também observa a importância das instituições envolvidas. “Teremos o conhecimento da Unesc em ensino e o do Sebrae em empreendedorismo. É uma parceria muito importante”, afirma Indianara.

Para o coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, o objetivo é fomentar o empreendedorismo na comunidade estudantil, englobando todas as pessoas que estão envolvidas de alguma forma com a Unesc. “Sair de lá com um canudo e pedir emprego não basta. Queremos que as pessoas entendam a importância de sair da universidade com o conhecimento necessário e a real intenção de montar o seu negócio, independente do curso e da formação”, salienta.

Para o Sebrae/SC, as instituições de Ensino Superior devem potencializar e inspirar o empreendedorismo, o sonho grande e a inovação. “Isso gera desenvolvimento econômico e social para toda a comunidade, criando o que chamamos de ecossistema empreendedor. Não se trata apenas da Unesc, ela é o meio de campo, mas empreender gera renda, emprego e benefícios para Criciúma e a região como um todo”, declara Gelosa.

O Jornada Empreendedora foi idealizado pelo Sebrae/SC e é pioneiro no Brasil, tendo a Unesc como primeira universidade parceira, onde o programa segue até o fim de 2019. Para consolidar a cultura empreendedora na educação, algo ainda pouco aplicado no país, serão realizadas diversas iniciativas envolvendo professores, gestores e alunos. O plano de aplicação do programa será definido em uma reunião na próxima quarta-feira, dia 1º de agosto.

“É quando será planejado o que vai acontecer na universidade ao longo desse um ano e meio. Sabemos que já existem iniciativas empreendedoras dentro da Unesc, mas não de forma global. O Sebrae criou uma metodologia totalmente nova para melhorar e ampliar esse perfil empreendedor no meio estudantil. Além disso, em Santa Catarina, o Sebrae já trabalha bem a tecnologia e inovação por meio das pessoas, o que reforça a proposta do projeto”, pontua o consultor do Sebrae de articulação do Jornada Empreendedora, Timóteo Farias.

A parceria entre Unesc e Sebrae e as ações do programa foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (30/7) no programa Adelor Lessa da Rádio Som Maior. 

*Com colaboração da jornalista Vanessa Amando, da Nazario & Bortot Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de julho de 2018 às 15:32
Compartilhar Comente

Compartilhe seu talento no Unesc em Dança

Compartilhe seu talento no Unesc em Dança
Festival pagará cachê cultural aos selecionados na categoria Sênior (Foto: Divulgação) Mais imagens

A magia do Unesc em Dança vai encantar Criciúma mais uma vez. O maior espetáculo do Sul do Estado já tem data marcada em 2018 e as inscrições para a 19ª edição do evento podem ser feitas pelo site. Serão três dias de apresentações no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma, com entrada gratuita e aberta para todos os públicos.

Os artistas da região podem inscrever suas coreografias nos gêneros Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. “O objetivo do Unesc em Dança é apresentar um panorama da arte, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico dos artistas da região e incentivar a arte da dança. Nesta edição teremos muitas novidades em relação aos avaliadores, oficineiros e palestrantes, tudo para garantir o caráter didático pedagógico do evento”, afirmou o coordenador Técnico do Unesc em Dança, Maxwell Sandeer Flor.

Os bailarinos passarão pelo palco do evento durante os dias 19, 20 e 21 de outubro. O festival é aberto para apresentações de instituições de dança da rede pública e particulares de ensino, academias, escolas de dança, grupos independentes e grupos da terceira idade nas categorias: Infanto-Juvenil (de 7 a 15 anos de idade) e Sênior (a partir de 16 anos).

Os participantes poderão inscrever até seis apresentações, sendo três na categoria Infanto-juvenil e três para categoria Sênior. Serão selecionadas 100 coreografias, sendo: 60 na categoria Infanto-juvenil e 40 na categoria Sênior.

Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura e do Festival, Amalhene Baesso Reddig, o Unesc em Dança cumpre com uma das importantes missões da Universidade, que é promover e compartilhar a cultura. Ela ressalta ainda que é um privilégio fazer parte da equipe curatorial do festival. “É sempre uma grande honra fazer parte deste grandioso processo de pensar e fazer cultura. Durante três dias a Unesc fará trabalhos para oportunizar que muitos artistas, bailarinos e coreógrafos possam mostrar seus talentos. Eles também receberão um cachê cultural. Tenho certeza farão o que amam e encantarão a todos", destacou a coordenadora.

O cachê cultural está previsto para as 40 coreografias da Mostra Sênior.

O evento

O Unesc em Dança é um festival não competitivo, que busca o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático-pedagógico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes. Contribui, assim, para a formação de plateia, o desenvolvimento e a valorização da cultura e da arte.

O 19º Unesc em Dança é realizado pelo Ministério da Cultura e pela Unesc, por meio do Setor de Arte e Cultura e da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, com o patrocínio do Bistek Supermercados, Anjo Tintas, Construtora Locks, Giassi Supermercados, Betha Sistemas, TWA e Tintas Farben.

Saiba mais sobre o espetáculo clicando aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de julho de 2018 às 15:11
Compartilhar Comente