AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Últimos ajustes para o início das aulas mediadas por tecnologias na Unesc

Últimos ajustes para o início das aulas mediadas por tecnologias na Unesc
Reitoria e coordenadores de cursos estiveram em teleconferência na manhã desta segunda-feira (30/3) Mais imagens

Após 13 dias de aulas suspensas por conta da quarentena em prevenção ao coronavírus, a Unesc se prepara para iniciar as aulas mediadas por tecnologias digitais nesta quarta-feira (1º/3). Na manhã desta segunda-feira (30/3) reitoria e coordenadores de cursos estiveram reunidos em teleconferência para o ajuste dos últimos detalhes.

Para garantir a excelência do ensino ofertado pela instituição, que é reconhecida com conceito máximo do MEC (Ministério da Educação), a Unesc ampliou os investimentos em tecnologias digitais, bem como em assessoria pedagógica para apoio e suporte aos estudantes neste período de distanciamento.

As aulas em ambiente virtual serão síncronas e assíncronas. Síncrona é quando a atividade acontece online e em tempo real, com professores e estudantes conectados simultaneamente. Já assíncrona significa que pode ser realizada em qualquer tempo e em qualquer lugar.

“O Ambiente de AVA (Aprendizagem Virtual) está preparado para receber nossos alunos. Nele os professores vão disponibilizar planos de estudo, com conteúdos; materiais de leitura; vídeos; atividades semanais; bem como links e orientações para o acesso às aulas ao vivo”, explica a Pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Coordenadores e professores estão preparados para tirar todas as dúvidas dos estudantes, que poderão contar ainda com uma ampla equipe de suporte pelo email: suporteonline@unesc.net e WhatsApp 99644-1887.

“A tecnologia e a inovação estão presentes em todas as áreas do conhecimento. Esta é uma grande oportunidade para nossos docentes e alunos vivenciarem uma nova experiência formativa. Peço aos alunos resiliência, pois, juntos, iremos transpor as dificuldades impostas pela pandemia”, motiva a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Canal de comunicação exclusivo para alunos

Para reforçar a comunicação entre gestão e estudantes neste período de pandemia, a Unesc lança um novo canal informativo. Na página unesc.net/covid19estudantes serão concentradas todas as informações relevantes direcionadas aos alunos. Além de textos e fotos, vídeos e seção de perguntas e respostas estarão disponíveis.

Reposição de aulas

Vale lembrar que as aulas do período de suspensão das atividades, entre 17 e 31 de março, serão repostas entre 13 e 27 de julho. Por conta disso, o recesso previsto para o mês será reduzido para adequação do calendário acadêmico.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2020 às 15:42
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc contribuem no Seminário Estadual do Proesde

Estudantes da Unesc contribuem no Seminário Estadual do Proesde
Evento foi realizado em Rio do Sul, na Unidavi (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A inovação presente na Unesc foi compartilhada durante o Seminário Estadual do Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional), nas categorias Licenciatura e Desenvolvimento. Durante o segundo semestre de 2019, estudantes desenvolveram ações para resolução de problemas da sociedade Sul catarinense, dentro das expertises presentes no campus. As ideias foram levadas à Unidavi neste sábado (29/2), em Rio do Sul, onde estiveram presentes instituições do Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

A proposta, ao longo do semestre, desafiou os bolsistas a conhecerem a realidade da comunidade e pesquisar ações inovadoras. Entre as propostas os estudantes criaram ambientes colaborativos e pesquisaram sobre a lei de inovação no município de Criciúma. Eles trabalharam em oito grupos por áreas do conhecimento.

Para concretizar as ações, com um grupo de 130 acadêmicos, a Unesc marcou presença no evento. As atividades na Universidade foram desenvolvidas pela coordenadora do Proesde, Cristiane Dias, e pela Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego.  Em sua fala, a Diretora de Extensão Salientou que o programa vai ao encontro da necessidade regional, do desenvolvimento regional, onde proporciona mudanças significativas na região. “Tenho certeza que as ideias desenvolvidas são fundamentais para a comunidade, que precisa da nossa atuação, com um olhar ampliado observando as necessidades e, a partir de ali propor ações que venham a mudar a realidade tão necessária”, salientou.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de março de 2020 às 14:58
Compartilhar Comente

Pós-Graduação: Unesc com oportunidades para uma carreira de sucesso

Pós-Graduação: Unesc com oportunidades para uma carreira de sucesso
São 13 cursos com matrículas abertas. Aulas inaugurais estão abertas ao público (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com um índice de desemprego que já atinge 11 milhões de brasileiros segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estar qualificado é o que diferencia os profissionais no mercado de trabalho. Em um universo em constante evolução, competitivo e dinâmico, os estudantes de Pós-Graduação na Unesc vivenciam uma experiência focada no saber fazer e no crescimento profissional. Por isso, a universidade abre suas portas para os profissionais que queiram saber mais sobre os cursos de Pós, em suas aulas inaugurais, que já estão com inscrições abertas. 

Um setor que aponta crescimento é o de especialização no ensino superior. Dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) indicam que cada ano de pós-graduação cursado pode aumentar até 40% a renda mensal, tornando-se um excelente investimento financeiro e com avanços promissores na carreira. “Que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo não é novidade. Para ter destaque, o profissional deve refinar os conhecimentos obtidos durante a graduação”, ressalta a supervisora da Pós-Graduação, Cristiane Alves.

Aulas Inaugurais

Para iniciar as aulas do primeiro semestre de 2020, os pós-graduandos em Engenharia de Segurança no Trabalho tem encontro marcado na próxima terça-feira (3/2), com a mestre em Engenharia Mineral e pós-graduada em Segurança no Trabalho, Cleusa Crepaudi. O encontro acontecerá no Auditório Edson Rodrigues, sala 109 do Bloco P, a partir das 19h30. A conserva será pautada pela temática “Estratégias de Segurança no Ambiente Profissional”.

Já os estudantes da Pós-Graduação em Direito Previdenciário participarão da palestra “O impacto da reforma da previdência para a advocacia”, ministrada pelo professor da Unesc Marcílio Colle Bitencourt. A aula inaugural ocorre na próxima quarta-feira (4/3), no Auditório Edson Rodrigues, sala 109 do Bloco P, a partir das 19h30. Bitencourt é coordenador do curso de Pós-Graduação e Especialização em Direito Previdenciário da Unesc. Na academia, especializou-se em Processo Civil e é mestrando da Universidade. Além de sua carreira acadêmica como professor, também na Instituição.

Segundo a também supervisora da Pós-Graduação, Joice Batista Felipe, seguir estudando vai além de ter destaque no lugar em que já se ocupa. “Uma Pós-Graduação é inovar no currículo. Ao buscar a especialização, o profissional passa a ter mais possibilidades na carreira e até melhores salários”, afirma.

As aulas inaugurais são voltadas à profissionais da área e têm vagas limitadas. Para realizar a inscrição é necessário entrar em contato pelo telefone 3431-2626 ou pelo e-mail pos@unesc.net.

Conheça as possibilidades de Pós-Graduação com últimas vagas em aberto:

  • Implantodontia e Prótese - Início: 22 de abril  
  • Teoria e História da Arte - Início: 28 de fevereiro
  • Biologia marinha
  • Avaliação Psicológica
  •  Estética Avançada
  • Enfermagem em Estomaterapia
  • Nutrição Clínica Oncológica.
  • Terapia Cognitivo Comportamental
  • Saúde mental
  • MBA Gestão de Marketing e Estratégias Digitais
  • Direito Civil e Processo Civil
  • Defesa Criminal, Estado e Garantias
  • MBA Gestão de Negócios e Estratégias Competitivas
  • MBA Gerenciamento de Projetos

Veja mais clicando aqui

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de fevereiro de 2020 às 16:51
Compartilhar Comente

Aos 77 anos, Edna Gaidzinski Bastos conquista sua primeira graduação

Aos 77 anos, Edna Gaidzinski Bastos conquista sua primeira graduação
Ela escolheu Letras – Língua Portuguesa e multiplicou sua paixão pela leitura e escrita (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Em meio aos mais de 70 jovens egressos da Unesc, cabelos grisalhos e um grande sorriso chamaram a atenção no palco do AM Master Hall, na noite de sexta-feira, 15. Dona Edna Gaidzinski Bastos, aos 77 anos, contagiou os formandos com sua energia positiva e a alegria da conquista. Paralelo à cerimônia, outros 70 concluintes também comemoraram este momento em uma colação de grau especial no Auditório Ruy Hülse, na universidade.

Mãe de cinco, avó de 12 e bisavó de quatro, ela concluiu sua primeira graduação, em Letras – Língua Portuguesa. “Quando jovem a educação não era acessível. Para frequentar o ginásio, a segunda metade do ensino fundamental, eu e meus irmãos nos deslocamos para Porto Alegre. A vida passou, os filhos chegaram e o tempo foi dedicado aos cuidados de casa”, contou.

Apesar da maternidade, a egressa nunca deixou de buscar conhecimento. Estudou em casa junto aos filhos e apaixonou-se pela leitura. O habito passou a fazer parte de seus dias, tanto que em 1997 foi convidada a ser cofundadora da Academia Criciumense de Letras (ACLe). 17 anos depois, em 2014, ela ingressou na Unesc para concluir mais um objetivo de sua vida. “Foi uma experiência incrível e enriquecedora. A Universidade proporciona momentos marcantes para toda a vida. Com calma e sem pressa, vivenciei estes momentos, a cultura pulsante e a extraordinária sensação de pertencimento presente neste espaço”, destacou.

Ao longo destes seis anos, segundo Edna, a paixão pela leitura se multiplicou. Incentivada pela família, já pensa em iniciar uma próxima graduação. “Quando subi ao palco um sentimento de grande alegria tomou conta de mim. Somando isso aos dias apaixonantes vividos na Instituição, o amor que tenho pela leitura e o fascínio pela escrita, logo estarei novamente nestes corredores, aprendendo nas salas de aula e visitando quase que diariamente a Biblioteca Professor Eurico Back”, confidencializou.

Noite de Formaturas

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências 

Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais. O evento foi presidido pelo vice-reitor, Daniel Prevê.

No AM Master Hall, a colação de grau festiva graduou concluintes de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia. Os certificados de conclusão do curso superior foram entregues pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de fevereiro de 2020 às 13:39
Compartilhar Comente

Noite de realização de sonhos

Noite de realização de sonhos
Mais de 140 graduandos receberam o certificado de conclusão do ensino superior nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira/Milena Nandi) Mais imagens

Denise Speck da Rosa do Canto não conteve as lágrimas ao ver o filho, Otávio da Rosa do Canto, receber o certificado de conclusão do curso de Administração - Comércio Exterior, na noite desta sexta-feira (14/2). Otávio e mais 70 estudantes participaram da colação de grau especial, presidida pelo vice-reitor, Daniel Preve, no Auditório Ruy Hülse. “Moramos no exterior e ele foi alfabetizado em inglês. Quando voltamos ao Brasil, ele precisou aprender um novo idioma para poder retomar os estudos e anos depois, descobriu um problema de saúde. Vê-lo superando todos os obstáculos e conquistando o diploma é emocionante demais”, afirma a mãe orgulhosa. 

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A noite desta sexta-feira foi de muita emoção também para outros acadêmicos e familiares da Universidade. No AM Master Hall, ocorreu a colação de grau festiva, na qual 70 graduandos dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia presidida pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Para a mais nova tecnóloga em Processos Gerenciais, Lilian Canarin, o momento é de vitória. “Foram dois anos e meio intensos de estudo. É uma sensação maravilhosa estar hoje aqui, recebendo o certificado da minha primeira graduação”, comenta.

Em sua fala, o vice-reitor da Unesc agradeceu pela confiança dos graduados e familiares na Universidade e salientou que a vida possui fluxos contínuos, 

mudanças de rotas e rupturas e que a cerimônia desta sexta marcava a celebração da passagem da vida de estudante para a de profissional. “Vocês conheceram a técnica e a usem com sabedoria para fazer a diferença por onde passarem. Tomem as decisões baseadas no conhecimento e levem com orgulho a marca da Unesc em suas vidas. A Universidade é de vocês e para vocês. Sucesso e contem sempre com a Unesc”.

Em seu discurso, o diretor de Ensino de Graduação salientou que cada graduando não era mais a mesma pessoa de quando começou a jornada acadêmica. “Cada um cresceu como ser humano e como profissional. De fato, a Unesc transforma. Ela transformou as nossas vidas de educadores, ela transforma gerações de estudantes, ela assumiu na vida de cada um de vocês a conexão que entrelaça o sonho de uma formação intercambiada pelo ensino, pesquisa e extensão”.

Realize o sonho do ensino superior

A Unesc é a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina. Em seu campus diariamente mais de 15 mil histórias se encontram e caminhos de sucesso são construídos dentro dos três pilares da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ter a experiência de realizar uma graduação de excelência, com laboratórios modernos e especializados, professores mestres e doutores e uma metodologia focada no saber fazer basta clicar aqui

A Unesc integra um seleto grupo de Universidades avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. São apenas 2% de instituições em todo o Brasil.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 22:11
Compartilhar Comente