AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos colaboram na definição de ações do Plano de Desenvolvimento Institucional

Acadêmicos colaboram na definição de ações do Plano de Desenvolvimento Institucional
Na manhã de quarta, professores, funcionários, gestores e acadêmicos estiveram reunidos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O terceiro e último dia da etapa de levantamento de ações do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Unesc iniciou na manhã desta quarta-feira (20/11) com a presença de estudantes, que se juntaram a gestores, professores e funcionários para dialogar e levantar ações para os 12 eixos estratégicos que já haviam sido elencados ao longo do ano, durante os encontros que envolveram professores, funcionários, estudantes do Colégio Unesc e dos cursos de graduação, de Mestrado e Doutorado e a comunidade externa.

A participação presencial dos estudantes nas atividades desta etapa do PDI continuará na tarde desta quarta-feira. No período noturno, além da colaboração presencial, os acadêmicos poderão sugerir ações de maneira online.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, deu as boas-vindas aos participantes desta etapa do PDI, em um encontro antes dos participantes iniciarem os trabalhos em grupo. Segundo ela, o PDI é um momento de construção coletiva da Unesc, de escuta, diálogo e reflexão e de apontamento do que é preciso fazer durante os cinco anos de ciclo de vida do Plano. “O PDI é um documento orientador das atividades da gestão e em uma Universidade Comunitária como a nossa, ele não poderia ser feito sem a participação de todos. É pautado na missão, na visão e nos valores da nossa Universidade. O nosso foco é excelência acadêmica e em como podemos desenvolver as ações para que tenhamos sempre o melhor desempenho e resultado”.

Plano de Desenvolvimento Institucional


O PDI é uma iniciativa da Reitoria da Universidade, executada pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional). Iniciado de 2018, promove diálogos sobre o futuro da Universidade, com um planejamento a ser traçado até 2023. Na primeira etapa, mais de mil pontos foram elencados. Na segunda, 26 eixos temáticos foram selecionados e propostos para debate e fomento de ideias. A partir dos 26 eixos, 12 foram consolidados e foram trabalhados também na segunda-feira (18/11) por professores e funcionários.

Os eixos trabalhados pelo PDI nesta semana tratam dos assuntos: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação, internacionalização, meio ambiente e valores humanos, extensão, avaliação institucional, inovação, responsabilidade social, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira e captação de recursos, políticas de atenção ao estudante e educação inclusiva. A partir dos eixos definidos, seus objetivos e metas, a Unesc passará a elaborar as ações e prazos para que eles sejam atingidos.

Ensino em debate

As atividades do PDI ocorrem durante o recesso acadêmico de três dias, e estão incluindo, desde a terça-feira (19/11), a análise e discussão do ensino de graduação e pós-graduação.

Na manhã desta quarta-feira, professores e coordenadores dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc estiveram reunidos para mais uma etapa do planejamento da pós-graduação na Universidade. Após mais um encontro dos grupos de discussão, houve a socialização das ideias e sugestões. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, e contaram com a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de novembro de 2019 às 15:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário