AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Museu da Infância Unesc ensina a confeccionar brinquedos tradicionais com materiais reutilizáveis

Museu da Infância Unesc ensina a confeccionar brinquedos tradicionais com materiais reutilizáveis
Oficina de confecção de peteca e bilboquê foi realizada por meio de live nesta terça-feira (18/5) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os tradicionais brinquedos peteca e bilboquê ganharam os holofotes nesta terça-feira (18/5), data na qual é celebrado o Dia Internacional dos Museus. Em alusão à celebração e à programação da 19ª Semana Nacional de Museus, o Museu da Infância Unesc promoveu uma oficina com instruções para a confecção dos brinquedos tradicionais com materiais reutilizáveis.

Além desta ação realizada por meio de live, o setor protagonizará um encontro virtual em torno da temática “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar” com a intenção de reunir trabalhadores em museus da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a partir das 19h30.

A equipe envolvida na preparação da transmissão, a bolsista do Setor Arte e Cultura Sandra Regina Bittencourt Figueira, e as estagiárias do Museu da Infância, Luana dos Santos Joaquim e Aline Delavechia Rodrigues, disponibilizou uma lista com todos os materiais necessários e montou ao vivo modelos dos brinquedos, sugerindo novas opções de matéria prima.

Com a escolha, conforme Aline, foi possível ainda ensinar a forma de brincar com os materiais e valorizar brinquedos utilizados há séculos. “Os são de origem indígena. O bilboquê, por exemplo, existe há mais de dois mil anos no Brasil”, acrescentou.

A transmissão completa pode ser assistida na página @museudainfanciaunesc.

Encontro regional

Os interessados em participar do segundo momento do dia, o Encontro de Trabalhadores em Museus da Região da Amrec, a partir das 19h30, podem encontrar também na página o link da sala virtual do Google Meet ou solicitá-lo por meio do endereço museudainfancia@unesc.net.

Os eventos fazem parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, que ocorre em todo o território nacional entre os dias 17 a 23 de maio de 2021.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de maio de 2021 às 22:14
Compartilhar Comente

Deixe um comentário