AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Ciências Econômicas tem palestra em comemoração ao Dia do Economista

Curso de Ciências Econômicas tem palestra em comemoração ao Dia do Economista
Evento comemorativo foi realizado na noite desta terça-feira (14/8) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Celebrado oficialmente no dia 13 de agosto, o Dia do Economista foi comemorado de forma especial com os alunos do curso de Ciências Econômicas da Unesc. Nesta terça-feira (14/8) os acadêmicos contaram com uma Aula Inaugural e comemorativa com o tema “Informações Econômicas que são oportunidades pessoais”. O assunto foi levantado pelo economista e administrador Rafael Costa da Silva.

Rafael atua no mercado financeiro desde 1995, tendo exercido todas as funções na área de gestão de recursos. Ele é administrador de carteiras, credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) desde 2001 com Certificação de Gestores Anbima (CGA), além de ter sido premiado com cinco estrelas pela revista Exame em dezembro de 2017. O palestrante exerce atualmente a função de conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon) na gestão 2017/2019 e é vice-presidente na gestão 2018.

Conforme o profissional, estar entre os acadêmicos falando sobre o assunto é uma oportunidade muito importante, especialmente pelo potencial que Criciúma oferece para trabalhar com a Economia. “A cidade tem um potencial empreendedor muito forte e por isso é sempre um prazer estar aqui e ver o trabalho que a Universidade faz nesse sentido e as oportunidades que o próprio curso abre para os acadêmicos. Diante de tanta necessidade de planejar o futuro e estar preparado para as novas realidades, vejo que o economista é quem tem a caixa de ferramentas ideal para juntar todas as pontas desse jogo”, comentou.

As diversas possibilidades oferecidas aos graduados em Ciências Econômicas também foram assunto levantado pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, em sua fala. “O profissional formado nessa área tem muitas áreas de atuação possíveis e exerce um papel fundamental no cenário em que vivemos. Trabalhamos para capacitá-los da melhor forma e nesta noite vivemos um desses momentos de oportunizar um conteúdo diferenciado. Queremos parabenizá-los pelo Dia do Economista, título que vocês logo terão, e hoje trazemos um profissional com muito conteúdo para compartilhar conosco”, salientou.

Homenagem à Unesc

Também presente no evento, o presidente do Corecon, Alexandre Flores, aproveitou a oportunidade para entregar ao pró-reitor, uma placa em homenagem à Unesc pela passagem dos seus 50 anos.

Antecedendo a palestra de Rafael, o presidente fez ainda o uso da palavra para apresentar aos acadêmicos alguns conceitos sobre a função de economista e um levantamento de atividades feitas pelo Conselho Regional em Santa Catarina, além de dar ênfase à conscientização para que os novos profissionais façam seus registros e atuem de forma regular na profissão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de agosto de 2018 às 22:26
Compartilhar Comente

Mestrado em Educação debate impactos da nova Base Nacional Comum Curricular

Mestrado em Educação debate impactos da nova Base Nacional Comum Curricular
Mesa redonda reuniu professores da rede pública e alunos da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

"A Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio: Implicações para a Educação Básica de Santa Catarina”, foi o tema de uma mesa-redonda que marcou a Aula Inaugural do segundo semestre de 2018 do Mestrado em Educação da Unesc. O debate teve a participação da professora doutoranda da USP, Letícia Vieira e recebeu professores da rede pública de ensino e alunos da Universidade. As discussões foram mediadas pelos professores do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller.

O evento teve o objetivo de avaliar os impactos das mudanças educacionais no Estado e propor reflexões que resultem em ideias de melhorias.

Em sua fala, Letícia chamou a atenção para diversos pontos da proposta da reforma e da base comum e dos desdobramentos dela como, por exemplo, o foco na formação técnica profissional em detrimento de uma formação humana de base. “A gente prepara o aluno para uma coisa muito específica que daqui a pouco não vai mais existir. Noventa por cento das profissões que temos agora não vão existir em 50 anos. Estaremos preparando os estudantes para o desemprego, porque eles não vão ter uma formação de base que os permita acompanhar essa transição do conhecimento”, afirma.

A debatedora falou ainda sobre a precarização da carreira docente e sobre o aumento do número de escolas em tempo integral sem um planejamento financeiro claro. “Vemos a inoperância da reforma que propõem um aumento progressivo das escolas de Ensino Médio em tempo integral sem falar em investimentos e quando aborda, é em forma de convênio com o Banco Internacional com o objetivo de instrumentalizar algumas escolas, e não a rede”. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 14 de agosto de 2018 às 15:41
Compartilhar Comente

Pró-reitora de Ensino do IFRS faz Aula Inaugural da pós em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Pró-reitora de Ensino do IFRS faz Aula Inaugural da pós em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
Professora doutora Clarice Monteiro Escott estará em Criciúma nesta sexta (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebe nesta sexta-feira (6/7) a pró-reitora de Ensino do IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul), Clarice Monteiro Escott, para a palestra “Desafios e Possibilidades da Gestão Escolar Participativa”. A professora doutora vem a convite da pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica para ministrar a Aula Inaugural do curso. O evento ocorre às 19h30, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da Universidade. A palestra é gratuita e aberta ao público, mas é necessário confirmar presença pelo e-mail pos@unesc.net. 

Graduada em Pedagogia Magistério e Pedagogia Orientação Educacional – complementação, Clarice possui mestrado e doutorado em Educação. É professora e pró-reitora de Ensino do IFRS e membro do Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Estudos em Educação e Inovação da mesma instituição e também do Grupo de Pesquisa em Inovação e Avaliação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Coordena o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFES/Polo IFRS no campus de Porto Alegre e atua principalmente nos temas: inovação, currículo, tecnologia, educação profissional técnica e tecnológica, políticas públicas, gestão, avaliação institucional e avaliação educacional.

Especialização na Unesc


A Unesc oferece a possibilidade para os profissionais formados em nível superior nos cursos de Licenciatura aprofundarem os aspectos teóricos e práticos da Gestão Educacional e da Coordenação Pedagógica relacionados ao contexto social, econômico, político e cultural.

A especialização na área traz conteúdos como Sistema Educacional Brasileiro e Políticas Públicas em Educação; Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem; Educação e Diversidade Social; Gestão de Pessoas e Dinâmica Organizacional; Aspectos Psicopedagógicos da Aprendizagem Escolar; Organização e Gestão Escolar; Coordenação Pedagógica: Aspectos Teórico-práticos; Educação Transformadora: Currículo e Avaliação e Didática e Metodologia do Ensino Superior.

A pós em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica tem duração de 18 meses com aulas quinzenais nas sextas-feiras das 18h30min às 22h30min e nos sábados das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Os interessados em investirem na sua qualificação na área podem fazer as inscrições no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado na sala 1 do Bloco P, pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 04 de julho de 2018 às 11:02
Compartilhar Comente

Aula Inaugural do Mestrado em Direito traz professora Mônia Leal

Aula Inaugural do Mestrado em Direito traz professora Mônia Leal
Evento ocorreu nesta terça-feira na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“A Corte Interamericana de Direitos Humanos: A garantia dos direitos no contexto das políticas públicas” foi o tema da Aula Inaugural do Mestrado em Direito da Unesc. Na tarde desta terça-feira (3/4), a professora doutora, pesquisadora e coordenadora do Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), Mônia Clarissa Hennig Leal, falou para estudantes da primeira e da segunda turma do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito).

“É um orgulho e uma alegria estar aqui falar um pouco da minha pesquisa, especialmente porque quem se dedica à área acadêmica procura o compartilhamento. E que bom ter espaços como este. Estar aqui em uma universidade que eu considero coirmã da Unisc, pela vocação de Universidade Comunitária, por sua raiz na sociedade e que se constitui em uma perspectiva democrática”, afirma.

Mônia possui graduação, mestrado e doutorado em Direito e pós-doutorado pela Universität Heidelberg (Ruprecht-Karls), uma das universidades públicas de maior prestígio na Alemanha. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição, jurisdição constitucional, legitimidade e abertura democrática da jurisdição constitucional, amicus curiae, controle de constitucionalidade, controle jurisdicional de políticas públicas, ativismo judicial e judicialização da política, estado democrático de direito, direitos fundamentais e teoria dos direitos fundamentais.

Mônia ainda é pesquisadora e Membro do Conselho Superior e do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas e Sociais da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul).

A Aula Inaugural foi prestigiada pelo vice-reitor, Daniel Preve, pelo coordenador do PPGD, Antônio Wolkmer, pelo coordenador adjunto, Reginaldo Vieira e pelo coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos de Medeiros Júnior. Durante as falas, eles deram as boas-vindas aos estudantes e abordaram a importância da pesquisa na área do Direito e a parceria entre Unesc e Unisc no desenvolvimento de trabalhos que têm como foco a sociedade e os Direitos Humanos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 03 de abril de 2018 às 17:37
Compartilhar Comente

Garantia dos Direitos Humanos nas políticas públicas é abordada em evento na Unesc

Garantia dos Direitos Humanos nas políticas públicas é abordada em evento na Unesc
Professora Mônia Hennig estará na Aula Inaugural do Mestrado em Direito (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc receberá nesta terça-feira (3/4), a professora doutora, pesquisadora e coordenadora do Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul, Mônia Clarissa Hennig Leal, para a Aula Inaugural do Mestrado em Direito. O evento, aberto aos interessados, ocorre às 15 horas no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P. Em sua fala, Mônia vai abordar o tema “A Corte Interamericana de Direitos Humanos: A garantia dos direitos no contexto das políticas públicas”.

Mônia possui graduação, mestrado e doutorado em Direito e pós-doutorado pela Universität Heidelberg (Ruprecht-Karls), uma das universidades públicas de maior prestígio na Alemanha. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição, jurisdição constitucional, legitimidade e abertura democrática da jurisdição constitucional, amicus curiae, controle de constitucionalidade, controle jurisdicional de políticas públicas, ativismo judicial e judicialização da política, estado democrático de direito, direitos fundamentais e teoria dos direitos fundamentais.

Mônia ainda é pesquisadora e Membro do Conselho Superior e do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas e Sociais da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul). 

O evento é uma realização do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc). Mais informações pelo telefone (48) 3431-4548.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 02 de abril de 2018 às 15:46
Compartilhar Comente