Colégio Unesc

Estudantes do Colégio Unesc apresentam projetos de empreendedorismo na Universidade

Estudantes do Colégio Unesc apresentam projetos de empreendedorismo na Universidade
Mais imagens

Você já pensou na possibilidade de  adolescentes mergulharem no mundo do empreendedorismo e se sentirem estimulados a proporem soluções para problemas reais?  Essa incrível realidade está sendo realizada por meio do projeto Empreende Colégio Unesc, que está em sua segunda edição. 

Esse projeto foi minuciosamente elaborado e pensado exclusivamente para os estudantes do Ensino Médio, proporcionando a eles a oportunidade de compartilhar seus planos de negócios desenvolvidos ao longo do semestre de 2023, dentro do Itinerário Formativo de Empreendedorismo.

As apresentações das propostas foram realizadas na manhã desta segunda-feira (4/07) em formato de "Pitch", com um tempo máximo de sete minutos tanto para os apresentadores quanto para a banca avaliadora. O evento ocorreu no Auditório Edson Rodrigues e contou com a participação de oito grupos, cada um apresentando seu projeto de forma entusiasmada.

De acordo com a professora Sarah Silva Ramos, responsável pela disciplina de Empreendedorismo, os estudantes enfrentaram o desafio de criar, em equipe, seus próprios planos de negócios ao longo dos meses de abril e maio. “Essas ideias foram desenvolvidas com base em suas experiências, e em visita aos espaços da Universidade e do Colégio, onde puderam identificar ações que podem ser aprimoradas ou adaptadas”, disse. 

Segundo a diretora do colégio, Marcela Gava, empreender vai além de criar algo novo, também envolve aprimorar algo já existente com o objetivo de inovação. “Nossos alunos foram desafiados a apresentar planos de ideias baseados em situações reais relacionadas ao Colégio e aos espaços do Campus. Eles foram incentivados a alinhar essas propostas com estratégias de mercado, visando trazer benefícios para as pessoas que utilizam esses espaços, e propor mudanças positivas”, disse ela, que fez parte da banca avaliadora.

Espírito empreendedor

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, é verdadeiramente encantador ver os estudantes do Ensino Médio ampliando sua visão e enxergando as soluções que podem ser aplicadas no cotidiano. 

“Desenvolver essas competências é um compromisso de uma Instituição que tem um Colégio dentro da nossa Universidade. A nossa formação é diferenciada, e é fundamental que nossos estudantes, na educação básica, possuam uma visão crítica e analítica do mundo em que vivem”, disse a pró-reitora, acrescentando que “prepará-los para a vida é nossa responsabilidade, e, por essa razão, é fundamental estimulá-los a identificar as oportunidades de aprimoramento em tudo o que fazemos”.

Gisele mencionou ainda que foi uma manhã extremamente enriquecedora e repleta de compartilhamento de conhecimento. “Percebemos que esse exercício é apenas o começo de uma jornada significativa que todos eles estarão construindo daqui para frente. A pró-reitoria também destaca o compromisso institucional de preparar os estudantes para enxergarem o mundo com uma perspectiva voltada à Pesquisa, Inovação e Extensão”, acrescenta.

O Assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann, destacou que não há dúvidas de que iniciativas como essas são fundamentais para manter vivo o espírito empreendedor desses jovens, preparando-os para um futuro em que poderão destacar-se no mercado ao colocarem suas ideias em prática. 

“Aqueles que se envolvem com empreendedorismo desde cedo têm uma vantagem distintiva em relação aos seus pares. Essa experiência funciona como um banco de talentos, repleto de possibilidades e potenciais”, mencionou ele.

“Participar de um evento como esse foi verdadeiramente gratificante, pois nos permite testemunhar em primeira mão o brilho e o entusiasmo desses jovens empreendedores”, completa Engelmann.

Propostas

“Durante suas apresentações, eles demonstraram propostas que podem ser implementadas de forma imediata, bem como decisões que podem ser tomadas a longo prazo. Agora, surge o desafio de colocar essas ideias em prática”, descreveu Sarah.

A intenção, conforme o coordenador do Ensino Médio, professor Gian Carlos da Silva, é levar essas propostas à reitoria. As três melhores iniciativas serão divulgadas nas próximas semanas. “O objetivo é transformar essas ideias em realidade, trazendo benefícios tangíveis para a comunidade acadêmica e escolar”, finalizou.

Temas apresentados pelos estudantes:

- Reforma nos banheiros

- Sinalização no campus (placas nos blocos)

- Aquecedor na piscina

- Uma Unesc melhor (melhoria no parquinho e lanchonete)

- Clínicas integradas (reformas na recepção e farmácia)

- Sinalização na saída da Unesc próximo ao Cedup

- Problemática dos pombos e separação do lixo

- E a creche?

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de julho de 2023 às 08:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário