Colégio Unesc

Itinerário Formativo proposto pelo Colégio Unesc promove novas experiências

“A experiência foi extremamente enriquecedora, pois nos ajudou a expandir nossas mentes”. Essa afirmação foi feita por Isabela Galvão, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, durante a apresentação do resultado dos trabalhos desenvolvidos no Itinerário Formativo por Áreas do Conhecimento (IFA). O programa proposto pela Instituição tem o objetivo de aproximar os estudantes das diferentes carreiras disponíveis. As explanações ocorreram na manhã desta sexta-feira (7/07), no Miniauditório do Bloco P, na Universidade.

Durante o programa, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar diversas áreas, incluindo o IFA de Linguagens, que apresentou as profissões relacionadas às áreas de linguagem e comunicação; o IFA de Matemática, que abordou as profissões nas áreas de exatas e engenharias; o IFA de Natureza, que discutiu as profissões na área da Saúde; e o IFA de Humanas, que trouxe informações sobre as profissões nas áreas do Direito, Pedagogia e Psicologia.

De acordo com o coordenador do Ensino Médio, Gian Marangoni, essa iniciativa busca proporcionar aos alunos uma experiência enriquecedora por meio da qual eles terão a oportunidade de explorar e compreender melhor as opções profissionais que estão ao seu alcance. Para isso, eles foram divididos em grupos e participaram de atividades que incluíram visitas aos laboratórios da Unesc, bate-papos com profissionais da área, palestras, entre outras ações. 

“No primeiro semestre, focamos nas profissões como proposta. Foi um momento de compartilhamento. A implementação do Itinerário Formativo no 3º ano foi um desafio e os alunos foram provocados a vivenciar pequenas experiências que os ajudaram a construir suas escolhas profissionais”, disse.

“Realizamos também testes vocacionais, rodas de conversa e exploração das profissões”, acrescentou o professor Renan Borges, que atuou na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava da Silva, enfatizou que a socialização de trabalhos é uma maneira de concluir um semestre altamente produtivo. Ela destacou ainda que, durante a manhã enriquecedora, os alunos do Ensino Médio compartilharam suas experiências dos IFAs, evidenciando que o conhecimento está presente em todos os lugares.

“As turmas do Colégio puderam testar suas habilidades e demonstrar as diversas formas de competência que adquiriram”, mencionou.

Áreas

A aluna Larissa Julião também expressou sua opinião positiva, destacando que a experiência ajudou a compreender melhor as diferentes áreas. A aluna Gabrieli Borges expressou sua satisfação com a atividade, afirmando que foi bem-sucedida ao proporcionar clareza em relação às suas carreiras. "Foi muito interessante porque nos oportuniza uma percepção ainda melhor do que vislumbramos", ratificou.

Ponte 

Os estudantes que participaram do IFA de Matemática puderam colocar em prática as informações obtidas com os profissionais dos cursos de engenharia da Universidade. Além de participarem de conversas dinâmicas, eles também construíram maquetes de uma ponte utilizando palitos de picolé. 

A ideia para o segundo semestre, conforme a professora Sarah Silva, é de que os estudantes visitem o Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Iparque) para novas experiências.

Segundo Gian, essa oportunidade é possível devido ao fato de os alunos estudarem em um colégio dentro da Universidade. Ele enfatizou a importância de unir teoria e prática, afirmando que essas experiências proporcionam aprendizado e conhecimento aos estudantes, e concluiu: “É um privilégio que eles tenham essas experiências para aprender e saber”. Os alunos do 2º ano do Ensino Médio acompanharam as apresentações de cada itinerário.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de julho de 2023 às 16:09
Compartilhar Comente

Deixe um comentário