AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Jornada de Fisioterapia da Unesc aborda temas relacionados à profissão e ao atendimento de pacientes oncológicos

Jornada de Fisioterapia da Unesc aborda temas relacionados à profissão e ao atendimento de pacientes oncológicos
Jornada de Fisioterapia da Unesc aborda temasrelacionados à profissão e ao atendimento de pacientes oncológicos Mais imagens

O papel do fisioterapeuta no enfrentamento à Covid-19, pesquisa em Fisioterapia, atuação do profissional no cuidado de pacientes oncológicos e atendimento fisioterapêutico neurofuncional são alguns dos assuntos abordados nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/10), durante a 22ª Jornada Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Unesc. Pela primeira vez 100% virtual, o evento terá a participação de professores, profissionais e estudantes da área e agregará o 2º Simpósio de Oncologia e o 1º Seminário de Fisioterapia Neurofuncional.

A abertura do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, e a programação seguiu com duas palestras: “Estratégias de estabilização em atletas hipermóveis”, com Raquel Petry e “Uso de agentes físicos no ambiente hospitalar e suas aplicações em pacientes infectados pelo Covid-19”, com Rodrigo Plentz. Todo o evento será transmitido pela Unesc TV, em seu canal no Youtube (www.youtube.com/unesctv) e ficará disponível para visualização futura.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unesc, Ariete Minetto, os 22 anos de história da graduação na Unesc são motivo de orgulho tanto para quem está no curso, quanto para quem passou por ele. Ariete salientou ainda a adequação do evento ao momento atual de pandemia, e das possibilidades deste contexto para ampliar a capilaridade da Jornada. “Temos um evento com menos contato, mas com aproximação maior, porque temos pessoas que talvez não pudessem estar se deslocando no caso de um encontro presencial. Vamos abordar novidades de ciência na área, compartilhar conhecimento e ter participação de profissionais de diversos lugares. A Jornada ocorre em um momento singular em que a profissão do fisioterapeuta está em evidência por sua excelência e importância nesta pandemia”, afirma.

O conselheiro do Crefito 10 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Marcos Boscatto, salienta a importância de eventos como a Jornada para o debate, a reflexão e o intercâmbio de conhecimento e informações entre a comunidade acadêmica e os profissionais da área. “Uma profissão forte não se faz apenas com boas políticas, mas com pessoas comprometidas, com o desenvolvimento da pesquisa, de comprometimento e de ética. Estamos vivendo um momento ímpar e enquanto profissionais, fomos chamados para cuidar da sociedade e estamos fazendo isso com excelência”.

A presidente da comissão organizadora da Jornada de Fisioterapia, a acadêmica Júlia Pagnan, também deu as boas-vindas aos participantes e pontuou a dedicação e o carinho com os quais estudantes e professores organizaram o evento.  

Programação

Quarta-feira (14/10)

8h30 – Abertura
9h – Palestra “Estratégias de estabilização em atletas hipermóveis”, com Raquel Petry;  
10h30 – Palestra “Uso de agentes físicos no ambiente hospitalar e suas aplicações em pacientes infectados pelo Covid-19”, com Rodrigo Plentz;
18h30 – Palestra “A aplicabilidade da pesquisa na prática clínica da fisioterapia”, com Guilherme Nunes;
19h30 – Palestra “Classificação Internacional de Funcionalidade no contexto pediátrico”, com André Rocha;
20h30 – Palestra “Guillian Barré: do relato profissional ao relato do paciente”, com Telma Ferreira de Souza.

Quinta-feira (15/10)

8h – Palestra “Alimentação e Câncer”, com Emanuela Medeiros Schirmer e Germano Porto;
8h30 – Roda de conversa “Atuação Multiprofissional no paciente oncológico”, com a participação de psicólogos e nutricionistas;
9h – Palestra “Fisioterapia Aquática: da prescrição à prática clínica”, com Rômulo Brito;
10h30 – Palestra: “Método Treini”, com Renato Loffi;
18h30 – Palestra “Neurobiologia da Acupuntura”, com Marcos Lisboa;
19h30 – Palestra “Participação social e sexualidade em indivíduos pós-AVE”, com Caroline Rocha;
20h30 – Palestra “Atendimento fisioterapêutico neurofuncional pediátrico em tempos de pandemia”, com Geciely Munaretto.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de outubro de 2020 às 13:29
Compartilhar Comente

Abordagens inovadoras na gestão e os desafios do comércio exterior: novos ensinamentos da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas

Abordagens inovadoras na gestão e os desafios do comércio exterior: novos ensinamentos da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas
Evento acadêmico da Unesc une conhecimentos de diferentes cursos em semana intensa de aprendizado (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Se temas como “Design Thinking”, “Design Driven”, “Factfulness” e “Agile” não faziam parte do vocabulário de acadêmicos, professores e demais espectadores da terceira noite de Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc, agora já fazem parte de seus vocabulários e estão, no mínimo, no entendimento básico e como semente plantada para o conhecimento mais profundo acerca deles. Esses assuntos nortearam a primeira, das duas atividades, da noite desta quarta-feira (29/7), sob comando de um dos profissionais de grande referência em inovação no Brasil, Igor Drudi.

Na sequência a noite contou com uma qualificada mesa redonda na qual foram abordados “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia”. O segundo momento foi de troca de informações, experiências e ideias entre a administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

Os conteúdos foram compartilhados com os acadêmicos dos cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, além da comunidade externa.

A programação da Jornada segue até sexta-feira (31/7) e as inscrições seguem abertas pela plataforma Doity para os interessados em garantirem seus certificados de participação. Para os demais o acesso é aberto e gratuito pelo YouTube no canal Unesc TV. As novidades e a programação completa podem ser acompanhadas pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Conteúdos valiosos

A nova abordagem para a gestão de negócios trazida na participação de Igor Drudi é embasada no que há de mais inovador e atual no mercado dos negócios. Conforme o professor, é utilizando o design estratégico com foco em projetos pelo bem-estar o caminho para essa nova gestão. “Nós temos novas formas de consumo, comportamentos e hábitos e a partir disso as organizações precisam se adaptar. Isso vale não só para as grandes empresas, mas também para as pequenas, que têm o diferencial de estar em contato direto com os clientes”, destacou.

Na mesa redonda, sob diferentes olhares, os participantes compartilharam experiências de dentro das suas realidades no trabalho com comércio exterior em especial no atual período de pandemia.

Mais aprendizados

Até sexta-feira a Jornada Integrada recebe convidados para tratar sobre temáticas atuais. Nesta quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, pela página oficial da Jornada no Instagram, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infância” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de julho de 2020 às 21:49
Compartilhar Comente

Design Thinking e Relações Interpessoais: assuntos juntos e interligados na terceira noite de Jornada de Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Design Thinking e Relações Interpessoais: assuntos juntos e interligados na terceira noite de Jornada de Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Profissionais de diferentes áreas levaram ensinamentos para carreira (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Assuntos diferentes, áreas diferentes, mas muita sinergia entre si. Esse foi o retrato da terceira noite de palestras da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc. O evento tratou sobre Design Thinking e Relações Interpessoais, temáticas levantadas pelos conferencistas Haro Schulenburg e André Casagrande. O evento virtual foi transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube e comandado pela coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Marta Hoffmann e do coordenador do curso de Design, João Rieth.

Campo de estudo recente e multidisciplinar, o chamado Design Thinking foi apresentado pelo especialista no assunto, Haro Schulenburg. Conforme o professor, o assunto envolve os mais diferentes olhares e pode ser diferente de acordo com cada perspectiva “Vai desde a antropologia, psicologia, comportamento e muito mais fatores a serem levados em consideração, voltados à preocupação com as pessoas”, comentou.

No mesmo sentido da preocupação com o indivíduo, André Casagrande chamou a atenção para a importância das Relações Interpessoais e fatores como liderança, posicionamento, exemplo, experiência, entrega e oportunidades. “Deixo a pergunta para vocês: qual a mensagem que representa seu comportamento hoje? Qual a experiência que você está passando? Chamo a atenção para isso porque as oportunidades estão em qualquer lugar, mas para garanti-las é preciso ter um posicionamento diferenciado onde quer que estejamos. Não espere ser reconhecido para mudar aquilo que você precisa. Tenha a posição e o comportamento condizentes ao espaço que você quer chegar”, destacou.

Noite de aprendizado conjunto

A sinergia entre os assuntos da noite, para João Rieth, foi uma grande oportunidade de troca de experiencias construtivas de novos processos inovadores. “Essa Jornada demonstra exatamente isso. Informações vindas de várias áreas, interligando os cursos principalmente da área tecnológica. Uma noite ímpar. Certamente nós temos que estreitar ainda mais esse contato”, destacou o coordenador.

Da mesma forma, a percepção da coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Martha Hoffmann, é de congregação de conhecimentos e mudança positiva no modo de fazer os processos. “É incrível estarmos juntos, cada um em um canto, podendo compartilhar conhecimento. Aos palestrantes, estendo nosso agradecimento e a certeza de que a Unesc está de portas abertas para vocês para que possamos ampliar toda essa aprendizagem”, completou.

Transmissões online até sexta-feira

Na noite de quinta-feira (22/7) os assuntos em pauta na Jornada serão Biônica e Evolução Digital com os profissionais Amilton Arruda e Marlon Oliveira.

As apresentações completas de todas as atividades da Jornada Acadêmica podem ser acessadas a qualquer tempo nos vídeos das transmissões realizadas pela Unesc TV em seu canal no Youtube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2020 às 21:41
Compartilhar Comente

Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc preparam intensa programação para Jornada Acadêmica

Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc preparam intensa programação para Jornada Acadêmica
Evento será realizado de forma virtual entre os dias 27 e 31 de junho (Foto: Divulgação) Mais imagens

As últimas semanas, assim como os últimos meses, tem sido de intensa mobilização entre acadêmicos da Unesc. Isso porque as atividades nas disciplinas de cada curso continuam em andamento mediadas por tecnologia e exigem ainda mais dedicação e disciplina dos estudantes. Além dos conteúdos programados, os alunos se envolvem, mesmo em tempos de pandemia, na organização de eventos de cunho acadêmico como forma de complementar os estudos tradicionais de sala de aula, mesmo as virtuais, neste caso. A partir da próxima semana quem protagoniza o evento acadêmico da Universidade são os cursos da chamada área das Ciências Sociais Aplicadas.

Levantando a temática “Futuro da Gestão Pública e Privada nos novos Tempos” o evento será realizado, de 27 a 31 de julho, 100% de forma virtual com transmissão de palestras e mesas redondas por meio do canal Unesc TV no Youtube.  Protagonizado pelos próprios estudantes, o trabalho de montagem da programação segue em ritmo acelerado para os últimos ajustes de um evento que promete entrar para a história dos cursos, tamanho o desafio de fazer o primeiro evento da área de forma remota. As inscrições já estão abertas pela plataforma Doity e os interessados podem acompanhar as novidades pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Entre os envolvidos na busca das melhores e mais atuais temáticas e dos profissionais dispostos a compartilhar conhecimento na Jornada está a acadêmica da quinta fase do curso de Administração, Gabrielle Cardoso Machado, presidente da comissão organizadora. Conforme a estudante, um grupo de acadêmicos de cada curso está engajado na preparação de conteúdos relevantes e de qualidade para compartilhar com os colegas e com a comunidade externa. “São representantes de cada um dos cursos, Administração de Empresas, Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Ciências contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais, unidos para trazer o melhor em cada temática”, salientou.

Programação com diferentes focos

Em formação, a programação da Jornada já conta com algumas temáticas e alguns participantes confirmados. Um dos nomes mais esperados é o CEO da Marisol, Giuliano Donini. Ele abordará “O novo essencial para o mercado de trabalho: o que as organizações esperam?”.

Ainda entre as confirmações está a mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira (29/7), às 20h. O grupo de profissionais participantes é formado pela administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; e a Graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e Especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV, Mariana Wajsman Nedeff.

Na quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infancia” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2020 às 10:36
Compartilhar Comente

Paulo Alvim abre Primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Paulo Alvim abre Primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia destacou a importância da cooperação e da atitude frente ao novo cenário (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Sob os olhares de mais de dois mil espectadores foi aberta, na noite desta segunda-feira (20/7), a primeira edição da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc. Essa foi a primeira atividade da semana, que seguirá com extensa programação voltada aos acadêmicos dos cursos de engenharia e tecnologia, assim como à comunidade externa. Para abrir as conferências virtuais que marcarão o evento o convidado foi o Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim.

Dentro da temática geral do evento desenhada como “Inovação para um novo mundo”, Alvim tratou sobre o “Papel das áreas tecnológicas pós-pandemia”. Em sua fala, Paulo destacou a importância da cooperação e da atitude frente ao novo cenário que se apresenta e o importante diferencial de tais fatores na forma como o país e o mundo todo irão superar a situação. “Dessa forma, parabenizo pela iniciativa de promover um evento como esse, que integra e congrega o esforço de ciência, engenharia, tecnologia, artes, matemáticas e design. Agradeço pela iniciativa de estar discutindo de forma integrada, o que exige o momento atual, um trabalho em sintonia e em rede”, salientou.

Conforme Alvim, esse é, mais do que nunca, o momento de usar a vanguarda do conhecimento para o bem comum. “Os grandes momentos de evolução vieram pós-guerra e pós endemias. Assim como sempre foi na história, agora, após essa endemia, que é uma guerra invisível, caminharemos em um mundo diferente, mais integrado, mais coletivo e melhor. Diante disso, precisaremos estar à frente desse novo mundo no qual ciência tecnologia e inovação terão lugares diferenciados, contribuindo ainda mais para a solução dos problemas, criando novas soluções”, destacou o Secretário.

Ao ouvir as opiniões e percepções do conferencista, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a oportunidade de mais uma vez contar com o compartilhamento de conhecimento por parte de Paulo, profissional da área da engenharia com grande bagagem e que conhece não só o Sul de Santa Catarina, mas também a Unesc e seus diferenciais. “É um prazer contar com sua participação e sua visão de longo alcance”, acrescentou.

Protagonismo estudantil

Preparado em sua grande maioria por meio de acadêmicos e lideranças estudantis, a Jornada Acadêmica de Tecnologia, para a reitora, é mais uma prova real do protagonismo estudantil na Universidade. "Vocês, estudantes, protagonizaram a possibilidade de integrarem-se em nome de um objetivo comum. Em nome do acadêmico Douglas Lessa, líder da comissão organizadora, estendo meus agradecimentos a todos os estudantes. Que orgulho e que admiração por este grupo e pela articulação e protagonismo que desempenham. Vocês representam muito bem nossa Unesc, seu caráter comunitário e sua história”, pontuou.

Compartilhamento de conhecimentos

O evento reúne acadêmicos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Design de Moda, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Jogos Digitais.

Nesta terça-feira já às 9h a Jornada receberá a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Gianna Sagazio, para tratar sobre a Inovação nas Áreas Tecnológicas.

Integram ainda os grandes nomes que participarão do evento ao longo de toda a semana o CEO e fundador da Brasil ao Cubo, Ricardo Mateus; o diretor Corporativo e de Relações Humanas da Visto Sistemas e presidente do Conselho Deliberativo da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Daniel Leipnitz e do professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Grupo de Pesquisa em Biodesign e Artefatos Industriais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Amilton Arruda.

O vídeo com a palestra completa pode ser acesso no Canal Unesc TV no Youtube. Confira abaixo:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2020 às 22:21
Compartilhar Comente