AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores contribuem para a construção da Unesc do amanhã

Professores contribuem para a construção da Unesc do amanhã
Atividades seguiram em ritmo acelerado nesta terça-feira (19/11) (Fotos: Leonardo Ferreira/ Mayara Cardoso) Mais imagens

Os professores da Unesc estão vivenciando experiências para a construção da Unesc do amanhã. Ao longo desta terça-feira (19/11) eles estiveram no Auditório Ruy Hülse para a palestra “Ressignificação do ecossistema curricular: a experiência formativa na construção da aprendizagem e da horizontalização educacional”. No período noturno, os docentes foram divididos em dez grupos e socializaram suas reflexões sobre a ressignificação do ensino na Universidade. A iniciativa foi promovida dentro do Inova Unesc (Programa de Inovação Curricular e Pedagógica) e do PPI (Projeto Pedagógico Institucional).

O diretor de Ensino de Graduação da Universidade, Marcelo Feldhaus, explicou que a ideia é propor novas estratégias para repensar os processos de ensino e aprendizagem. Para isso, as atividades estimularam professores de distintas áreas do conhecimento em uma conexão entre práticas e metodologias pedagógicas. “O objetivo é buscar a excelência no ensino presencial e EaD (Educação a Distância). Para isso, momentos como este se fazem necessários, com troca de experiências e mudança de mindset em busca de uma ressignificação do ecossistema curricular”, afirmou.

Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, é hora de pensar a Universidade para os próximos 51 anos. “Vivemos um cenário desafiador e provocativo. Estamos aqui para ajudar a nossa Instituição a definir ações que refletirão no futuro. Precisamos buscar o novo, sem perder o que já conquistamos e é tão precioso. Nossa Unesc precisa de todos nós, juntos e unidos”, destacou.

Uma nova construção para a aprendizagem

O ensino superior está em transformação. Esta foi a abordagem da consultora em educação Giuliana Diettrich, que socializou sua experiência na área, fez um resgate sobre a evolução do ensino e fomentou reflexões para o futuro. A palestrante traçou uma linha do tempo abordando cinco eixos: Uso – Aplicação – Experiências – Tecnologias – Sistemas – Ecossistemas.

“Dentro de tudo que é falado, o mais importante é caminharmos todos em uma só direção. Assim tudo fica mais fácil. É importante também dizer que diferenças de ideias são legitimas. O que precisamos então é olhar para uma única direção”, destacou.

Também estiveram presentes no encontro a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toret; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo; a chefe de gabinete da reitoria da Unesc, Gisele Coelho Lopes, e outras lideranças da Instituição.

Ações, como as desta terça-feira, foram desenvolvidas na busca por elevar a excelência no ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Nesta segunda-feira (18/11), foi a vez dos técnicos administrativos contribuírem para a construção da Universidade do futuro. Mais informações sobre as atividades da semana e como participar podem ser obtidas aqui. 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de novembro de 2019 às 22:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito