AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc e Nova Veneza projetam parcerias para o turismo gastronômico e ensino universitário

Unesc e Nova Veneza projetam parcerias para o turismo gastronômico e ensino universitário
Encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (15/8) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc e a gestão municipal de Nova Veneza fortaleceram relações e prospectaram parcerias na tarde desta quinta-feira (15/8). O prefeito do município, Rogério José Frigo, foi acolhido pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, em um momento para pensar em ações para o futuro.

Durante o encontro, o foco foi o curso superior Tecnólogo em Gastronomia. A ideia é levar os estudantes da Universidade para a Capital Catarinense da Gastronomia Italiana, reconhecida em lei pelo Governo Federal. O município disponibilizará espaços e estruturas locais para aprendizados e a Instituição contribuirá com sua expertise em ensino, pesquisa e extensão.

“Com inteligência, criatividade e parcerias se desenvolve uma grande riqueza local. Será um lindo projeto, que trará frutos aos dois lados e principalmente para a comunidade de nossa região”, destaca a reitora.

Os trabalhos em conjunto podem ser estendidos ao Hospital São Marcos, com atuação dos estudantes da área da saúde da Universidade no local. “A Unesc presente no município é um sonho realizado e um objetivo da gestão. Será um marco na história de Nova Veneza”, afirma Frigo.

Também participaram do encontro a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza; o vice-reitor, Daniel Preve, e a assessora do gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini.

A secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Susan Bortoluzzi Brogni, e o procurador jurídico do município, Ricardo de Souza Mello Filho, também estiveram presentes.

O curso superior Tecnólogo em Gastronomia da Unesc

Com previsão de início para outubro, o curso foi pensado para atender o constante crescimento da área no mercado. Em dois anos e meio de estudos híbridos, com aulas presenciais e a distância, a graduação abordará técnicas culinárias das cozinhas tradicionais e contemporâneas; segurança de alimentos; serviços de A & B (Alimentos e Bebidas); nutrição; história da gastronomia; cozinha quente, fria e confeitaria; e empreendedorismo gastronômico.

Conforme o tutor do curso, Marco Antônio da Silva, o público alvo da graduação é abrangente. “O curso destina-se a pessoas que querem se tornar empreendedoras no setor de alimentos e bebidas, chefes de cozinha, assessores ou até consultores na área de A & B e todos os que desejam desenvolver habilidades em executar e apresentar preparações culinárias com sofisticação”, comenta.

Entre os diferenciais apresentados pelo curso, de acordo com Silva, está a estrutura laboratorial de ponta, além dos professores com experiência na área gastronômica. Além disso, a região apresenta potencialidades para o ramo, e o curso procura aprimorar o serviço já oferecido.

Entre as formas de entrada na Universidade está o Ingresso sem vestibular, uma modalidade via histórico escolar e com possibilidade de bolsas. Para mais informações os interessados devem entrar em contato pelo (48) 3431-2560 ou pelo e-mail nutricao@unesc.net.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de agosto de 2019 às 16:55
Compartilhar Comente

Projeto “Educação e saúde na infância” é apresentado à comunidade

Projeto “Educação e saúde na infância” é apresentado à comunidade
Ideia é envolver crianças, familiares e colaboradores de Centros de Educação Infantil (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma parceria entre Unesc e Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma) vai mobilizar estudantes do curso de Odontologia para contribuir com as comunidades da Santa Luzia e Pinheirinho. O projeto “Educação e saúde na infância”, lançado oficialmente na tarde desta quarta-feira (14/8), vai propor estudos e ações sobre saúde bucal nos CEIs (Centros de Educação Infantil) Carlos Piazza e Santa Luzia.

Conforme o professor Diego Anselmi Pires, a ideia é que o envolvimento da comunidade vá além das crianças, integrando familiares e colaboradores dos Centros. No primeiro momento as atividades serão focadas em análises, com a implantação de um questionário, atividades em sala de aula, palestras e ações comunitárias de orientação.



Para a coordenadora do curso de Odontologia, Morgana Francisco Machado Guzzati, o projeto reforça o caráter comunitário da Universidade. “Hoje é um dia especial, quando mais uma vez colocamos nossos estudantes em contato com a comunidade. A Unesc e a Afasc entenderam a importância de aprender cedo como cuidar da saúde e se uniram em mais esta parceria”, destaca.

A vice-dama de Criciúma e professora da Universidade, Robinalva Ferreira, avaliou o projeto como um investimento para o futuro e para a educação da região. “Quando ensinamos as crianças o resultado é perceptível dentro de casa. A escola ganha, suas famílias ganham e a comunidade se torna um lugar mais saudável”, afirma.

O objetivo do curso de Odontologia é avaliar os resultados iniciais da parceria ao fim do semestre e expandir a atuação do projeto para outros Centros de Educação Infrantil de Criciúma.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de agosto de 2019 às 17:42
Compartilhar Comente

Marcos Petry fala sobre o autismo na Unesc

Marcos Petry fala sobre o autismo na Unesc
Palestra nesta quinta-feira será aberta ao público (15/8) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc receberá Marcos Petry, youtuber e especialista em autismo reconhecido nacionalmente. O evento, organizado pelos Centros Acadêmicos de Licenciaturas, ocorre nesta quinta-feira (15/8), às 19h30, no Auditório Ruy Hulse. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Com a temática “Autismo e os gatilhos de superação”, Petry vai abordar reflexões de seus estudos e experiências pessoais, contando como foi a descoberta do autismo em sua vida e sua trajetória de estudos e profissional.

Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia, Denis Vieira Morais, o evento tem o objetivo de transformar a visão sobre o potencial dos autistas e quebrar paradigmas na sociedade, também contribuindo para a experiência acadêmica na Universidade.

“Os estudantes de licenciatura encontram desafios na prática da profissão em momentos com crianças com necessidades especiais. A ideia é ter, por meio de um diálogo com o Marcos, um reforço e uma conscientização de que é possível o educador estar preparado para conduzir situações da melhor maneira possível, vendo o autismo com outros olhos”, explica Morais.

O evento será direcionado a profissionais, professores, alunos e familiares, abrangendo a vivência do autista no mundo, suas experiências, aspectos da sociabilidade, interação com o meio onde vive e inclusão.

Marcos Petry

Graduado em Comunicação Institucional e pós-graduado em Design Gráfico e Produção Publicitária pela UNIDAVI (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), Petry é pós-graduando em Transtorno do Espectro Autista pelo Instituto de Comportamento Infantil de Miami. O palestrante também domina quatro idiomas: Alemão, Inglês, Sueco e Espanhol. Seu canal no You Tube conta com mais de 100 mil assinantes e mais de um milhão e oitocentas mil visualizações. Clique aqui para conhecer o Diário de um Autista.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 13 de agosto de 2019 às 14:50
Compartilhar Comente

Alunos do Unesc Virtual são recepcionados em Aula Inaugural em Araranguá

Alunos do Unesc Virtual são recepcionados em Aula Inaugural em Araranguá
Primeiro encontro dos novos acadêmicos foi realizado na noite desta quarta-feira (7/8) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Um novo capítulo começou a ser escrito nesta quarta-feira (7/8) na vida de dezenas de pessoas do Vale do Araranguá. Eles iniciaram de forma oficial nesta noite o contato com a vida acadêmica em encontro promovido pelo projeto Unesc Virtual, modelo de Ensino a Distância viabilizado na região pela Unesc em parceria com a FVA (Faculdade do Vale do Araranguá). O primeiro contato serviu não só para a apresentação da equipe e explicação completa sobre a ferramenta online que norteará os estudos daqui para frente, mas também para estreitar os laços dos próprios estudantes entre si e com as instituições de ensino.

Quem comandou os trabalhos de recepção dos alunos e apresentação do Ambiente Virtual de aprendizagem foi a própria coordenadora do Setor de Educação a Distância da Unesc, Graziela Giacomazzo. O momento de aproximação com os novos acadêmicos, conforme Graziela, é de muita felicidade para a instituição. “Preparamos tudo com muito cuidado e dedicação para acolhê-los da melhor forma possível. Queremos que vocês se sintam tranquilos e confiantes nesse novo desafio que estão encarando e saibam que ficamos muito felizes por tê-los conosco. A Unesc é uma grande instituição e estará sempre à disposição para que vocês recebam todo o respaldo necessário para um aprendizado completo”, salientou.

Conforme a coordenadora explicou aos ingressantes, a Educação a Distância possui algumas especificidades, entre elas o desenvolvimento da autonomia, da disciplina e da pró-atividade e, do outro lado, a necessidade de dedicação e comprometimento com os estudos. “O ideal é que vocês estabeleçam o local e o horário que dedicarão aos estudos e tenham a disciplina de cumprir com esse compromisso com vocês mesmos. O EaD oferece a possibilidade de maior flexibilidade, porém é preciso também muita dedicação para que se chegue ao resultado que todos nós queremos, o aprendizado verdadeiro”, completou.

Também recebendo de forma calorosa os alunos esteve no evento de acolhimento o coordenador de Ensino e Pesquisa da FVA, Robson Pacheco. O coordenador também fez questão de colocar a Instituição inteiramente à disposição dos alunos ingressantes para que encontrem ali o apoio necessário. “A Faculdade do Vale do Araranguá também dispõe de ampla estrutura, de biblioteca, de salas equipadas e, é claro, dos professores e profissionais dispostos a os auxiliarem. Deixo a vocês meus sinceros parabéns pelo início dessa jornada e reforço a importância dessa parceria para viabilizar os cursos nesta modalidade”, destacou Robson.

O encontro foi aproveitado ainda para apresentação de monitores, tutores, professores e coordenadores dos cursos, além do detalhamento também da forma de uso da Biblioteca Digital.

Os acadêmicos que não puderam comparecer ao encontro em Araranguá poderão participar da recepção dos novos alunos da modalidade EaD que será realizada na noite desta sexta-feira (9/8), no Auditório Ruy Hülse.

As inscrições para os cursos de graduação, pós-graduação e extensão pelo Unesc Virtual seguem abertas. Confira aqui os cursos disponíveis.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de agosto de 2019 às 23:28
Compartilhar Comente

Estudantes e Reitoria dialogam sobre oportunidades e bolsas de estudos

Estudantes e Reitoria dialogam sobre oportunidades e bolsas de estudos
Momento promoveu troca de ideias e informações (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os estudantes da Unesc receberam uma novidade cheia de possibilidades na última semana. O Governo do Estado concedeu, neste segundo semestre de 2019, o total de R$ 6,2 milhões em bolsas de estudos para a Universidade. O valor é o dobro do semestre anterior. A conquista, por meio do programa Uniedu (Bolsas Universitárias do governo do Estado), foi a pauta de um encontro entre lideranças estudantis e a Reitoria na tarde desta terça-feira (7/8).

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, explica que a conversa teve o objetivo de informar, esclarecer e reforçar a oportunidade para os acadêmicos. “A ideia é que a informação chegue ao maior número de acadêmicos possíveis. Para ter acesso a bolsa basta ser aluno Unesc e atender os requisitos do Uniedu”, esclarece.

Para tornar o conhecimento sobre o assunto mais acessível, a Universidade passará a contar com uma página exclusiva e simplificada. Dentro do site o estudante poderá buscar a situação em que está inserido, acessar as normas em editais e realizar a inscrição.

Durante as conversas, os estudantes também levantaram questionamentos e socializaram seus olhares. Guilherme Strelow, presidente do Centro Acadêmico de Odontologia, avaliou a conquista como importante e compartilhou a oportunidade para seu curso. “Elencamos ideias para que mais pessoas fossem comtempladas. É um diálogo fundamental e que pode beneficiar ainda mais os acadêmicos”, afirmou.

Saiba mais

O Uniedu agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da educação superior, fundamentados pelos Artigos 170 e 171, juntamente do Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional). Com esses recursos disponibilizados pelo governo a Unesc vai destinar bolsas de estudos que podem chegar até 100% aos alunos beneficiados.

São mais de 40 cursos à disposição nas mais variadas áreas do conhecimento. O ingresso é feito por meio do histórico escolar na Central de Atendimento ao Estudante da Universidade. Após a matrícula o aluno já pode se candidatar a uma bolsa das diversas modalidades oferecidas, seja por meio do governo ou da Prefeitura de Criciúma.

Além de serem oferecidos a novos alunos, os descontos podem beneficiar ainda acadêmicos oriundos de transferências.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 07 de agosto de 2019 às 20:10
Compartilhar Comente