AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc compartilha conhecimento de qualidade ao longo quarentena

Unesc compartilha conhecimento de qualidade ao longo quarentena
Temas como estratégias de proteção individual e coletiva têm sido abordados em capacitações online e gratuitas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Assuntos relacionados ao coronavírus e suas implicações individuais e coletivas, as mudanças a partir da pandemia e temas variados de saúde, empreendedorismo e finanças fazem parte do rol de capacitações online gratuitas oferecidas pela Unesc  durante a quarentena. O conhecimento de qualidade tem sido compartilhado por professores da Universidade, em diversos encontros desde março. Já foram realizados 11 encontros, com participantes de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Ceará.

Até a primeira quinzena de maio, já há capacitações confirmadas. A primeira ocorrerá nesta segunda-feira (27/4) com o tema “Atendimento odontológico de bebês”. Ministrado pela professora do curso de Odontologia da Unesc, Gina Casagrande, o encontro ocorrerá das 19 às 21 horas. Inscrições pelo link.

De acordo com a responsável pelo Setor de Cursos de Extensão, Carla Roberta Duarte Cardoso, as palestras online surgiram da necessidade de criar alternativas de relacionamento das pessoas. “Em tempos de isolamento social, a Unesc cumpre sua missão de conectar pessoas e transmitir conhecimento. Os resultados foram extremamente positivos, pois as pessoas estavam à procura de conteúdos de qualidade online”, afirma.

Atualidade dos temas

O coordenador do Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador da Unesc (Nupac-ST), Willians Cassiano Logen, ministrou a capacitação “Lógica da proteção coletiva, da proteção individual e o vírus SARS-COV-2” e salienta o interesse dos participantes e a interação no encontro virtual.

O retorno foi tão positivo que o Setor de Cursos de Extensão da Unesc irá organizar outra capacitação sobre o assunto, dessa vez voltada para professores e acadêmicos. “O tema se torna mais atual agora que antes, porque as pessoas estavam isoladas em ambiente domiciliar, onde não há tantas pessoas circulando. Com o início do retorno de algumas atividades, a estratégia e a proteção coletiva e individual estão ainda mais importantes. O distanciamento entre as pessoas, o uso de máscaras, a ventilação dos ambientes e a circulação do ar natural são alguns dos pontos que devem ser observados”.

Público aprova iniciativa da Unesc

Mônica Martins Binatti, de Siderópolis, participou do encontro que abordou o tema “A Bíblia e as emoções”, e gostou do link feito entre o que a ciência fala sobre as emoções e como a Bíblia confirma esses conceitos na sua própria linguagem. E aprovou também a iniciativa da Universidade em oferecer maneiras de ampliar o conhecimento e fazer reflexões nesse período de isolamento social. “Por meio da comunicação online a Unesc deu a oportunidade de mesmo à distância, termos acesso a temas que contribuem para nossa aprendizagem. Sem contar a ótima interação com os professores que abordam os temas”.

Aproximação com a comunidade


Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, a Universidade mostrou mais uma vez o seu protagonismo ao lançar as palestras online gratuitas. Fernanda enfatiza que compartilhar o conhecimento de maneira segura para as pessoas e com qualidade faz diferença no período de distanciamento social. “Esta ação fortalece ainda mais o vínculo da Unesc com a comunidade. Fortalece ainda o percurso formativo dos acadêmicos e de todos os participantes das capacitações. Foram momentos muito ricos, que permitiram às pessoas sanar dúvidas e trocar experiências com os nossos professores e entre si”, reforça. 

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de abril de 2020 às 11:37
Compartilhar Comente

Divulgada lista dos alunos da Unesc pré-classificados para receberem bolsas de até 100% do Uniedu

Divulgada lista dos alunos da Unesc pré-classificados para receberem bolsas de até 100% do Uniedu
Acadêmicos serão comunicados por e-mail e devem acessar o Sistema Uniedu para dar continuidade ao processo (Foto: Divulgação) Mais imagens

A lista com o nome dos acadêmicos da Unesc pré-classificados no processo seletivo para concessão das bolsas de estudo, pesquisa e extensão do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) foi divulgada no fim de semana. O benefício, disponibilizado por meio de recursos oferecidos pelo Governo do Estado, poderá variar de 25% a 100%, de acordo com o índice de carência financeira do estudante.  

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, lembra que em 2020 o Uniedu teve algumas mudanças em seu processo, e toda a seleção passou a ser feita pelo Sistema, baseada nas informações cadastradas pelos estudantes em sua plataforma. À Unesc coube o recolhimento e conferência da documentação solicitada pelo edital.

 Outro ponto enfatizado por Indianara, diz respeito ao próximo passo, também de responsabilidade do candidato. Até esta quinta-feira (30/4), o Uniedu irá encaminhar um e-mail comunicando se o acadêmico foi contemplado. A partir desta notificação, o candidato deve acessar o Sistema Uniedu pelo link para manifestar ou não o aceite da bolsa e assinar o Contrato de Assistência Financeira Estudantil e a assinatura do recibo, que deverá ser mensal.

Ela recomenda que os candidatos fiquem atentos para não perder o prazo nem esquecer nenhuma etapa. “O Uniedu é uma importante colaboração para a permanência do estudante na Universidade. Além disso, ele ainda é um incentivo para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão pelos alunos”, afirma.

O Uniedu agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da educação superior, fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual. Os acadêmicos poderão ser beneficiados pelas bolsas do Artigo 170; do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes); de Pesquisa e Extensão ou do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde).

Saiba mais sobre o processo seletivo do Uniedu

A classificação e a contemplação do candidato para bolsa do Sistema Uniedu estão condicionadas à validação do cadastro, à classificação obtida de acordo com o índice de carência, à disponibilidade orçamentária de cada modalidade de bolsa e à indicação de preferência do candidato.

Os classificados na seleção e os nomes em lista de espera serão divulgados pela Pró-Reitoria Acadêmica da Unesc. Em caso de dúvidas, os alunos da Unesc poderão ter mais informações através do e-mail uniedu@unesc.net ou do WhatsApp (48) 99644-1887.

Confira o edital com a lista de pré-selecionados e demais informações

Milena Nandi - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2020 às 20:34
Compartilhar Comente

Mestranda da Unesc representa Santa Catarina na 1ª Web Conferência Internacional sobre o Zebrafish na Neurociência

Mestranda da Unesc representa Santa Catarina na 1ª Web Conferência Internacional sobre o Zebrafish na Neurociência
Samira Baldin apresentou pesquisa com zebrafish desenvolvida para o Mestrado em Ciências da Saúde (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc foi representada na 1ª Web Conferência Internacional sobre o Zebrafish na Neurociência, pela mestranda em Ciências da Saúde, Samira Leila Baldin. Ela foi a única aluna de uma instituição de ensino superior catarinense a apresentar trabalho no evento. Ao todo, oito estudos com o uso do peixe zebra (zebrafish) nas áreas de comportamento e neurociências desenvolvidos por jovens pesquisadores foram selecionados para a conferência internacional. Destes, quatro são desenvolvidos no Brasil, sendo dois no Rio Grande do Norte, um em Santa Catarina e outro no Rio Grande do Sul.

O evento, organizado por pesquisadores do Brasil e da Inglaterra, ocorreu de forma digital em virtude da pandemia de Covid19. Na última quinta e sexta-feira (23 e 24/4), a web conferência reuniu jovens pesquisadores e cientistas de diversos países em apresentações de trabalhos e discussões em torno do uso do zebrafish na pesquisa e dos estudos desenvolvidos com o uso desse modelo animal.

Segundo o professor do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e orientador de Samira, Eduardo Pacheco Rico, participar de um evento de representatividade internacional não somente proporciona o contato do grupo de pesquisa com grandes estudiosos, como permite a troca de conhecimentos, incrementando as pesquisas no Laboratório de Psiquiatra Translacional da Unesc. “Para o PPGCS é mais uma ação envolvendo a internacionalização da nossa pesquisa. Além disso, para o jovem pesquisador, a participação é uma experiência impar para o seu crescimento pessoal e acadêmico”, afirma.

Aluna da Unesc apresenta pesquisa inédita com zebrafish  

A pesquisa de Samira, intitulada “Exposição aguda ao ácido gálico induz ao comportamento ansiolítico no zebafish” é inédita e traz resultados do potencial antioxidante do ácido gálico em danos neurológicos causados pelo uso de álcool. “As plantas têm mecanismos de defesa e como não podem se mover, utilizam o ácido gálico. Testamos diferentes dosagens dele no zebrafish e descobrimos que a mais alta, de 20 mililitros por litro de água, os deixa menos ansiosos, mais calmos”, explica.

Samira, que é graduada em Ciências Biológicas pela Unesc, dará continuidade a pesquisa, que fará parte de sua dissertação para o Mestrado em Ciências da Saúde. Para ela, a participação no evento foi um marco em sua vida acadêmica. “A apresentação foi toda em Inglês e fiquei tensa por estar, pela primeira vez, falando sobre o meu trabalho para cientistas tão renomados. Foi um desafio e uma honra estar dialogando com pesquisadores com os quais eu sonho em fazer parceria”, revela.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de abril de 2020 às 17:21
Compartilhar Comente

Campanha do Abril Verde desenvolvida pelo Nupac é reconhecida pelo Ministério da Saúde

Campanha do Abril Verde desenvolvida pelo Nupac é reconhecida pelo Ministério da Saúde
Dentre as ações, está a orientação a trabalhadores de municípios do Sul catarinense (Foto: Divulgação) Mais imagens

As ações desenvolvidas pelo Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador da Unesc (Nupac-ST) na campanha do Abril Verde em 2020 foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Na última semana, o núcleo recebeu um ofício parabenizando pelas iniciativas relacionadas à saúde e segurança do trabalhador – foco do Abril Verde – que vêm sendo realizadas desde o dia 1º deste mês tanto na Universidade quanto em municípios da região.

O coordenador do Nupac, Willians Cassiano Longen, afirma que o ofício (número 7/2020 CGSAT/DSASTE/SVS/MS) foi uma grande surpresa e que o reconhecimento é uma honra para todos os envolvidos. “Encaminhamos um e-mail registrando o lançamento do Abril Verde e de algumas atividades que vínhamos produzindo desde o início da quarentena. Mandamos  também exemplos de materiais confeccionados sobre saúde do trabalhador no geral, caso fossem úteis ao Ministério da Saúde”, lembra.

A campanha do Nupac envolve a confecção e a divulgação de materiais de alerta para que os empregadores e trabalhadores informais atentassem para a portaria do Ministério da Economia, que contém as orientações necessárias tanto para as atividades essenciais que vem sendo mantidas durante o período de isolamento social, quanto para as que serão retomadas. O trabalho do Nupac da Unesc ainda abrange orientações sobre o ofício 1088 do Ministério da Economia, que determina quais profissionais podem estar fisicamente em seus locais de trabalho e quais os cuidados necessários para sua proteção.

Foi criado ainda um site para a divulgação de informações do Abril Verde e realizados vários posts nas redes sociais e vídeos referentes à segurança e saúde do trabalhador. O núcleo da Unesc ainda disponibilizou versões em espanhol, pensando em colaborar com a saúde do trabalhador em países da América Latina. “Especialmente no contexto real e prático da pandemia, é importante haver conscientização e educação em saúde com foco na redução da sobrecarga do sistema de saúde regional”, afirma o coordenador do Nupac da Unesc, Willians Cassiano Longen.

Orientações para trabalhadores em situação de risco

Durante o mês de abril, o Nupac auxiliou ainda trabalhadores de frigoríficos de Nova Veneza e Forquilhinha sobre a Covid19. Segundo Longen, os trabalhadores solicitaram ajuda do núcleo para triar, avaliar por teleconsulta médica e dar os devidos encaminhamentos em casos do grupo de risco, de pessoas que apresentam os sintomas da doença ou que tiveram o contato com casos positivados.

A campanha do Abril Verde do Nupac tem o envolvimento do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador (Nepst) e o apoio do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) da Unesc.

Conheça o Nupac

O Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador da Unesc presta atendimento para profissionais de todas as categorias. O objetivo é colaborar para que o trabalhador reestabeleça a sua condição plena de saúde, tanto física quanto psicológica. O Nupac atende gratuitamente e, ao ingressar no serviço, o trabalhador é direcionado para uma atenção integral à sua condição de saúde, sendo encaminhado para a especialidade que mais necessita.

Os atendimentos ocorrem nas Clínicas Integradas da Unesc e são realizados por uma equipe multiprofissional, visando melhoria dos aspectos psicofisiológicos envolvidos diretamente no adoecimento da pessoa por doenças relacionadas ao trabalho. Entre as áreas da saúde envolvidas estão Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Medicina.

Saiba mais

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de abril de 2020 às 16:56
Compartilhar Comente

Plano de permanência estudantil: Conselho Universitário aprova descontos nas mensalidades de maio e junho

Plano de permanência estudantil: Conselho Universitário aprova descontos nas mensalidades de maio e junho
Decisão agora segue para análise dos Conselhos Curador e Superior de Administração (CSA) (Foto: Arquivo) Mais imagens

Após quase quatro horas de diálogo, o Conselho Universitário (Consu) aprovou nessa sexta-feira (24) a concessão de descontos nas mensalidades de maio e junho. Das sete propostas analisadas prevaleceu a que prevê 5% de desconto para todos os alunos da Unesc, além de mais 5% para os estudantes que comprovarem dificuldades financeiras decorrentes da pandemia de Covid-19, totalizando 10%.

Realizada por teleconferência, a reunião contou com cerca de 80 participantes, entre membros da reitoria, conselheiros e lideranças dos movimentos estudantis da Unesc (DCE e CAs). A presidente do Consu e magnífica reitora, Luciane Bisognin Ceretta, abriu as falas com apresentação de um amplo estudo elaborado pelo comitê financeiro da instituição.

“Sensível aos apelos dos alunos, nossa equipe de gestão tem trabalhado diuturnamente no ajuste da peça orçamentária anual. Nosso plano de contingência contempla uma série de medidas de redução e cortes de despesas até o fim deste ano. Tudo para assegurar, com muita responsabilidade, a permanência de nossos estudantes e colaboradores, bem como a sustentabilidade da instituição neste cenário de crise e calamidade pública nacional”, frisou.

Após análise do atual cenário econômico da universidade, a reitoria apontou 10% como margem máxima de desconto, durante dois meses. No entanto, durante votação, a maior parte dos conselheiros preferiu adotar uma postura mais conservadora, fechando a proposta em 5% de desconto para todos os alunos e mais 5% para aqueles com comprovada necessidade.

Tendo em vista o desconto de 2% já oferecido aos alunos que mantêm as mensalidades em dia, o desconto total oferecido pela instituição, nos dois meses pactuados, pode chegar a sete e 12%. Vale lembrar ainda que 85% dos estudantes da universidade estão contemplados com algum tipo de bolsa ou desconto, sendo que 25% possuem bolsa de mais de 50%, o que reforça o compromisso com os alunos e o caráter comunitário da Unesc.

Próximas etapas

Antes da concessão dos descontos aprovados nessa sexta-feira pelo Consu, a decisão passará ainda pela aprovação dos Conselhos Curador e Superior de Administração (CSA), com reuniões previstas para a próxima segunda-feira (27).

Confira as propostas analisadas durante a reunião:

1. Não oferecer descontos;
2. Desconto de 5%, por dois meses, para todos os alunos;
3. Desconto de 10%, por dois meses, para todos os alunos.
4. Desconto de 10%, por dois meses, apenas para alunos comprovadamente afetados pela Covid-19;
5. Desconto de 10%, por dois meses, apenas para alunos sem bolsa de estudo ou descontos;
6. Desconto escalonado (por renda familiar), de 5 a 10%, por dois meses, para alunos que comprovarem necessidade;
7. Desconto, por dois meses, de 5% para todos os alunos, e mais 5%, totalizando 10%, para alunos comprovadamente afetados pela Covid-19. (Proposta aprovada).

Investimentos e ações em decorrência da Covid-19


Com a chegada da pandemia de coronavírus e as medidas de prevenção do contágio, a universidade tomou diversas medidas que impactaram as finanças da instituição, desde investimentos em higiene, até a flexibilização de mensalidades.

Somente em tecnologia, a Unesc fez um investimento de mais de R$ 500 mil reais. Já em assessoria pedagógica estão sendo investidos, por mês, R$ 24 mil reais. Para manter a limpeza e a segurança dos trabalhadores com os devidos EPIs, os custos passaram de R$ 31 mil para R$ 51 mil reais. 

Para atender os impactos econômicos causados pela pandemia, a universidade já conta com um plano de contingência, comitê de crise, comitê pós-pandemia, além de um programa de flexibilização de mensalidades, que já beneficiou mais de 1,2 mil alunos. A instituição também manteve as bolsas de pesquisa e extensão, mesmo com a contingência. 

Além de ações da própria universidade, a Unesc tomou a frente de diversas outras iniciativas para mitigar os impactos financeiros como, buscar junto ao Governo do Estado a permanência do programa de bolsas do Uniedu, que havia sido suspenso, e agora, os recursos devem ser depositados em maio. 

Da mesma forma, a Unesc buscou, junto à Prefeitura Municipal de Criciúma, a manutenção integral dos pagamentos dos salários dos estagiários que atuam nos programas de saúde da universidade. A provisão de financiamento específico aos estudantes com a Acafe e a reivindicação de um novo FIES, por parte do Governo Federal, também estiveram na pauta de ações da instituição.​

Paula Darós - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de abril de 2020 às 10:19
Compartilhar Comente