AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Equipe feminina de Handebol da Unesc/Urussanga participa da Liga Santa Catarina

Equipe feminina de Handebol da Unesc/Urussanga participa da Liga Santa Catarina
Time irá disputar o primeiro jogo, às 8h45, no Ginásio Municipal de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicas bolsistas da Unesc participarão, representando o time feminino de Handebol de Urussanga, da primeira etapa da Chave C da Liga Santa Catarina de Handebol Feminino Adulto. A disputa ocorrerá neste sábado (30/3) no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi, em Criciúma. A competição reunirá 13 equipes de todo o estado.

As alunas são contempladas pelas bolsas de esporte de rendimento e levam o nome da Unesc para a competição. Além disso, as atletas já participarão do primeiro jogo da Liga, às 8h45, contra a equipe de Criciúma.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de março de 2019 às 17:11
Compartilhar Comente

Unesc realiza ação de conscientização no dia mundial do transtorno bipolar

Unesc realiza ação de conscientização no dia mundial do transtorno bipolar
Evento ocorre na manhã deste sábado na praça Nereu Ramos (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

O grupo de pesquisa de Transtorno Bipolar do Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc realiza neste sábado (30/3) uma ação de conscientização sobre a doença. O evento em alusão ao Dia Mundial do Transtorno Bipolar, comemorado no dia 30 de março, levará mais informações sobre a doença, que atinge 1% da população mundial. Durante toda a manhã os acadêmicos e professores estarão na Praça Nereu Ramos realizando o atendimento gratuito à população.

O trabalho de pesquisa da Unesc visa entender aspectos da fisiopatologia do transtorno, que tem como principal característica os transtornos de humor. O transtorno bipolar é uma doença mental crônica caracterizada por episódios alternando entre a euforia e a depressão.

O diagnóstico da doença é clínico e o grupo de pesquisa tem atuado na pesquisa, tanto em animais quanto em pacientes, com o objetivo de identificar mecanismos biológicos que levem ao aparecimento dos casos e marcadores que sejam indicadores biopatológicos deste transtorno, levando à novas informações sobre a doença. Na parte pré-clínica, o grupo busca testar substâncias com potencial estabilizador de humor e trambém realiza pesquisas clínicas em pacientes, buscando entender suas alterações a nível celular e comportamental.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de março de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Enfermagem a postos para vacinação

Enfermagem a postos para vacinação
Professores e acadêmicos realizam até sexta-feira (29/03) campanha de vacinação contra a Febre Amarela no campus (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Nove pontos no campus da Unesc contam com postos especiais do curso de Enfermagem integrando a campanha de vacinação contra a Febre Amarela. A ação tem o objetivo de vacinar o máximo de pessoas possível até a noite de sexta-feira (29/03)

Conforme a coordenadora do curso, Ioná Assis de Souza, após a divulgação do primeiro caso de óbito por decorrência da Febre Amarela nesta semana, aumentou ainda mais o alerta. “Durante o dia, as Clínicas Integradas da Unesc já vêm realizando esse serviço e nesta semana, nas noites de quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, estaremos aplicando também as vacinas para alunos, professores, funcionários e comunidade que ainda não tenham recebido a imunização”, completou.

Para receber a dose da vacina basta que o interessado tenha a Carteira de Vacina, o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) ou documentos pessoais. Embora não seja obrigatório, a estudante do curso de Farmácia, Adrielly Vargas, compareceu ao hall do Bloco S na noite de quinta-feira e fez questão de levar sua carteirinha completa e cuidada com capricho. “Para mim os horários nas clínicas ou nos postos de saúde estavam mais complicados. Ao saber que teria aqui me programei porque ficou mais acessível. Valeu a pena”, comentou.

Ao longo dos dias de campanha de vacinação já foram aplicadas quase mil doses contra a Febre Amarela na Universidade. A comunidade externa também pode comparecer ao campus para receber a imunização.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de março de 2019 às 21:44
Compartilhar Comente

Quintas Culturais recebe Danielle Rozeng e Leonardo Cardoso

Quintas Culturais recebe Danielle Rozeng e Leonardo Cardoso
Evento já contou com a ação “Quintas Feira Bazar” (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O palco do Quintas Culturais recebeu nesta quinta-feira (28/03) a apresentação musical dos acadêmicos de Artes Visuais, Danielle Rozeng e Leonardo Cardoso. Nesta edição, a ação já contou com a novidade do Setor de Arte e Cultura em 2019, o Quintas FeiraBazar, proposta que defende o consumo consciente por meio da venda ou troca de produtos entre a comunidade acadêmica.

O novo bazar será realizado em todas as quintas-feiras das 17h às 19h no Hall do Bloco XXI A, B e C.

Os interessados em participar das ações podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Unesc pelo telefone (48) 3431 2622.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de março de 2019 às 19:39
Compartilhar Comente

É brincando que se aprende

É brincando que se aprende
Alunos do Colégio Unesc recebem palestra interativa “Energias Renováveis” (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Tímida, Nicole Aguiar Cavaler, de sete anos, contou o que aprendeu recentemente sobre geração de energia renovável. “Existe a energia do vento (eólica), da água (hidrelétrica) e do sol”, explicou. A menina é aluna do 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, turma que recebeu na tarde desta quinta-feira (28/03) uma palestra interativa sobre energia e meio ambiente.

Ao lado dos colegas, Nicole explorou novas possibilidades de conhecer o mundo que a rodeia. “Agora eu sei de onde vem a energia e para que serve. A energia renovável é melhor, ela não prejudica o nosso planeta”, argumentou. A turma conta com 21 estudantes.

Conhecer o amplo de maneira lúdica

A iniciativa de apresentar um tema complexo aos pequenos partiu da professora do 2º Ano, Ana Karen Rosado Teixeira, que convida pais de alunos para compartilhar seus conhecimentos profissionais. “Esta é apenas uma das atividades que os alunos realizam em parceria com pais de colegas. Os pais prontamente aceitaram repassar o que sabem”, colocou Ana.

Para a professora, a interação é importante por auxiliar no desenvolvimento das crianças. “O processo pedagógico torna-se ainda mais significativo para os alunos”, ressaltou.

Ensino leve e com resultados

A pedagoga Daiane Rodrigues Rezende Bubbo e o engenheiro de Energia Patrick Nikson Bubbo, conduziram a palestra. Eles são pais de Patrick Nikson Bubbo Júnior, colega de classe de Nicole. Foram convidados pela professora das crianças pelo conhecimento técnico do tema e também da capacidade de interagir com os pequenos.

Pensando na pouca idade das crianças, o casal criou uma apresentação lúdica e interativa. “A ideia era ensinar para crianças pequenas e, com este conhecimento, iniciar uma consciência ambiental neles”, explicou o engenheiro de Energia.

A palestra também contou com uma narrativa histórica sobre o surgimento do uso da energia elétrica e seu contexto histórico. Ao serem questionados sobre a origem da energia, os alunos responderam. “Do sol”, disse um dos colegas de Nicole. “Da tomada”, acrescentou outro, empolgado.

O ensinamento veio com o auxílio de uma apresentação leve, desenhos para colorir, maquetes e plaquinhas verdes e vermelhas representando energias renováveis e não renováveis, respectivamente. “Como é um assunto complexo, acabamos inserindo estas atividades diferentes”, acrescentou Daiane.

E deu certo. Prova disso é a resposta de Nicole. “Eu gostei de tudo, mas gostei muito do ventilador gigante que cria energia do vento e não polui o meio ambiente”, aprovou a menina, rindo. Ao final da palestra, uma revisão testou os conhecimentos dos alunos. “Energia renovável é melhor”, gritaram, em conjunto, as 21 crianças. 

Fagner Santos - Agência Novo Texto/Aicom Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 28 de março de 2019 às 18:37
Compartilhar Comente