AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Círculos de Cultura: Alunos refletem sobre colonização portuguesa e os índios

Círculos de Cultura: Alunos refletem sobre colonização portuguesa e os índios
Encontro ocorreu na escola Padre Miguel Giacca (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Alunos da segunda fase do curso de Letras da Unesc estiveram reunidos com estudantes do Ensino Médio da Escola Padre Miguel Giacca, localizada no Distrito de Rio Maina, em Criciúma, para refletir sobre a cultura indígena e a colonização portuguesa. A ação, que ocorreu nesta terça-feira (29/11) e fez parte do projeto de extensão “Círculos de Cultura”, coordenado pelos professores Bruno Dandolini Colombo e Eloisa da Rosa Oliveira.

A ideia do projeto é movimentar debates e reflexões entre estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras, Artes Visuais e Educação Física e alunos do Ensino Médio.

Durante o encontro, os acadêmicos apresentaram teatro, declamação de poemas, música e tiveram um bate-papo com os alunos da escola. Houve ainda a participação dos professores João Batanolli (Unesc) e Francisco Kuaray (da Aldeia Tekoa Campo Bonito, em Torres, RS) que abordaram a cultura indígena Guarani.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de novembro de 2016 às 21:25
Compartilhar Comente

Uma tarde divertida no Festival de Recreação e Lazer

Uma tarde divertida no Festival de Recreação e Lazer
Atividade é desenvolvida pelos alunos de Educação Física (Fotos: Luiz Afonso) Mais imagens

Slackline, jogos de rebatida, de pega-pega e muito mais.Cerca de 90 estudantes da Escola Professora Maria de Lourdes Carneiro, de Criciúma, tiveram uma tarde diferenciada no último sábado (26/11). Eles participaram da segunda edição do Festival de Recreação e Lazer, ação planejada pelos estudantes da primeira fase do curso de Educação Física.

O evento tem o objetivo de aproximar os alunos da prática docente, já nas fases iniciais, e exercitar os conteúdos abordados no decorrer do semestre. As atividades foram pensadas durante todo o semestre, nas disciplinas de Aprendizagem e Desenvolvimento Motor e Recreação e Lazer, orientados pelo professor Bruno Dandolini Colombo e professora Bruna Carolini De Bona.

“Levando em conta o objetivo da ação, os acadêmicos desenvolveram planos de aula que orientaram as ações previstas no sábado, compreendendo as relações que se estabelecem entre os objetivos, a linha de atuação e a avaliação que compõe um plano de ensino”, comentou a professora Bruna.

A primeira edição do Festival foi realizada no primeiro semestre desse ano, nas dependências da Escola Professora Maria de Lourdes Carneiro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de novembro de 2016 às 20:59
Compartilhar Comente

Unesc recebe Destaque Içarense

Unesc recebe Destaque Içarense
Universidade recebeu homenagem em duas categorias (Foto: Foto Axé) Mais imagens

A Unesc esteve entre os homenageados pelo Destaque Içarense 2016. A Universidade recebeu dia 26 de novembro os troféus na categoria Universidade e Instituição Destaque Social. A escolha ocorreu por meio de votação popular. A 18ª edição do Destaque Içarense comemora os 23 anos de periodicidade do Jornal Içarense. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, representou a Unesc na entrega da premiação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de novembro de 2016 às 20:45
Compartilhar Comente

Reitoria recebe prêmio do programa Ânima

Reitoria recebe prêmio do programa Ânima
Projeto é vinculado ao Departamento de Desenvolvimento Humano (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

O reitor Gildo Volpato recebeu na tarde desta quarta-feira (30/11), pelas mãos da equipe do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), o Prêmio Ser Humano. A homenagem foi recebida pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) por conta do programa Ânima, que desenvolve e articula condições, atividades e eventos que promovam a melhoria das relações e o desenvolvimento do potencial das pessoas que compõem a Universidade.

Para o coordenador do Ânima, João Batanolli, o reconhecimento fortalece a política diferenciada de Gestão de Pessoas que a Unesc tanto valoriza. “O colaborador se torna muito mais produtivo quando relaxado. Esse processo de humanização no ambiente de trabalho traz um novo paradigma para o cenário original cooperativo”, contou.

Já o diretor do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), André Topanotti, ressaltou que ser referência em Santa Catarina é um grande orgulho. “O programa foi considerado um diferencial dentro da organização, inclusive comparado nossas práticas com a de grandes empresas do estado, o que nos motiva a continuar proporcionando essa qualidade de vida para todos os nossos profissionais", ressaltou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de novembro de 2016 às 20:18
Compartilhar Comente (1)

Novos membros da Cipa participam de capacitação

Novos membros da Cipa participam de capacitação
Curso aborda temas como combate a incêndios (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Noções sobre acidentes e doenças do trabalho e sobre primeiros socorros, EPI (Equipamento de Proteção Individual), EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), Plano de Ação, Mapa de Risco e combate a incêndios são alguns dos temas abordados durante esta semana no curso de capacitação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). De segunda a quinta-feira (28/11 a 1º/12) e na próxima quarta-feira (7/12) os funcionários que compõe a nova gestão da Cipa da Unesc passam pela capacitação.

A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, e tornar permanente o cuidado com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Os membros da nova gestão vão atuar entre 2016 e 2017. A posse ocorre em 15 de dezembro.

O curso de capacitação é realizado por profissionais da Universidade e organizado pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de novembro de 2016 às 20:08
Compartilhar Comente