AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Programa Galápagos reúne startups para quatro semanas de aprendizado na Unesc

Programa Galápagos reúne startups para quatro semanas de aprendizado na Unesc
Evento foi iniciado nesta quarta-feira (22/1) com a participação de 14 empresas da região Sul (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ideias que vão desde o aprimoramento de uma empresa de comercialização de convites até a softwares voltados ao auxílio de pessoas que sofram com sonambulismo, passando por projetos que envolvem as áreas da saúde e da construção, fazem parte do Programa Galápagos, iniciado nesta quarta-feira (22/1) na Unesc. A ação reúne 14 startups da região para quatro semanas de aprimoramento de negócios por meio da parceria entre a Darwin Startup, o Startup SC e o Sebrae com patrocínio e suporte da Unesc e apoio da Prefeitura de Criciúma.

O Programa reúne na Universidade ao longo destas quatro semanas de encontros grandes mentores liderados por profissionais que são referência nacional em aceleradoras de negócios. No primeiro dia de atividades quem comandou as dinâmicas e discussões foi o profissional da Darwin Startup, João Paulo Marinelli. Sob as orientações e provocações de João os participantes puderam iniciar uma imersão no que diz respeito as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada negócio.

Conforme o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, o empenho da Universidade para a realização do evento pode oportunizar um grande salto para as startups participantes. “Para além disso, ações desse tipo fortalecem o ecossistema de inovação como um todo. Desta forma toda a região sai ganhando”, comenta.

A Darwin Startup, de acordo com Paulo, traz ainda mais peso ao evento que já reúne mentores de grande nível, já que a empresa foi eleita por duas vezes consecutivas como a melhor aceleradora de empresas do país

Expectativas de aprendizado

A jovem empreendedora Verônica Luiza Martins é uma das participantes do Programa Galápagos que aposta suas fichas no aprendizado das próximas semanas. Ela, que se dedica à empresa Conviteria com Amor há quase três anos, deixa os afazeres do negócio próprio um pouco de lado nestes próximos dias para focar no aprimoramento do seu trabalho.

Verônica, formada em Engenharia Civil, usa o aprendizado conquistado na área das engenharias para criar métodos e pensamentos que ajudem no dia a dia do seu negócio próprio. “Para mim os conhecimentos da graduação, mesmo que em uma área completamente diferente, foram fundamentais na criação da Conviteria e na forma como eu penso meu trabalho, assim como os aprendizados de vivência e de mercado em si”, comenta.

A busca pelo conhecimento não é uma novidade para a empreendedora, já que ela já participou, também na Unesc, do Plano 60 dias, projeto no qual a Universidade colabora na construção de um plano de negócio focado na nova empresa. Desta vez, o objetivo é adquirir conhecimentos para evoluir cada vez mais a empresa. “Me interessei em me inscrever já na hora que soube do projeto, pois meu objetivo é realmente estar em constante evolução e esse é um grande desafio. Já percebi projetos bem diferentes do meu e áreas bastantes diversas, mas tenho a expectativa de que possamos adquirir muito conhecimento juntos”, completa.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de janeiro de 2020 às 18:11
Compartilhar Comente

Casa da Filosofia Clínica concede a professor da Unesc o título de Doutor Honoris Causa

Casa da Filosofia Clínica concede a professor da Unesc o título de Doutor Honoris Causa
eto Colombo foi homenageado pela entidade por seus relevantes estudos em filosofia clínica nas organizações (Foto: Divulgação) Mais imagens

Há dez anos, Beto Colombo levou os métodos da filosofia clínica – até então voltada exclusivamente ao atendimento em consultórios – para dentro das empresas, criando assim o que hoje se conhece como Filosofia Clínica nas Organizações. O filósofo atende empresas em processo de sucessão e também analisa a cultura organizacional a fim de identificar a estrutura de pensamento das empresas, chegando ao que ele denominou de a Alma da Empresa, título de seu livro em parceria com o filósofo clínico Rosemiro Sefstrom, lançado em 2016 e que ganhou uma edição bilíngue (português-espanhol) no final de 2019, ambos publicados pela Dois Por Quatro Editora, de Florianópolis.

Além de ter escrito diversos livros voltados à gestão e à filosofia, Colombo foi um dos fundadores do Instituto Sul Catarinense de Filosofia Clínica e atualmente coordena o curso de pós-graduação em Filosofia Clínica na Unesc.

Depois de obter o sucesso como empreendedor, aos 44 anos Colombo direciona sua carreira profissional para o campo da filosofia clínica, vindo a se tornar um conceituado terapeuta e mentor de empresários, executivos e profissionais liberais. Dos estudos de filosofia, passou para a filosofia clínica e, durante seis anos, aplicou a técnica na sucessão de sua própria empresa. Aos 50 anos, passa a se dedicar integralmente à filosofia clínica. Sua larga experiência como empresário facilitou a aceitação do novo conceito nas organizações, o que gradativamente crescia conforme os resultados iam aparecendo. Hoje, atende em seu consultório em Santa Catarina e no estado de São Paulo pacientes (ou partilhantes, como ele chama) de todo o Brasil. 

Para Beto Colombo, este diploma de Doutor Honoris Causa é o reconhecimento ao trabalho que vem fazendo nos últimos anos. “Estamos fazendo um trabalho inédito e responsável, que está dando resultado nas empresas”, diz o filósofo. “Fiquei honrado com este título, que recebo como um estímulo ao desenvolvimento e à disseminação da filosofia clínica pelo Brasil”.

O título de Doutor Honoris Causa é uma homenagem concedida por instituições de ensino reconhecidas oficialmente a pessoas que se destacam em sua área de atuação. A tradução do latim de honoris causa é “por causa de honra”, o que significa dizer que a personalidade agraciada se sobressaiu na sua área de atuação (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc.) e a honrou a ponto de ser considerada doutora.

*Com colaboração da assessoria de imprensa de Beto Colombo

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de janeiro de 2020 às 10:09
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc recebe veranistas nos balneários Rincão e Arroio do Silva

Verão Mais Unesc recebe veranistas nos balneários Rincão e Arroio do Silva
Maré alta não impediu que crianças e adultos aproveitassem as atividades oferecidas neste sábado (18/1) (Fotos: Balneário Rincão - Mayara Cardoso/ Balneário Arroio do Silva - Jorge Pimentel) Mais imagens

A Maria Julia, de seis anos, aproveitou muito a manhã deste sábado (18/1) no Verão Mais Unesc no Balneário Rincão. Acompanhada da mãe, Denise Ribeiro Miguel, a pequena conheceu mais sobre as espécies de água viva por meio do projeto do curso de Ciências Biológicas que esteve na orla, aproveitou as brincadeiras com a Palhaça Narizinho e até fez parte da aula de Zumba. Assim como elas, dezenas de famílias conseguiram aproveitar a manhã na beira mar com as atividades do Verão Mais Unesc nos balneários Rincão e Arroio do Silva.

Mesmo com a maré alta que invadiu grande parte da faixa de areia, os veranistas puderam participar ainda das atividades de Terapia Manual, Futebol, Vôlei, Futevôlei, Bocha, Circuito Funcional, Circuito Funcional Kids e Ritmos.

As atividades da manhã no Balneário Rincão, conforme a coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, transcorreram bem, apesar do vento e do mar agitado, no entanto foi necessário encerrar o projeto mais cedo. “As ondas chegaram até a tenda já bem perto das dunas e, então, por segurança encerramos por volta das 12h ao invés das 14h como programado”, explicou.

No Arroio do Silva a adesão dos veranistas superou as expetativas da organização, tanto na participação das atividades oferecidas, quanto na procura por informações sobre os cursos da Universidade.

Neste de domingo as atividades se repetem em ambos os balneários das 9h às 14h. “Continuaremos monitorando a maré alta e o clima para garantir a viabilidade do projeto, mas, a princípio, toda a programação está mantida para o domingo”, completa Gisele.

O Verão Mais Unesc ocorre em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão, Portal 4oito, Rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de janeiro de 2020 às 13:05
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc chega aos balneários Rincão e Arroio do Silva neste final de semana

Verão Mais Unesc chega aos balneários Rincão e Arroio do Silva neste final de semana
Eventos acontecerão de forma simultânea no sábado e domingo das 9h às 14h (Foto: Divulgação) Mais imagens

Quem estiver aproveitando os dias de praia nas areais dos balneários Rincão e Arroio do Silva neste final de semana poderá participar das atrações especiais disponibilizadas pelo Verão Mais Unesc. Neste sábado e domingo (18 e 19/1) a Universidade, junto de seus parceiros, leva aos veranistas dos balneários atividades de Terapia Manual, Futebol, Vôlei, Futevôlei, Bocha, Circuito Funcional, Circuito Funcional Kids e Ritmos.

Conforme a coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, mais de 50 pessoas estarão envolvidas na execução dos projetos nas duas praias. “É uma força-tarefa da Unesc, da Weber Empreendimentos, das prefeituras e demais parceiros para levar momentos especiais aos veranistas. Essa é mais uma forma de a Universidade estar perto da comunidade e levando informação”, comenta.

O Verão Mais Unesc ocorre em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão, Portal 4oito, Rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos.

Atividades no Verão Mais Unesc no Balneário Arroio do Silva – 9h às 14h:

Terapia Manual

Futebol

Vôlei

Futevôlei

Bocha

Circuito Funcional

Circuito Funcional Kids

Ritmos

Atividades no Verão Mais Unesc no Balneário Rincão – 9h às 14h:

Orientações de Saúde

Avaliação Física

Zumba

Terapia Manual

Futebol

Vôlei

Futevôlei

Bocha

Circuito Funcional

Circuito Funcional Kids

Ritmos

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de janeiro de 2020 às 17:36
Compartilhar Comente

Unesc recebe Prêmio Ser Humano SC 2019

Unesc recebe Prêmio Ser Humano SC 2019
Honraria tem nível nacional e é concedida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (Foto: Arquivo/Encontros de (Há) Gentes da Cultura de Paz) Mais imagens

Após um 2019 já repleto de reconhecimento em premiações nacionais, a Unesc entra em 2020 com ainda mais boas notícias. Desta vez o destaque da Universidade está sendo concedido pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) no Prêmio Ser Humano SC. O resultado, divulgado nesta quarta-feira (15/1), coloca a Universidade entre as vencedoras na categoria Gestão de Pessoas Sustentabilidade. A honraria faz alusão ao trabalho “Secretaria de Diversidades e o Desenvolvimento de uma Cultura de Paz”.

O reconhecimento da Associação foi recebido com alegria na Universidade, que tem apostado na ampliação do trabalho da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas em prol da promoção da chamada Cultura de Paz. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez uma premiação chega para endossar aquilo que já é uma bandeira da Instituição. “Essa é uma temática para a qual temos despendido muita atenção, pois entendemos que é uma necessidade eminente. Junto à Universidade Federal de Santa Catarina, somos as únicas universidades do Estado que possuem um projeto amplo focado nessa questão. Nossa intenção é ampliar cada vez mais esse tipo de trabalho tão importante”, salienta.

Ao reconhecer a necessidade do compartilhamento de informação em nome da conscientização, de acordo com Luciane, a premiação remete ao sentimento de orgulho. “São sementes plantadas com muita dedicação da nossa equipe e que já dão frutos no dia a dia, o que é evidenciado com o destaque concedido pela ABRH. Buscar constantemente a Cultura de Paz está entre as nossas lutas diárias”, completa.

O projeto contemplado pelo Prêmio Ser Humano SC 2019 é de autoria da equipe que atua na Secretaria de Diversidades: Janaína Damásio Vitório, Priscila Schacht Cardozo e Rita de Cássia Guimarães Dagostim. “A Universidade e a Secretaria de Diversidades e o Desenvolvimento de uma Cultura de Paz estão, de fato, muito empenhadas no trabalho na Instituição. Entendemos que estamos em um universo plural e nossa ideia é apresentar questões ligadas a preconceito, violência e diferenças de forma muito clara para que, entendendo, as pessoas possam passar a reconhecer e respeitar”, destaca Janaína.

Desde o mês de julho de 2019 o grupo vem realizando capacitações denominadas “(Há) Gentes da Cultura de Paz”, encontros nos quais apresenta dados, informações e promove discussões acerca da temática, que vai ao encontro do objetivo da Secretaria que baseia-se em “promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz”.

Prêmio Ser Humano

A premiação concedida pela ABRH chega a sua 11ª edição, premiando ações referentes ao ano de 2019. O objetivo da honraria é reconhecer estudantes, profissionais e empresas públicas e privadas, sejam elas micro, pequena, média ou grande, que tenham contribuído de forma relevante para a evolução da prática de Gestão de Pessoas, visando promover o desenvolvimento humano e das organizações.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de janeiro de 2020 às 17:45
Compartilhar Comente