AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Sonhos realizados em mais uma Recepção aos Calouros

Sonhos realizados em mais uma Recepção aos Calouros
Mais de 150 estudantes iniciaram a jornada na Unesc (Fotos: Leonardo Ferreira/Guilherme Hahn) Mais imagens

A Psicologia sempre foi a paixão da Rosane Brasil, de Arroio do Silva. Seu sonho, desde menina, foi ingressar na graduação da Unesc, porém a vida apresentou obstáculos nesta caminhada. Anos mais tarde, o amor pela profissão foi despertado em sua filha, Vitória de Oliveira, e na manhã desta quinta-feira (21/2) mãe e filha puderam realizar o sonho juntas. “É um dia muito feliz. Não pude realizar este objetivo, mas hoje estou na Universidade vendo minha filha começar sua graduação, uma conquista por qual batalhamos”.

Com lágrimas nos olhos, ela emocionou o Auditório Ruy Hülse enquanto recebia o abraço da reitora Luciane Bisognin Ceretta. “Conte com a gente. Aqui cuidaremos bem dela, será sua casa. Não mediremos força para tornar este momento ainda mais especial”, afirmou a reitora.

Um desejo de menina

Assim como Rosane, Vitória cresceu com a paixão pela Psicologia. Ela explica que ainda no ensino fundamental foi pega de surpresa pela curiosidade e despertou o interesse pela área. “É algo que não sei explicar, é como se fizesse parte de mim. A cada dia, cada busca, cada conversa me instigava mais pela Psicologia. Agora continuo na graduação, em busca da formação e de me tornar uma profissional qualificada”, conta a caloura.

Recepção aos calouros

Assim como Vitória, mais de 150 estudantes iniciaram a jornada na Unesc. Em um espaço com tema de viagem, reitores, pró-reitores, coordenadores e professores receberam os novos acadêmicos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física – Bacharelado, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Odontologia e Psicologia.

“É uma alegria tê-los conosco em um auditório lotado. Nossa Universidade só tem sentido quando os recebemos. Neste primeiro dia também temos a presença de familiares, que tornam este momento ainda mais especial”, frisou a reitora.

O vice-reitor, Daniel Preve, também deu boas-vindas, destacou a escolha dos acadêmicos e as oportunidades na Universidade. “Hoje ingressam em uma grande Universidade, onde nosso papel é auxiliá-los em busca dos seus sonhos. Para isso, temos à disposição uma estrutura de excelência, com laboratórios, salas de aula, uma grande biblioteca, um parque científico e muito mais. Aqui terão o que for necessário para atingir seus objetivos”, ressaltou.

Um novo tema

A ação leva o tema “viagem ao mundo do conhecimento” e convida os novos alunos a embarcarem em uma grande aventura na Universidade. De acordo com o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, responsável pela iniciativa, a ideia foi receber os novos estudantes de forma calorosa, mostrando o estilo Unesc de ser.

Ao serem recepcionados no Auditório Ruy Hülse, decorado de forma temática para se assemelhar a um grande aeroporto, convidados puderam conhecer mais sobre a Unesc em um tour pelo campus da instituição.

As ações de recepção seguem até sexta-feira (22/02), recebendo os novos acadêmicos das demais áreas do conhecimento.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de fevereiro de 2019 às 10:32
Compartilhar Comente

Programas de Pós-Graduação da Unesc com matrículas abertas para disciplinas isoladas

Programas de Pós-Graduação da Unesc com matrículas abertas para disciplinas isoladas
São 12 possibilidades em três áreas do conhecimento (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está com oportunidades abertas para quem busca qualificação profissional. O PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) estão em período de matrícula para disciplinas isoladas.

Programa de Pós-Graduação em Direito

Os profissionais graduados em Direito podem aproveitar para ampliar o conhecimento em cinco disciplinas. Até o dia 11 de março, os interessados podem ingressar em Políticas Públicas, Direitos Fundamentais e Trabalho Digno; Seminário de pesquisa: Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos; Feminismo negro, resistência e lutas pela cidadania; Criminologia e Direitos Humanos na América Latina; Direitos Humanos, Bens Comuns e Estudos Descoloniais, e Políticas públicas e participação popular.

Para realizar a matrícula, é necessário apresentar cópia do RG e CPF, cópia do diploma de graduação, Curriculum Lattes e o formulário de inscrição. O PPGD atende na sala 8 do Bloco P da Unesc, no telefone (48) 3431-4548 e no e-mail ppgd@unesc.net. 

Programa de Pós-Graduação em Educação

Na área da educação a Universidade oferece sete possiblidades: Educação em língua não materna: migrantes e interculturalidade; Patologização na educação; Educação e Identidade Cultural; Teoria da atividade e psicologia histórico-cultural; Gênero, educação e trabalho; Docência na educação superior: fundamentos teórico-metodológicos, e Universidade, conhecimento e sociedade.

Para realizar a matrícula, o interessado deve solicitar a ficha de inscrição ao Programa de Pós-Graduação, que está localizado na sala 15 do Bloco Q da Instituição e entregar com uma cópia do RG e CPF, cópia do diploma de curso superior e uma foto 3x4. Para mais informações sobre o Programa entre em contato no telefone (48) 3431-2594 ou pelo e-mail ppge@unesc.net.


Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Já no PPGCS, a oportunidade é a disciplina Base Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos, com início no dia 11 de março. Os interessados em realizar a matrícula devem solicitar a ficha de inscrição ao Programa e entregar com uma cópia do RG e CPF, cópia do diploma de curso superior e uma foto 3x4. O Programa está localizado na sala 27 do Bloco S da Unesc, atendendo no telefone (48) 3431-2578 e no e-mail ppgcs@unesc.net.

A Universidade conta com sete programas de Pós-Graduação. Ao longo do semestre novas oportunidades serão oferecidas nas áreas das engenharias, saúde, ciências ambientais e sociedade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de fevereiro de 2019 às 14:43
Compartilhar Comente

Estudantes e residentes da Unesc se preparam para o Vivercom

Estudantes e residentes da Unesc se preparam para o Vivercom
Participantes estarão em 8 municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na próxima semana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Cuidar das pessoas e expandir a experiência acadêmica dos estudantes da graduação e Pós-graduação da Unesc. Assim, entre segunda e sexta-feira (18 a 22/2), os 76 participantes do projeto Vivercom (Vivências e Experiências na Comunidade) passarão por oito municípios do Sul de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul, com informações, serviços e cidadania.

Pensando na primeira edição, os participantes se reuniram na tarde desta sexta-feira (15/2) e conversaram sobre organização, oficinas, divisão dos participantes por cidades e as atividades que envolvem áreas do conhecimento fomentadas na Universidade: educação, arte, saúde, tecnologia, comunicação e engenharias.

Segundo o assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, é possível afirmar que a ação abordará temas como: meio ambiente, empreendedorismo na comunidade, reciclagem, culinária, aproveitamento de alimentos, oratória, primeiros socorros, saúde da mulher, educação sexual, violência, expressões artísticas, esportes, direitos e deveres do cidadão, história e mídias sociais no contexto escolar.

Experiência acadêmica

Também contribuindo com a qualidade da graduação na Universidade, a ação promoverá dias de contato com a comunidade e novas situações de aprendizado nos municípios. “Queremos estimular o contato dos acadêmicos entre si e com a comunidade. Eles verão a realidade local e de que forma ela pode ser melhorada. São dias transformadores para quem participa do projeto e para as cidades que irão recebê-los”, destacou.

Sabendo da qualificação, a acadêmica Emanuela Gava Caciatori, de 22 anos, está prestes a concluir o curso de Direito e viu no Vivercom a possibilidade de agregar a sua formação. “Minha participação no projeto se deu como um complemento ao tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa também é uma oportunidade para sair da área de conforto e enriquecer o conhecimento por meio da interdisciplinaridade”, destaca.

Em Santa Catarina, receberão o projeto as cidades: Jacinto Machado, Timbé do Sul, Morro Grande, São João do Sul e Ermo. Já no Rio Grande do Sul, o Vivercom passará por Itati, Mampituba e Torres. As parcerias do projeto foram realizadas por meio de convênios, firmados no período de outubro a dezembro de 2018.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de fevereiro de 2019 às 11:33
Compartilhar Comente

Vereador Mirim do Colégio Unesc participa de capacitação na Câmara de Vereadores de Criciúma

Vereador Mirim do Colégio Unesc participa de capacitação na Câmara de Vereadores de Criciúma
Atividade ocorreu na tarde desta quinta-feira (14/02) (Foto: Divulgação) Mais imagens

O vereador mirim eleito para representar o Colégio Unesc, Eliel Borges Santana, participou de uma capacitação na sede da Câmara de Vereadores de Criciúma. O estudante e seus 16 colegas de mandato aprenderam sobre os processos de trabalho, conheceram o espaço, seus direitos e seus deveres no papel de parlamentares. A atividade ocorreu na tarde desta quinta-feira (14/02) e o acadêmico de Direito da Universidade, Marcos Meller, foi um dos ministrantes.

Eliel tomará posse em Sessão Solene no dia 21 de fevereiro, às 19 horas, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal. Os vereadores mirins participarão da primeira Sessão Ordinária no dia 7 de março e poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações.

Eleições

Mais de quatro mil estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares participaram das eleições. Os estudantes foram às urnas nos dias 7, 8 e 9 de novembro do último ano e depositaram seus votos entre os 54 candidatos inscritos no projeto. Os vencedores foram conhecidos no último dia das votações em apuração auditada pelo IPC (Instituto de Pesquisa Catarinense).

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Colaboração Talita Grassi – Assessoria da Câmara de Criciúma

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de fevereiro de 2019 às 19:10
Compartilhar Comente

Matemática Unesc: Há 48 anos formando professores e profissionais dedicados a comunidade Sul Catarinense

Matemática Unesc: Há 48 anos formando professores e profissionais dedicados a comunidade Sul Catarinense
Curso é considerado a segunda melhor graduação na área em Santa Catarina (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Professores e profissionais dedicados ao conhecimento e a cidadania. Assim, há 48 anos, o curso de Matemática da Unesc já formou mais de mil pessoas. A partir deste semestre, a graduação oportunizará o estudo no período noturno e com um novo currículo. Quem buscar na matemática uma oportunidade profissional, estará ingressando em um curso que é referência, considerada a segunda melhor graduação catarinense com avaliação 4, nota máxima 5, pelo MEC (Ministério da Educação).

A mudança na matriz curricular dos cursos de licenciatura proporcionará, conforme o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, um estudo mais integrado, dinâmico, flexível, pensados em itinerários formativos no campo de conhecimentos da profissão docente, na formação específica de cada curso, com o objetivo de integrar de modo mais orgânico a pesquisa, a extensão e gestão educacional como componentes da formação inicial.

A graduação

Em uma estrutura com laboratórios de informática, de Matemática, salas de aula modernas com data shows e lousa digital e espaços equipados com softwares aplicados à Matemática, como o Maple, Cabri, Graph e Geogebra, o curso oferece os meios para a formação de profissionais qualificados para atender as demandas de mercado. “Os espaços de promoção do ensino são pensados e preparados para atender o aluno e suas necessidades. Mas os conhecimentos não ficam trancados na sala de aula, ainda durante a graduação o estudante tem seu primeiro contato com o dia a dia de um profissional, atuando em escolas e projetos educacionais da região”, explica a coordenadora adjunta do curso, Ledina Lentz Pereira.

Produção cientifica

Durante a graduação, o acadêmico também encontra possibilidades de produzir trabalhos científicos. De acordo com a coordenadora, Elisa Neto Zanette, a iniciação é motivada pelos professores e pela coordenação. Ela frisa que o curso conta com números positivos nas publicações em periódicos e veículos especializados. “Conseguimos quebrar alguns paradigmas, já que os mais comuns são publicações referenciadas a mestres e doutores. Nossos estudantes, nos últimos anos, emplacaram mais de 70 publicações em revistas especializadas e congressos nacionais e internacionais. É uma grande vitória para o curso e para a Universidade”, ressalta Elisa.

Outra oportunidade para o fomento de conhecimentos é o Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práticas, que, promovido pelo curso, reúne alunos, egressos, mestre, doutores e pesquisadores para uma socialização de ideias e de iniciativas. Segundo Ledina, o evento traz qualidade à formação dos acadêmicos. “Esta troca de informações entre quem está atuando na área e quem está começando é muito importante. É positivo para o profissional e para o estudante”, completa a coordenadora.

Formas de ingresso

O Escolha Unesc é a forma mais fácil de ingresso para aqueles que pretendem iniciar uma graduação já no primeiro semestre de 2019. Por meio do Histórico Escolar, ainda é possível garantir a vaga em um dos cursos ofertados na instituição e até participar do programa Nossa Bolsa, que oferece descontos de até 100% no valor da mensalidade.

Entre os critérios para estar entre os beneficiados pelas bolsas está a condição de ter estudado durante todo o Ensino Médio em escola pública ou privada com bolsa integral, ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, não possuir diploma de graduação em outro curso superior, entre outras normas que podem ser conferidas no edital no site da Unesc.

As matrículas para os cursos de licenciatura da Unesc seguem abertas até o dia 22 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), que atende das 8h30 às 21h. Mais informações sobre os cursos ou as formas de ingresso na Unesc podem ser obtidas pelos telefones (48) 3431-4500, 99861-0068 (Whatsapp) ou pelo e-mail relacionamento@unesc.net.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 13 de fevereiro de 2019 às 15:05
Compartilhar Comente