Colégio Unesc

Transição: Estudantes do Colégio Unesc vivenciam experiência inovadora e preparatória para o próximo ano letivo

Transição: Estudantes do Colégio Unesc vivenciam experiência inovadora e preparatória para o próximo ano letivo
Mais imagens

Os estudantes do 5º ano do Colégio Unesc embarcam, na manhã desta quinta-feira (7/12), em uma Jornada de crescimento e descobertas. Durante uma atividade especial, eles foram orientados para a transição para o 6º ano. A experiência incluiu uma aula experimental com o programa proposto pela Escola da Inteligência, em parceria com a Instituição, além das disciplinas de Educação Física, Literatura e Geografia.

O encontro inaugural foi com a professora Beatriz Dieke. Nesta etapa os estudantes foram incentivados a escrever cartas para si mesmos, expressando suas expectativas para o próximo ano letivo. “A carta será lida somente no próximo ano e eles vão poder analisar tudo o que escreveram, os medos, a ansiedade, as expectativas para o ano letivo”, contou Beatriz.

Outras disciplinas participaram desse evento especial. Na aula de Educação Física com a professora Sinara Sombrio, as atividades lúdicas deram lugar a práticas esportivas. “Foi uma aula movimentada e divertida, com jogos recreativos e o clássico jogo de queimada”, explicou Sinara.

Em seguida, os pequenos mergulharam na Literatura com a professora Beatris de Freitas e encerraram a jornada com Geografia ministrada por Luan Alves Silva. Essas abordagens diversas proporcionaram uma visão ampla do que os espera no futuro.

“Organizamos um dia dedicado à adaptação dos nossos alunos do 5º ano, que ingressarão no 6º ano pela manhã. Isso visa garantir uma transição tranquila e uma adaptação harmoniosa à nova rotina”, descreveu a diretora Marcela Gava.

Marcela destacou o mix de emoções dos alunos, incluindo curiosidade, satisfação e alegria. “Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de se familiarizar com os professores, colegas dos anos seguintes e receberam informações importantes sobre as novas regras e horários”, falou.

Eloísa Fernandes dos Santos compartilhou sua experiência. “Gostei de fazer a cartinha e incluí algumas perguntas para responder no próximo ano. Colei gravuras virtuais, já que adoro o celular e estou sempre on-line”, sublinhou a aluna.

Para Marcela, oferecer essa experiência é fundamental para que os alunos se sintam seguros diante das mudanças e desafios da nova fase escolar. “Essa abordagem inovadora e cuidadosa destaca o compromisso da escola em oferecer um ambiente acolhedor e preparatório para o crescimento educacional”, enfatizou.

Adaptação

A professora de literatura Beatris observou a importância dessa transição do quinto para o sexto ano para a adaptação dos alunos a novos conteúdos e professores. “É um momento significativo por meio do qual eles passam de um menor número de professores para um maior. É uma oportunidade para que se acostumem com novos horários e compreendam a mudança. Este período é essencial, pois observamos o crescimento e as transformações neles”, contou.

Segundo Beatris, é fundamental que os alunos se sintam seguros, entendendo que esta é apenas mais uma etapa na jornada escolar e que serão introduzidos a um novo mundo de conhecimento. “Estaremos sempre aqui para ajudá-los, pois aprender a lidar com essas mudanças faz parte do processo de amadurecimento. Eles estão saindo do ciclo do ensino infantil, no qual eram os maiores, para o ciclo do sexto ano, onde serão os menores. É essencial que percebam que isso é parte natural do amadurecimento e que passar por esses ciclos é uma parte importante da vida escolar, contribuindo para a formação cidadã”, enfatizou.

Quem também adorou a aula foi o aluno Eduardo Correia dos Reis. “As atividades foram muito divertidas. Os professores também são super legais, e agora estou animado para seguir para a próxima etapa. O que espero para o sexto ano? Espero participar de muitas atividades e aprender ainda mais”, disse.

“Eu curti muito. Foi ótimo aprender várias coisas novas e conhecer os professores. Quanto ao próximo ano, o sexto ano, eu acredito que será mais desafiador do que o quinto, mas ao mesmo tempo, acho que será bem interessante. Os professores me pareceram acolhedores e divertidos, o que é ótimo”, comentou a aluna Isabela Furlan Leal. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2023 às 09:26
Compartilhar Comente