AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aulas em tempo real com doses generosas de carinho aproximam estudantes e professores durante o isolamento social

Aulas em tempo real com doses generosas de carinho aproximam estudantes e professores durante o isolamento social
Colégio Unesc iniciou aulas síncronas na última semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os irmãos Beatriz e Vinicius Dagostim Campos, se sentem tão próximos do Colégio Unesc durante a quarentena que estão até usando uniforme. Desde que o colégio adotou as aulas síncronas (em tempo real) diárias, em 20 de abril, os alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio passaram a ter uma nova rotina diária de estudos, aprovada tanto por eles quanto por familiares. “Com as aulas ao vivo eles estão tendo mais autonomia e participam como se estivessem lá na sala de aula. Lógico que não têm contato como antes com os amigos, o que percebo que faz falta para as crianças. Mas dentro da realidade atual, esse modelo de aula possibilita que eles interajam e se comuniquem com o professor e a turma. E o uniforme ajuda a se sentirem ainda mais no ambiente escolar”, afirma Silvia Aline Pereira Dagostim, mãe dos estudantes.  

A mãe de Beatriz, de 6 anos e Vinicius, com 10 anos, conta que a família precisou readaptar a rotina, especialmente porque além dos pequenos estarem em aula mediadas por tecnologia, o pai, que é professor, também está ministrando aulas em home office. “Para criar uma rotina para as crianças entenderem que aquele era o momento de aula e de estudo, acabamos optando por eles usarem o uniforme. Todos os dias eles se arrumam como se fossem para o Colégio. Estudam no mesmo horário e no espaço em que estão, colocamos uma mesa ao lado da outra para ficarem próximos a mim, que também estou trabalhando no horário da aula deles. Assim, consigo monitorar e auxiliar os dois”, conta.

As aulas síncronas via Google Meet foram planejadas pela direção, coordenação pedagógica e professores do Colégio Unesc, levando em conta as diferentes realidades. “Continuamos fazendo duas disciplinas por dia, porque acreditamos que o desenvolvimento do aluno seja beneficiado com esse modelo. Avaliamos cada série e cada turma antes de definirmos como seriam as atividades. Realizamos toda análise e organização para contemplar desde o primeiro aninho até o terceirão”, comenta a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieria.

A escola trabalha com análise de cenário e possui um comitê formado especialmente para o período de isolamento social em virtude da pandemia de Covid19. Giselle conta que o Colégio Unesc avalia variadas possibilidades e pensa sempre na adoção de medidas de forma gradativa para professores e estudantes.

Assim, entre 17 e 31 de março, antecipou o recesso escolar para que a gestão e os professores pudessem preparar toda a estratégia para as aulas mediadas por tecnologia.

Nesse momento, foram encaminhadas algumas atividades para que os alunos, especialmente os novos, se familiarizassem com as plataformas que o Colégio utiliza. No dia 1º de abril, iniciaram as aulas assíncronas (gravadas), com vídeos e outros materiais postados na plataforma Positivo On, pensando em possibilidades didáticas para os alunos, como vídeos, links com atividades, jogos, leituras e uso da apostila. Nesse período, havia encontros em tempo real para os estudantes tirarem suas dúvidas, interagirem com o professor e colegas. O Colégio Unesc ainda entregou os materiais de estudo para o término do primeiro trimestre e início do segundo na casa dos alunos.

Após o decreto do Governo do Estado, ampliando a quarentena até 31 de maio, o Colégio Unesc decidiu avançar em seu modelo com aulas mediadas por tecnologia, tornando elas síncronas, para, de acordo com a diretora, tornar as aulas mais dinâmicas, atrativas e manter o vínculo entre professores e alunos. “O professor entra pelo Google Meet com um cronograma pré-estabelecido. São dois períodos com uma hora cada e intervalo de meia hora entre eles para o aluno poder fazer um lanchinho e descansar um pouco da tela do notebook ou do celular e para que a aprendizagem seja com mais qualidade. Conseguimos encontrar um equilíbrio muito bom entre a quantidade de atividades e o tempo”, comenta Giselle.

Buscar o novo, sempre

Na semana anterior ao início das aulas síncronas, direção, coordenação pedagógica e professores se reuniram para montar o planejamento das aulas em tempo real. Os professores também participaram de encontros virtuais do Programa de Formação Continuada da Unesc, feitos levando em consideração as especificidades do Colégio. “Temos acompanhado as práticas pedagógicas adotadas nesse momento em diferentes municípios brasileiros, e realizado trocas de experiência com outras redes de ensino, buscando o modelo que mais se adapta à realidade dos estudantes, dos professores e do nosso colégio”.

Os pais também têm participação efetiva no processo e contam com uma equipe online de suporte para tirar dúvidas e auxiliar neste momento que os filhos estão tendo aulas e fazendo atividades em casa. Desde semana passada estão sendo realizadas reuniões com os pais dos alunos para ouvir o que eles têm a dizer sobre o método e dar sugestões. “Os pais têm levantado como pontos positivos a maneira como a escola tem flexibilizado e adaptado as atividades às necessidades dos alunos. Nem todos têm as mesmas possibilidades de computador, celular e internet para acompanhar as aulas. O colégio está se adaptando às necessidades dos alunos e os estudantes ao novo sistema de ensino”, salienta.

A primeira semana de aulas diárias em tempo real foi produtiva, conforme relata a diretora, tendo um apoio dos pais e estudantes. “Ao fim disso, teremos uma escola mais fortalecida, com uma equipe ainda mais engajada. Os professores têm feito um trabalho maravilhoso de superação diária e de buscar maneiras para acolher e envolver cada vez mais o aluno”.

O Colégio Unesc está cumprindo todas as diretrizes educativas estabelecidas pela da Secretaria de Estado da Educação para o período de isolamento social. No entanto, no retorno das aulas presencial, com previsão em 1º de junho, a escola irá realizar um programa de retomada de conteúdo, para que os alunos possam seguir no ano letivo com mais força ainda.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 14:10
Compartilhar Comente

Unesc realiza colação de grau especial de forma virtual nesta quinta-feira

Unesc realiza colação de grau especial de forma virtual nesta quinta-feira
Cerimonial entregará 43 profissionais de saúde à comunidade (Foto: AM Master Hall) Mais imagens

A colação de grau antecipada do curso de Medicina, na tarde desta quinta-feira (30/4), ficará marcada na história da Unesc como a primeira formatura virtual em 53 anos. A cerimônia especial, com direito a momentos de uma colação tradicional, entregará 43 profissionais de saúde à comunidade, com o objetivo de reforçar a frente de trabalho diante da pandemia da Covid - 19.

O momento, compartilhado por familiares, colegas e amigos, será transmitido ao vivo na Unesc TV, a partir das 15 horas, e terá a condução da reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta. Inicialmente, a formatura estava marcada para o dia 14 de julho. A antecipação foi regulamentada pelo MEC (Ministério da Educação) e permite que estudantes concluam o curso com carga de graduação de 75%, desde que atuem exclusivamente no combate ao novo coronavírus.

A programação da cerimônia

A Unesc instituiu normas sobre cerimônias de colação de grau durante o período de isolamento social. O concluinte poderá optar pela cerimônia em sessão solene mediada por tecnologia, mediante solicitação por escrito com cinco dias de antecedência. Na formatura virtual, que terá a mesma formalidade da cerimônia solene e pública, o concluinte prestará juramento e receberá a outorga em data, horário e local designado.

O momento poderá ser realizado com a presença de mais de um curso de graduação, obedecendo-se aos critérios de agrupamento por área de conhecimento e com caráter público e acadêmico, garantindo a participação, em igualdade de condições, de todos os alunos concluintes, com traje oficial para o período de isolamento -  social ou passeio completo. 

Todas as regulamentações do edital podem ser conferidas aqui 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 12:25
Compartilhar Comente

Colaboradores da Unesc recebem treinamento para o uso do ozônio na higienização do campus

Colaboradores da Unesc recebem treinamento para o uso do ozônio na higienização do campus
Presença dos equipamentos se tornará um hábito, agora e após o retorno das atividades (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os colaboradores da Unesc estão sendo capacitados para uso do ozônio na higienização do campus. O primeiro treinamento ocorreu na manhã desta terça-feira (28/4), ministrado pelo professor e pesquisador responsável do projeto, Elídio Angioletto, e mais momentos podem ser promovidos de acordo com a necessidade.15 funcionários da Instituição, representantes do Sesmt (Serviço de Segurança do Trabalho), Apoio Logístico e Clínicas Integradas, estiveram presentes.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, explica que uso dos equipamentos dispersores de ozônio se tornará um hábito na Universidade, agora e também após o retorno das aulas. “A Unesc tem protagonizado movimentos e iniciativas que a colocam em destaque na produção da ciência. Hoje estou certa de que no imaginário da população, ao se falar em pesquisa e inovação, conecta- se o nome Unesc. Toda essa expertise, já utilizada em benefício da comunidade externa, nas cidades e seus serviços, também é pensada e ampliada para a comunidade interna: nossos colaboradores, nossos estudantes e aqueles a quem atendemos nos serviços de saúde essenciais das Clínicas Integradas”, enaltece.

Diariamente, três equipamentos serão mantidos no campus. O uso será noturno e supervisionado pelo Sesmt. “A tecnologia, presente entre nossas expertises há mais de sete anos e com resultados de grande eficiência, será também uma importante ferramenta na desinfecção dos ambientes institucionais. A partir de agora, em um processo diário, seu uso será aprimorado para que quando nossa comunidade interna retornar a pleno, tenha um ambiente ainda mais seguro para estudar, trabalhar e conviver”, completa Luciane. 

Segundo a gerente administrativa do Campus e coordenadora-adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostin, a implantação da iniciativa representa mais tranquilidade para o dia a dia. “Os mecanismos proporcionam segurança ao colaborador da Unesc, por meio da higiene e desinfecção. Estas ações demonstram a preocupação de nossa Universidade, com seus colaboradores e estudantes, que logo estarão  no campus em ambientes totalmente seguros”, afirma. 

Uso do ozônio tem resultados positivos 


A tecnologia presente nesta ação faz parte do primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil. Estruturas criadas pela Universidade já foram entregues a locais de combate à pandemia, como o Centro de Triagem de Criciúma, e obtido um índice superior a 90% de desinfecção dos ambientes, segundo o professor e pesquisador responsável, Elídio Angioletto.

Leia mais sobre o projeto 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 10:36
Compartilhar Comente

Dia Mundial da Educação: desafios impostos e importância multiplicada

Dia Mundial da Educação: desafios impostos e importância multiplicada
Data celebrada neste dia 28 de abril lembra a importância da educação em todas as dimensões e faz paralelo ao momento de reinvenção vivido diante de pandemia mundial (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Celebrar o Dia Mundial da Educação neste dia 28 de abril com aulas presenciais suspensas em todo o mundo pode parecer uma ironia. Crianças, adolescentes e adultos distantes das salas de aulas e o mundo passando por um dos maiores problemas de saúde pública já registrados na história. O cenário, de fato, não se mostra simples, porém reforça a importância da educação em todas as dimensões.

Na Unesc e no Colégio Unesc, por exemplo, o empenho e a superação de desafios se mostram ainda mais fortes diante das mudanças. Se ao longo dos semestres, com a sociedade caminhando em ritmo normal, os enfrentamentos em defesa da importância da educação já são constantes, em um momento de desafios multiplicados, ela faz parte da reinvenção do todo e se mostra ainda mais essencial no cenário.  

Para a pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toretti, a educação é uma das estratégias de maior importância para a transformação social, tendo em vista que a todo instante, professores e estudantes precisam se reinventar. “Essa renovação é necessária na medida em que a educação está pautada diretamente na relação entre as pessoas e o mundo onde estão inseridas, sua relação com a sociedade. O cenário presente muda rapidamente e somos convocados a nos reinventar, todos os dias. Educar, em meio a uma pandemia é exemplo disso. Todos nós, a partir da realidade e com as habilidades que já tínhamos, nos adaptamos, desenvolvendo novas formas de ensinar e aprender”, salienta.

Tamanha dedicação em encontrar os melhores caminhos para educar, conforme Indianara, se explica pela consciência da importância de tal relação, a de professor e aluno. “Educar é um ato de amor, de desenvolvimento da autonomia. Deve, portanto, devolver competências e habilidades para uma atuação presente e futura, que possibilite análise crítica para um processo de transformação que torne este mundo cada vez melhor. Estamos plantando sementes de mudança, de esperança, tudo com muita solidez e embasamento”, completa.

O papel de uma escola e, ainda mais, de uma Universidade que guia o aprendizado diante deste e de cenários tão desafiadores nas mais variadas áreas, é de ensinar a aprender, ensinar a inovar. “Cada vez mais, o processo de ensino-aprendizagem deve estar pautado na realidade e nas tendências que o futuro nos aponta. Cada vez mais habilidades socioemocionais, digitais, de trabalho em equipe, são exigidas. A este trabalho de desenvolvimento de competências, pautado em problemas reais e com foco no futuro chamamos de inovação na educação”, acrescenta.

A data

Desde 2000 o dia 28 de abril é lembrado como Dia Mundial da Educação em alusão ao Fórum Mundial de Educação em Dakar, evento realizado em Senegal, no qual 164 governos montaram “Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos”. Tal documento lançara uma agenda de metas para a educação em todo o mundo até 2015.

Ao longo dos anos de vigor da agenda foram conquistadas algumas das metas, porém, conforme os relatórios realizados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), não foi possível alcançar o pretendido. Apesar dos esforços empreendidos por governos, sociedade civil e comunidade internacional, o mundo não alcançou a Educação para Todos”, destaca o documento publicado como forma da de monitorar o progresso, destacar lacunas persistentes e fazer recomendações para a agenda global de desenvolvimento sustentável pós-2015.

Entre os avanços destacados à época pela Organização estiveram, por exemplo, a diminuição quase pela metade do número de crianças e adolescentes fora da escola entre os anos de 2000 e 2015, número que ainda hoje está longe de ser ideal.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 08:05
Compartilhar Comente

Profissionais de saúde da Unesc recebem protetores faciais para atuar frente à pandemia

Profissionais de saúde da Unesc recebem protetores faciais para atuar frente à pandemia
Clínicas Integradas da Universidade é o sétimo local atendido pelo projeto (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os profissionais de saúde da Unesc receberam, nesta segunda-feira (27/4), novas ferramentas de proteção para atuar no combate à pandemia. São protetores faciais, produzidos por profissionais da Universidade no Iparque (Parque Científico e Tecnológico). A entrega foi realizada nas Clínicas Integradas, o sétimo local atendido pela iniciativa. 

Segundo o professor, pesquisador e coordenador do projeto, Felipe Zanette, a projeção é que até 800 equipamentos sejam entregues nas próximas semanas. “Tínhamos o objetivo inicial de atender apenas a Unesc. Porém, o projeto foi sendo expandido e até o momento realizamos a entrega de 479 protetores, interna e externamente”, conta Zanette.  

A coordenadora das Clínicas Integradas, Mágada Tessmann, explica que os equipamentos serão distribuídos para todos os colaboradores presentes, agregando ao conjunto de proteção já utilizado no dia a dia. “Todos que atendem nas Clínicas vão receber uma unidade. O protetor funciona como um escudo, protegendo toda a face do usuário. Além do item, avental, luvas e outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) já fazem parte do figurino de nossos profissionais”, afirma.

Confira as instituições beneficiadas

  • SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) - cinco unidades;
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga - 24 unidades;
  • Hospital Santa Catarina, de Criciúma - 40 unidades;
  • Centac (Central de Atendimento ao Estudantes), na Unesc -  20 unidades;
  • Hospital São Donato, de Içara - 30 unidade ;
  • Hospital São José, de Criciúma - 300 unidades,
  • Clínicas integradas da Unesc - 60 unidades.  


Projeto em constante evolução 


O protetor facial foi desenvolvido e produzido com a colaboração de professores, funcionários e pesquisadores da Universidade no IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), que inclui laboratórios de Design, Simulação de Modelos, Metrologia, Processamento de polímeros, usinagem e outros espaços de trabalho, localizados no Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

Caracterizado com um formato simples, o produto tem grande eficiência para isolamento do usuário, proporcionando uma experiência segura e confortável. Sua forma também garante confiança após o uso. O profissional terá facilidade ao higienizar seu equipamento. 

“O objetivo atual é a implementação de melhorias no processo de fabricação e também no produto final. Buscamos atingir um produto de excelência, com baixo custo de implementação e produção, sendo uma solução pontual às necessidades da sociedade”, frisa Zanette.

A evolução do projeto fica evidenciada no tempo de produção atual, que de três horas foi reduzido para 15 minutos, oportunizando atender com mais eficiência as demandas da região. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de abril de 2020 às 18:38
Compartilhar Comente