AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Turma do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc está com inscrições abertas

Turma do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc está com inscrições abertas
Podem participar profissionais de Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia (Foto: Arquivo 2018) Mais imagens

O processo seletivo para a nova turma do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc está com inscrições abertas. A oportunidade, especial para profissionais de Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, segue até o dia 24 de janeiro. Os participantes poderão optar pela especialização em Atenção Básica/Saúde da Família ou em Saúde Coletiva e, aqueles que forem aprovados, receberão bolsas de estudo do Ministério da Saúde e desenvolverão atividades em Unidades de Saúde de Criciúma. São oferecidas nove vagas para a residência em Atenção Básica/Saúde da Família e 12 vagas para Saúde Coletiva. As inscrições devem ser realizadas das 13h às 19h na Pró-Reitoria Acadêmica, localizada no segundo pavimento do Bloco da Reitoria.

Segundo o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, o Ministério da Saúde concede as bolsas de estudo aos participantes, a Unesc oferta o aporte teórico e de formação e a Secretaria da Saúde de Criciúma, o campo prático para a realização das atividades. A especialização ocorre durante 24 meses, com uma carga de 5.760 horas, sendo 80% prática e 20% teórica.

Conforme o professor da Unesc, o objetivo é qualificar profissionais para desenvolverem práticas de promoção, prevenção e recuperação da saúde. “O Residência Multiprofissional se caracteriza pelo aprendizado no serviço. Desde a criação do SUS (Sistema Único de Saúde), entende-se ele como um local também de formação profissional e humana”, afirma Soratto. 

Na Unesc, o Programa de Residência Multiprofissional começou as atividades em 2010. Ele é coordenado pela professora Luciane Bisognin Ceretta e desenvolve o seu trabalho em 20 Unidades de Saúde de Criciúma. 

As linhas de pesquisa são variadas e abrangem diversas áreas do conhecimento. Os detalhes sobre cada uma delas e mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontrados nos editais abaixo:

Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família 2019/1

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva 2019/1

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de janeiro de 2019
Compartilhar Comente

Centac amplia horário de atendimento em janeiro

Centac amplia horário de atendimento em janeiro
Local passa a funcionar das 9 às 19 horas a partir desta quinta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os acadêmicos e futuros estudantes da Unesc ganharão mais tempo para realizar matrículas, renegociar mensalidades e tirar dúvidas durante o mês de janeiro. A Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) estenderá o horário de funcionamento a partir desta quinta-feira e ficará de portas abertas das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

O horário especial vai até o dia 5 de fevereiro. A partir do dia 6, a Centac volta a atender em horário normal, das 8h30 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 16 de janeiro de 2019 às 16:59
Compartilhar Comente

Unesc tem projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Unesc tem projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Doze pesquisadores da Unesc receberão aporte financeiro do CNPq/Universal (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc colheu em 2018, os frutos dos investimentos em pesquisa que vêm sendo realizados há anos pela Instituição em diversas áreas. A pesquisa, em especial, fechou o ano com conquistas importantes, como a aprovação de três novos doutorados (em Educação, em Desenvolvimento Socioeconômico e em Ciência e Engenharia de Materiais) pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no segundo semestre. Além disso, no fim do ano, a Unesc teve a aprovação de 12 projetos de pesquisa pelo edital de Chamada Universal do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Com isso, as iniciativas irão receber aporte financeiro para três anos de atividades, incluindo bolsas de iniciação científica para estudantes da Unesc.

Esse edital contempla projetos de todas as áreas do conhecimento. O CNPq – ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – realiza uma avaliação da importância científica e tecnológica do projeto e aprova os que considera como os melhores do Brasil.

Do montante dos recursos federais a serem destinados, 30% vai para o Norte e o Nordeste. Os outros 70% se dividem entre as regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste. “Nossos pesquisadores estão em uma região muito competitiva. Especialmente em se tratando do eixo Rio-São Paulo, que concentra o maior número de pesquisadores e universidades. Aprovar 12 projetos em um edital Universal, independente dos valores, significa o reconhecimento da qualidade da pesquisa desenvolvida na nossa Universidade”, afirma o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo.

Segundo ele, os projetos que foram aprovados em 2018 estão vinculados a temas inéditos ou que o pesquisador já está aprofundando. Os 12 professores doutores contemplados pelo edital pertencem aos PPGs (Programas de Pós-Graduação): CEM (Ciência e Engenharia de Materiais); SCol (Saúde Coletiva); CS (Ciências da Saúde), DS (Desenvolvimento Socioeconômico) e E (Educação). Além dos projetos aprovados no edital de 2018 – que começa a vigorar em 2019 – a Unesc tem outros em andamento, e que foram contemplados no edital de 2016, com vigência de 2017 a 2019.

Incentivo à iniciação científica

Montedo explica que cada projeto contemplado recebe, além do valor conforme a faixa prevista no edital, recurso para o pagamento de um bolsista de iniciação científica durante três anos. “Com essa bolsa, contribuímos para formação integral do acadêmico ao inserir aspectos da pesquisa nos estudantes participantes do projeto. Essas bolsas colaboram com a qualificação do aluno e melhoram os indicadores de desempenho da Instituição”, considera.

Pesquisa em evolução 

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc considera que a aprovação de três doutorados e de um número crescente de projetos na Chamada Universal do CNPq, faz parte de um processo de evolução da pesquisa na Universidade iniciado há alguns anos. “Com os recursos para a pesquisa no Brasil cada vez menores, ter 12 pesquisadores contemplados significa muito”, comenta.

Segundo Oscar, o apoio que a Universidade dá para a realização de estudos científicos, permite que os professores consigam reverter o fomento destinado em geração de conhecimento e produção científica. E as publicações destas pesquisas em revistas científicas reforçam a importância do que está sendo feito na Instituição. “Uma pós-graduação e uma pesquisa fortes melhoram a qualidade da graduação, porque esses professores também estão nestes cursos”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 16 de janeiro de 2019 às 14:01
Compartilhar Comente

Professores da Unesc vão compor Câmara Técnica do Crefito-10

Professores da Unesc vão compor Câmara Técnica do Crefito-10
Decisão foi tomada no início da última semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores do curso de Fisioterapia da Unesc, Sandro Ressler e Willians Longen, vão compor a Câmara Técnica de Fisioterapia Traumato-Ortopédica do Crefito-10 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Santa Catarina). A decisão foi tomada no início da última semana.

Conforme Longen, as Câmaras Técnicas são responsáveis por analisar e emitir pareceres e prestar assessoria ao Conselho Profissional, atuando em casos que envolvem a Fisioterapia no campo da Traumato-Ortopedia. “É uma área de atuação do profissional de grande relevância, pois envolve a maioria dos transtornos de ordem ortopédica e traumatológica, perspectivas de promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação musculoesquelética das pessoas”, esclarece.

O professor também destaca ainda a Câmara em evidencia no âmbito acadêmico. “A atuação da Câmara Técnica também está envolvida na graduação e no curso de Pós-Graduação Lato Sensu e Strico Sensu, envolvendo várias dimensões da funcionalidade humana”, completa.

Os docentes passarão a integrar a Câmara acompanhados de outros dos profissionais Issislan Kuhn, de Concórdia, e Marcos Lisboa, de Florianópolis.

Atuação


Os professores já contam com experiência em gestão de saúde. Como membros efetivos da Abrafito (Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica), Longen e Ressler presidem a Abrafito-SC em gestão de 2017 a 2019.

Os docentes também realizam trabalhos de orientação de estágio obrigatório nas Clínicas Integradas da Universidade. Longen também é professor pesquisador do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e professor coordenador do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Traumato-Ortopédica da Unesc.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de janeiro de 2019 às 13:37
Compartilhar Comente

Unesc participa de Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência

Unesc participa de Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência
Evento ocorre na quinta-feira (24/1) e oferece diversas vagas em 12 empresas (Foto: Arquivo) Mais imagens

A união de forças entre empresas da região promete mais uma vez fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Isso porque ocorrerá dia 24 de janeiro o Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência. O evento oferecerá vagas de empregos para pessoas com deficiências físicas e intelectuais, nas mais diversas categorias e cargos das empresas. Entre as instituições participantes estão, Alinhar Consultoria, Angeloni Supermercados, Betha Sistemas, GDM Plásticos, Hospital São João Batista, Instituto Maria Schmitt, Portinari, TotalPlast, Ufo Way Denim Brasil, Unesc, La Moda e Vanelise Confecções. O Feirão acontece na Universidade, no Bloco XXI das 9 às 17 horas.

Ao chegar na Instituição o interessado poderá conhecer as empresas, os cargos, tirar dúvidas, produzir um currículo e se cadastrar para as vagas. Após os cadastros, as empresas ficarão a cargo da escolha dos candidatos. O evento ocorrerá em parceria com o Sine (Sistema Nacional de Emprego), órgão que dá suporte à população na hora de contratação, e da Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação do município.

“É uma oportunidade de atrair as pessoas para a Universidade e oportunizar a inserção delas no mercado de trabalho entre as 11 empresas participantes”, comenta a Analista do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Unesc, Juliane Barp Rosso Orland.

Para facilitar o acesso ao evento dois horários de ônibus gratuitos serão disponibilizados entre os terminais. A linha de ônibus sairá às 8h do Terminal da Próspera, passará pelo Terminal Central e irá para o Terminal do Bairro Pinheirinho. Às 9h30min sairá do Terminal do Pinheirinho fazendo o trajeto de retorno. No período da tarde, o trajeto será o mesmo, saindo às 13h30min do Terminal da Próspera e o retorno às 15h do terminal do Pinheirinho. O ônibus será gratuito, e as pessoas deverão apresentar a carteirinha que comprove ser um portador de deficiência.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 15 de janeiro de 2019 às 15:28
Compartilhar Comente