Colégio Unesc

Alunos do Colégio Unesc participam da formatura do Proerd

Alunos do Colégio Unesc participam da formatura do Proerd
Mais de 1.400 crianças das redes Municipal, Estadual, Federal e particular participaram (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Veja a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de julho de 2023 às 08:28
Compartilhar Comente

Itinerário Formativo proposto pelo Colégio Unesc promove novas experiências

“A experiência foi extremamente enriquecedora, pois nos ajudou a expandir nossas mentes”. Essa afirmação foi feita por Isabela Galvão, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, durante a apresentação do resultado dos trabalhos desenvolvidos no Itinerário Formativo por Áreas do Conhecimento (IFA). O programa proposto pela Instituição tem o objetivo de aproximar os estudantes das diferentes carreiras disponíveis. As explanações ocorreram na manhã desta sexta-feira (7/07), no Miniauditório do Bloco P, na Universidade.

Durante o programa, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar diversas áreas, incluindo o IFA de Linguagens, que apresentou as profissões relacionadas às áreas de linguagem e comunicação; o IFA de Matemática, que abordou as profissões nas áreas de exatas e engenharias; o IFA de Natureza, que discutiu as profissões na área da Saúde; e o IFA de Humanas, que trouxe informações sobre as profissões nas áreas do Direito, Pedagogia e Psicologia.

De acordo com o coordenador do Ensino Médio, Gian Marangoni, essa iniciativa busca proporcionar aos alunos uma experiência enriquecedora por meio da qual eles terão a oportunidade de explorar e compreender melhor as opções profissionais que estão ao seu alcance. Para isso, eles foram divididos em grupos e participaram de atividades que incluíram visitas aos laboratórios da Unesc, bate-papos com profissionais da área, palestras, entre outras ações. 

“No primeiro semestre, focamos nas profissões como proposta. Foi um momento de compartilhamento. A implementação do Itinerário Formativo no 3º ano foi um desafio e os alunos foram provocados a vivenciar pequenas experiências que os ajudaram a construir suas escolhas profissionais”, disse.

“Realizamos também testes vocacionais, rodas de conversa e exploração das profissões”, acrescentou o professor Renan Borges, que atuou na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava da Silva, enfatizou que a socialização de trabalhos é uma maneira de concluir um semestre altamente produtivo. Ela destacou ainda que, durante a manhã enriquecedora, os alunos do Ensino Médio compartilharam suas experiências dos IFAs, evidenciando que o conhecimento está presente em todos os lugares.

“As turmas do Colégio puderam testar suas habilidades e demonstrar as diversas formas de competência que adquiriram”, mencionou.

Áreas

A aluna Larissa Julião também expressou sua opinião positiva, destacando que a experiência ajudou a compreender melhor as diferentes áreas. A aluna Gabrieli Borges expressou sua satisfação com a atividade, afirmando que foi bem-sucedida ao proporcionar clareza em relação às suas carreiras. "Foi muito interessante porque nos oportuniza uma percepção ainda melhor do que vislumbramos", ratificou.

Ponte 

Os estudantes que participaram do IFA de Matemática puderam colocar em prática as informações obtidas com os profissionais dos cursos de engenharia da Universidade. Além de participarem de conversas dinâmicas, eles também construíram maquetes de uma ponte utilizando palitos de picolé. 

A ideia para o segundo semestre, conforme a professora Sarah Silva, é de que os estudantes visitem o Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Iparque) para novas experiências.

Segundo Gian, essa oportunidade é possível devido ao fato de os alunos estudarem em um colégio dentro da Universidade. Ele enfatizou a importância de unir teoria e prática, afirmando que essas experiências proporcionam aprendizado e conhecimento aos estudantes, e concluiu: “É um privilégio que eles tenham essas experiências para aprender e saber”. Os alunos do 2º ano do Ensino Médio acompanharam as apresentações de cada itinerário.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de julho de 2023 às 16:09
Compartilhar Comente

Estudantes do Colégio Unesc apresentam projetos de empreendedorismo na Universidade

Estudantes do Colégio Unesc apresentam projetos de empreendedorismo na Universidade
Mais imagens

Você já pensou na possibilidade de  adolescentes mergulharem no mundo do empreendedorismo e se sentirem estimulados a proporem soluções para problemas reais?  Essa incrível realidade está sendo realizada por meio do projeto Empreende Colégio Unesc, que está em sua segunda edição. 

Esse projeto foi minuciosamente elaborado e pensado exclusivamente para os estudantes do Ensino Médio, proporcionando a eles a oportunidade de compartilhar seus planos de negócios desenvolvidos ao longo do semestre de 2023, dentro do Itinerário Formativo de Empreendedorismo.

As apresentações das propostas foram realizadas na manhã desta segunda-feira (4/07) em formato de "Pitch", com um tempo máximo de sete minutos tanto para os apresentadores quanto para a banca avaliadora. O evento ocorreu no Auditório Edson Rodrigues e contou com a participação de oito grupos, cada um apresentando seu projeto de forma entusiasmada.

De acordo com a professora Sarah Silva Ramos, responsável pela disciplina de Empreendedorismo, os estudantes enfrentaram o desafio de criar, em equipe, seus próprios planos de negócios ao longo dos meses de abril e maio. “Essas ideias foram desenvolvidas com base em suas experiências, e em visita aos espaços da Universidade e do Colégio, onde puderam identificar ações que podem ser aprimoradas ou adaptadas”, disse. 

Segundo a diretora do colégio, Marcela Gava, empreender vai além de criar algo novo, também envolve aprimorar algo já existente com o objetivo de inovação. “Nossos alunos foram desafiados a apresentar planos de ideias baseados em situações reais relacionadas ao Colégio e aos espaços do Campus. Eles foram incentivados a alinhar essas propostas com estratégias de mercado, visando trazer benefícios para as pessoas que utilizam esses espaços, e propor mudanças positivas”, disse ela, que fez parte da banca avaliadora.

Espírito empreendedor

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, é verdadeiramente encantador ver os estudantes do Ensino Médio ampliando sua visão e enxergando as soluções que podem ser aplicadas no cotidiano. 

“Desenvolver essas competências é um compromisso de uma Instituição que tem um Colégio dentro da nossa Universidade. A nossa formação é diferenciada, e é fundamental que nossos estudantes, na educação básica, possuam uma visão crítica e analítica do mundo em que vivem”, disse a pró-reitora, acrescentando que “prepará-los para a vida é nossa responsabilidade, e, por essa razão, é fundamental estimulá-los a identificar as oportunidades de aprimoramento em tudo o que fazemos”.

Gisele mencionou ainda que foi uma manhã extremamente enriquecedora e repleta de compartilhamento de conhecimento. “Percebemos que esse exercício é apenas o começo de uma jornada significativa que todos eles estarão construindo daqui para frente. A pró-reitoria também destaca o compromisso institucional de preparar os estudantes para enxergarem o mundo com uma perspectiva voltada à Pesquisa, Inovação e Extensão”, acrescenta.

O Assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann, destacou que não há dúvidas de que iniciativas como essas são fundamentais para manter vivo o espírito empreendedor desses jovens, preparando-os para um futuro em que poderão destacar-se no mercado ao colocarem suas ideias em prática. 

“Aqueles que se envolvem com empreendedorismo desde cedo têm uma vantagem distintiva em relação aos seus pares. Essa experiência funciona como um banco de talentos, repleto de possibilidades e potenciais”, mencionou ele.

“Participar de um evento como esse foi verdadeiramente gratificante, pois nos permite testemunhar em primeira mão o brilho e o entusiasmo desses jovens empreendedores”, completa Engelmann.

Propostas

“Durante suas apresentações, eles demonstraram propostas que podem ser implementadas de forma imediata, bem como decisões que podem ser tomadas a longo prazo. Agora, surge o desafio de colocar essas ideias em prática”, descreveu Sarah.

A intenção, conforme o coordenador do Ensino Médio, professor Gian Carlos da Silva, é levar essas propostas à reitoria. As três melhores iniciativas serão divulgadas nas próximas semanas. “O objetivo é transformar essas ideias em realidade, trazendo benefícios tangíveis para a comunidade acadêmica e escolar”, finalizou.

Temas apresentados pelos estudantes:

- Reforma nos banheiros

- Sinalização no campus (placas nos blocos)

- Aquecedor na piscina

- Uma Unesc melhor (melhoria no parquinho e lanchonete)

- Clínicas integradas (reformas na recepção e farmácia)

- Sinalização na saída da Unesc próximo ao Cedup

- Problemática dos pombos e separação do lixo

- E a creche?

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de julho de 2023 às 08:38
Compartilhar Comente

Colégio Unesc está entre os finalistas do projeto Inova Junior Ensino Fundamental

Colégio Unesc está entre os finalistas do projeto Inova Junior Ensino Fundamental
A ação voltada ao desenvolvimento do potencial empreendedor em jovens e comunidades premiará equipes vencedoras em 11 de julho Mais imagens

A Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc anunciou os finalistas do projeto Inova Junior Ensino Fundamental nesta semana. Vinte ideias de alunos das escolas de cidades da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação do Extremo Sul Catarinense (Amesc) foram selecionadas.  Entre os participantes, destacam-se as equipes Brainstorm e Digital Solution, formadas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. 

O objetivo do projeto é estimular os estudantes de Ensino Fundamental para que não se limitem a serem apenas executores de tarefas, mas se tornem solucionadores de problemas, agentes de transformação nos ambientes em que vivem.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta ressalta que essa é uma oportunidade única para os alunos vivenciarem o ambiente acadêmico e despertarem o interesse pela educação e inovação, pilares essenciais para o desenvolvimento da sociedade. 

“É gratificante observar como os alunos do Ensino Fundamental se envolvem e se entusiasmam com as atividades propostas por este projeto", ressalta.

Falar de Inovação, para a pró-reitora de Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, significa abraçar a mudança por completo e contribuir com a sociedade. 

Para a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, destacou o compromisso da Unesc em abrir suas portas para receber os estudantes, estimulando o pensamento em inovação e empreendedorismo desde cedo.

Sucesso

Participar de um projeto tão reconhecido e alcançar essa etapa final é um feito extraordinário, para a diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava. “Estou muito feliz pelos alunos estarem na final do Inova Junior. Sem dúvida, isso foi possível graças à dedicação incansável e ao trabalho dos alunos, bem como ao apoio incondicional de toda a equipe educacional. Gostaria de aproveitar para desejar a todos os participantes um enorme sucesso na final. Que essa seja uma oportunidade única para exibirem todo o seu talento, criatividade e habilidade de inovação”, parabenizou.

As 20 equipes finalistas apresentarão suas ideias em 11 de julho, e as três melhores sendo premiadas. Essa iniciativa é realizada em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Formação: 

A equipe Brainstorm é formada pelos alunos Arthur Schmitt; Karoline Cabral Santos; Luiz Junior Zanivan; Luíse Possebon da Silva com a coordenação da professora Amanda Cruz.

Já a Digital Solution é formada por alunos: Isadora Farias Silveira; Naomi Ayana Cardozo Ribeiro; Laryssa Corrêa Salvaro; Rafaela Ruchert Gobbo.

Confira a lista das 20 equipes finalistas:

Power Girls

InovaAção

Capivaras Treviso

As lendárias

Los cinco

Brainstorm

Digital Solutions

MIJ*2

Alphas

Funny

Embaçadas

NEW INVENTION

Grupo Criativizando

BIG TEENS

InovaTech

geek

Fenixx

Utopia

Inova Arlete

Os Bolinhas do Golf

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de junho de 2023 às 16:04
Compartilhar Comente

"Maio: Mês de quem cuida e partilha amor" - 4º Ano - 11/05

Mais imagens

Confira AQUI  a Galeria de Fotos

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de maio de 2023 às 16:03
Compartilhar Comente