AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Verão Mais Unesc: saúde e movimento à beira mar

Em uma estrutura montada na faixa de areia em frente ao restaurante Verdão, centenas de veranistas participaram das atividades do projeto Verão Mais Unesc, no sábado e domingo, no Balneário Rincão. O projeto, realizado pela equipe Unesc em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão e Jornal A Tribuna, contou com atividades como vôlei, frescobol, bocha, zumba, orientação e atendimentos em saúde, mesa de pintura, cama elástica e também treino funcional.


O projeto conta com aulas de zumba, às 11h e às 17h, que inicialmente reuniu mais de 300 pessoas que encantaram-se com a variedade de coreografias propostas pela professora Preta Rodenbush. Ao final de cada aula, os participantes receberam brindes da Unesc. Já no treino funcional, crianças, jovens e idosos se revezaram em um circuito de aproximadamente 25 minutos de atividade. “Todo mundo tem capacidade de fazer, no seu limite, conforme o exercício, sempre tomando cuidado com cada um que está treinando”, explica a acadêmica de Educação Física da Unesc, Júlia Mattos. “É muito importante levar o exercício físico para a população, como levamos esse exercício funcional, no qual procuramos nos divertir e melhorar a qualidade de vida das pessoas, tentando fazer com que essa seja a porta de entrada do exercício físico, com muita diversão e alegria”, acrescenta o acadêmico Ramiro Doyenart, estudante do curso de Bacharelado em Educação Física da Unesc. A aproximação do exercício com a comunidade é o objetivo do projeto.


Para a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, o primeiro final de semana do Verão Mais Unesc foi extremamente positivo. “Superou totalmente as nossas expectativas com muitos participantes. Estamos muito felizes com essa parceria, pois estamos juntos da comunidade. Queremos reforçar o convite para que nos próximos finais de semana as pessoas venham participar novamente”, salienta. A Diretora de Extensão da Unesc reforça que este projeto está totalmente vinculado ao papel comunitário da nossa universidade. “A Unesc é comprometida com as questões sociais e busca a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade, associando ensino, pesquisa e extensão, cumprindo assim, sua missão por meio do projeto Verão Mais Unesc”, destaca.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, iniciando suas atividades das 7h30 às 12 horas, e à tarde, das 15 às 19 horas.
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de janeiro de 2019 às 18:35
Compartilhar Comente

Unesc promove atividades no Verão Mais do Balneário Rincão

A Unesc iniciou neste sábado as atividades do Verão Mais, projeto realizado em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão e Jornal A Tribuna. O projeto iniciou às 7h30 deste sábado (05/01), na estrutura montada à beira-mar, próximo ao Verdão. O tempo nublado não afastou os veranistas que foram participar de atividades como circuito funcional, zumba, cabo de guerra, atendimentos de saúde, vôlei, distribuição de brindes, entre outras ações.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, com atividades das 7h30 às 12h, e das 15h às 19h. Quem circulou pela estrutura montada na beira da praia, elogiou a iniciativa. "Nós ouvimos a propaganda e viemos aproveitar. Foi muito bom, fiz zumba, cabo de guerra e ainda ganhamos brindes", conta a veranista Adriana Pereira. Já Fabiana Felisberto Nepomuceno, que mora no Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa. "Foi muito bom. Não perdi uma atividade. Vim com a mãe, tia, e a família toda".

Além das atividades esportivas, as crianças que foram ao local puderam participar de brincadeiras na cama elástica, mesa para pinturas e recreação que foram comandadas por professores e alunos da Universidade e dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Educação Física e profissionais da prefeitura de Balneário Rincão.

A coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, afirma que o grupo de trabalho do projeto está se preparando para oportunizar uma boa experiência para quem passar pelo local. “Estamos em uma sinergia muito boa para fazer o melhor”.

Confira as atividades do primeiro final de semana: 

Programação Unesc na Praia do Rincão dias 05 e 06 de janeiro.

Período da Manhã

07h30: Caminhada orientada;

09h em diante; 

Stand com orientações de saúde;

Alongamento e terapia manual;

Escultura na areia, pintura e desenhos;

Futebol trave livre;

Voleibol e futevôlei;

Frescobol;

Bocha;

Espirobol

09h30 às 10h30 : circuito funcional;

09h30, 10h30, 11h30: cabo de guerra com sorteio de brindes;

09h45, 10h45, 11h45: pula corda gigante com sorteio de brindes;

11h: Zumba

 Período da Tarde: 

15h em diante: 

Stand com orientações de saúde;

Alongamento e terapia manual;

Escultura na areia, pintura e desenhos;

Futebol trave livre;

Voleibol e futevôlei;

Frescobol;

Bocha;

Espirobol

15h45, 16h45, 17h45: pula corda gigante com sorteio de brindes;

16h30 às 17h30 : circuito funcional;

17h: * Zumba (somente no sábado);

16h, 17h, 18h: cabo de guerra com sorteio de brindes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de janeiro de 2019 às 08:57
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc vai agitar o Balneário Rincão em janeiro

Verão Mais Unesc vai agitar o Balneário Rincão em janeiro
Convênio entre Universidade, prefeitura e Grupo A Tribuna foi firmado nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os veranistas e moradores do Balneário Rincão terão um janeiro agitado na orla. O projeto Verão Mais Unesc estará na área central da praia do primeiro ao último fim de semana do mês de janeiro de 2019, pela manhã e tarde, com atividades esportivas, de lazer e de recreação comandadas por professores e alunos da Universidade e por profissionais da prefeitura de Balneário Rincão.

O convênio do Verão Mais Unesc foi assinado nesta quarta-feira (19/12) entre a Universidade, a prefeitura de Balneário Rincão e o Jornal A Tribuna. O projeto inicia em 5 de janeiro de 2019 e oferecerá ao público caminhadas orientadas, orientações de saúde, alongamento, terapias manuais, futebol, frescobol, vôlei, escultura na areia, pintura, desenho, bocha, espirobol, pula corda gigante, zumba, circuito funcional, cabo de guerra e sorteio de brindes.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, afirmou que a Universidade quer ser parceira de todas as ações que visam o bem-estar da comunidade. “Queremos agradecer a prefeitura e ao Jornal A Tribuna por estar junto conosco para viabilizar esse projeto. A Unesc é uma Universidade Comunitária e está sempre aberta. Temos as melhores expectativas para o Verão Mais”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego agradeceu a parceria do poder municipal de Balneário Rincão e do grupo A Tribuna para a realização do projeto. “É uma união de esforços para iniciarmos o 2019 de uma maneira empolgante e próxima da comunidade. É um projeto bem importante”.  

A coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, afirma que o grupo de trabalho do projeto está se preparando para oportunizar uma boa experiência para quem passar pelo local. “Estamos em uma sinergia muito boa para fazer o melhor”.

O diretor do Jornal A Tribuna, Dorvanil Vieira, afirma que o objetivo é proporcionar momentos de lazer e descontração, aliados a informações importantes para os veranistas e moradores do município.

Segundo o diretor de Turismo de Balneário Rincão, Fernando Casagrande, é interesse do município realizar ações que incrementem o turismo na praia, e o projeto Verão Mais é um exemplo disso.  

A reunião teve ainda a presença do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Edmilson Braz Carlos e da vice coordenadora do projeto Verão Mais Unesc, Ana Paula Tiscoski Coelho.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 19 de dezembro de 2018 às 18:12
Compartilhar Comente

Projeto Fitoterapia Racional encerra atividades de 2018 com revisão do aprendizado e elaboração de apostila

Projeto Fitoterapia Racional encerra atividades de 2018 com revisão do aprendizado e elaboração de apostila
Encontro ocorreu na Unesc e reuniu agentes da Pastoral da Saúde (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Reunir o conhecimento popular das agentes da Pastoral das Saúde com o conhecimento científico da Universidade para promover a saúde e o bem-estar da população, por meio do uso de plantas medicinais, é o foco do projeto “Fitoterapia Racional: Aspectos Taxonômicos, Agroecológicos, Etnobotânicos e Terapêuticos”. Realizado há 18 anos, por meio da parceria entre Unesc e Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma, o projeto de extensão envolve 450 agentes da Pastoral, divididos em cerca de 30 grupos que atuam entre Lauro Müller e Passo de Torres. Nesta terça-feira (11/12), realizou-se o encerramento das atividades de 2018, com uma revisão das plantas estudadas ao longo do ano e uma confraternização.

As trocas de informações com as agentes da Pastoral da Saúde ocorrem todos os meses, quando professores e estudantes do curso de Ciências Biológicas e Farmácia da Unesc recebem o grupo para estudar uma planta. O último encontro do ano marcou também a finalização de uma apostila que será distribuída às lideranças da Pastoral das regiões da Amesc e Amrec. Posteriormente, a apostila servirá de apoio para os encontros realizados com as demais agentes da pastoral, que multiplicam a informação. Este documento compila as informações botânicas, etnobotânicas, agroecológicas, farmacológicas e terapêuticas advindas do contexto popular, tradicional e científico das plantas medicinais estudadas. 

“São 10 plantas estudadas ao longo do ano. Estudamos da origem do uso popular até as pesquisas científicas que estão sendo feitas, como usar, as indicações, contraindicações, restrições de uso. A partir do momento que começamos a participar, nós nos fortalecemos. Os agentes sabem identificar as plantas, mas a parceria no projeto agregou muito ao conhecimento tradicional que já possuíam. Isso faz com que estejamos melhor qualificados para fazer o nosso trabalho. O conhecimento popular aliado ao científico faz com que nossa fala tenha mais credibilidade ainda”, afirma a coordenadora da Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma, Maria Rosa Fernandes Mendes.

Segundo ela, o projeto ainda conseguiu documentar o que até então era repassado por meio das gerações, pela tradição oral. “Os agentes são comprometidos e sabem da importância de participar e aprender cada vez mais. Eles estão repassando o conhecimento e ajudando a perpetuá-lo na comunidade”.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora do curso de Farmácia da Unesc, Angela Erna Rossato, ele agrega um valor inestimável tanto para a comunidade como para a Universidade pois além do saber popular sinalizar potenciais espécies para estudos científicos, há o registro destas informações, que uma vez compiladas, estarão disponíveis para as gerações futuras. “Há ainda a inserção do acadêmico com demandas da comunidade, vivenciando na prática os aspectos da profissão. O projeto agrega pesquisa, ensino e extensão, pois várias demandas instigam pesquisas, na forma de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Pesquisa Científica) e PIC (Programa de Iniciação Científica), além de dissertações e teses, também agregam conhecimento às disciplinas de Botânica, Farmacognosia e Fitoterapia vinculadas ao curso de Farmácia da Unesc”, afirma.

Nos encontros na Unesc, os participantes do projeto podem visitar o Horto Florestal, onde além de exemplos de uso e cultivo das plantas, eles podem identificar cada espécie por meio do tato, visão e olfato.

Associação Catarinense de Plantas Medicinais

Ainda na terça-feira, a Universidade recebeu a visita de membros da ACPM (Associação Catarinense de Plantas Medicinais) para uma reunião e posse da nova diretoria. A ACPM possui 18 anos e tem entre os membros da nova gestão (que ficará quatro anos à frente da entidade), representantes da Unesc.

Nova diretoria
Kátia Mara Batista - Presidente
Fernando Hellmann - Vice-presidente
Karen Berenice Denez - Primeira Secretaria
Angela Erna Rossato - Segunda Secretária (Professora da Unesc)
Jaci Helena Perottoni - Primeira Tesoureira
Antônio de Miranda Wosny - Segundo Tesoureiro
Vanilde Citadini Zanette - Coordenação de Eventos e Divulgação (Professora da Unesc)
Maique Weber Biavatti - Coordenação de Ciência e Tecnologia
Patrícia de Aguiar Amaral - Coordenação de Relações Internacionais (Professora da Unesc)

Conselho Fiscal
César Paulo Semionato
Angélica Garcia Couto
Alésio dos Passos Santos

Suplentes do Conselho Fiscal
Marilda Souza Velho
Maria Rosa Mendes
Tony de Carlo Vieira

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de dezembro de 2018 às 13:59
Compartilhar Comente

Unesc participa do pedágio solidário da AMA

Unesc participa do pedágio solidário da AMA
Alunos do projeto desenvolvido pela Universidade na associação colaboraram com a coleta de doações (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A AMA REC (Associação de Pais e Amigos dos Autista da Região Carbonífera) realizou um pedágio solidário, sábado (10/11), com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção das atividades na escola. AUnesc esteve presente na ação por meio de alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia que participam do projeto “Cidadania e Saúde: Cuidado Compartilhado ao Autista”, desenvolvido na AMA REC.

Segundo o professor do curso de Nutrição, Marco Antônio Silva, o projeto começou em 2005 e realiza inúmeras atividades visando a saúde compartilhada entre familiares, colaboradores e os autistas que frequentam a escola.

Estão à frente do projeto o professor Marco Antônio da Silva, Graziela Amboni (Psicologia), Maria Teresa Soratto e Mira Dagostim (Enfermagem) e Ariete Minetto (Fisioterapia).

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2018 às 11:53
Compartilhar Comente