AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estruturas da Unesc estarão fechadas nos próximos dois finais de semana

Estruturas da Unesc estarão fechadas nos próximos dois finais de semana
Retorno das aulas está mantido para a próxima segunda-feira (1/3) de forma híbrida (Fotos: Mayara Cardoso / Paula Darós Darolt) Mais imagens

A Unesc, seguindo o Decreto Estadual publicado nesta sexta-feira (26/2), estará com o Campus de Criciúma, Unidade Araranguá, o polo Rincão e o Parque Científico e Tecnológico (Iparque) fechados ao público nos próximos dois finais de semana, dias 27 e 28 de fevereiro e 6 e 7 de março. O retorno das atividades do ano letivo segue mantido para a próxima segunda-feira (1/3) de forma híbrida.

As aulas de todos os cursos de graduação da Universidade, com exceção de Medicina que retoma apenas na quarta-feira, serão iniciadas de forma remota nesta data. Conforme a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, ao longo de toda a primeira semana de atividades os coordenadores de curso e professores definirão com os acadêmicos a necessidade e disponibilidade de realizar encontros híbridos. “A Unesc está com todo o campus preparado para receber os alunos de forma segura. A partir da segunda semana será possível que sejam realizadas atividades no formato híbrido, ou seja, os alunos que quiserem estar em sala de aula e não forem do grupo de risco, poderão vir com toda a segurança para a aula de forma presencial. Já os que optarem por ficar em casa, assistirão normalmente a aula mediada por tecnologia”, explica.

De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, os primeiros encontros remotos serão de extrema importância para que cada professor possa direcionar as atividades em conformidade com o desejo de cada turma e as especificidades das disciplinas. “Todos podem ficar muito tranquilos, pois as disciplinas serão ministradas de forma completa e a Universidade já tem mapeadas todas as adequações necessárias para que isso aconteça”, completa.

Ainda de acordo com Feldhaus, a presencialidade dos acadêmicos na Universidade segue condicionada às condições sanitárias. “Seguimos acompanhando dia a dia, semana a semana, as condições e orientações sanitárias e as cumpriremos sem sombra de dúvidas”, completa.

Diálogo com a comunidade acadêmica

Após definirem pelo fechamento de todas as estruturas da Unesc nos próximos finais de semana e manter o início das aulas para a data já agendada, a gestão da Universidade esteve reunida de forma remota em reunião com professores, coordenadores e lideranças acadêmicas para um diálogo em torna da temática.

Entre as informações compartilhadas com os estudantes esteve ainda a criação de postos de atendimento para identificação de sintomáticos no campus. Conforme a pró-reitora, serão montados dois postos, sendo um no Bloco XXI e outro entre os Blocos R e S, com a presença constante de enfermeiros para atendimento e orientações a qualquer sinal de suspeita.

A Universidade segue com todas as medidas de prevenção elencadas pela Sala de Situação e protocolos do Comitê de Biossegurança da Instituição. “Além de toda a estrutura já adequada desde o último ano para receber alunos e professores, todos que retomarem as atividades neste início de semestre receberão novos kits de biossegurança com máscaras, álcool em gel e orientações. A Universidade mapeou todos os detalhes e está, de fato, prepara para o retorno assim que as condições sanitárias permitirem”, acrescenta Indianara.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de fevereiro de 2021 às 21:27
Compartilhar Comente

Centro Acadêmico de Direito da Unesc recebe coordenador do curso e procurador jurídico para live

Centro Acadêmico de Direito da Unesc recebe coordenador do curso e procurador jurídico para live
João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior participou de bate-papo virtual na página do Instagram do CA (Foto: Reprodução) Mais imagens

Lideranças do Centro Acadêmico Benedito Narciso da Rocha, do curso de Direito da Unesc, promoveram bate-papo com o coordenador do curso e procurador jurídico da Universidade, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, para uma live. Transmitido pela página no Instagram do @CADUnesc, o encontro teve como temática central os 25 anos de história do curso de Direito.

Ao resgatar documentos e lembranças dos primeiros passos para a oferta da graduação na área em Criciúma, João Carlos trouxe à tona a vontade de toda a região para que esse desejo se concretizasse. “Nossa região desejava muito ter um curso de Direito aqui. A chegada da graduação na Universidade foi muito significativa. De lá para cá são 25 anos respondendo um anseio da sociedade. Há 25 anos formando profissionais com excelência e competência”, afirmou orgulhoso.

Representante não só do curso, mas somando também a responsabilidade de comandar a Procuradoria Jurídica da Unesc, João Carlos não economizou adjetivos para falar de seu orgulho ao ocupar tais posições. “Vim para Criciúma para realizar meu sonho, de ser professor. Aqui na Unesc todos os dias que eu entro em sala de aula eu realizo esse sonho. Tenho muito orgulho de ser professor, de trabalhar na Unesc e ainda mais de coordenar o curso de Direito”, destacou.

Ao longo da história o curso de Direito já formou mais de três mil bacharéis na área e vem aprimorando cada vez mais o trabalho, consolidado com reconhecimentos como o Selo OAB Recomenda. O título da Ordem dos Advogados do Brasil é entregue para as principais instituições de ensino superior do país após avaliação criteriosa do resultado em seus cursos de Direito.

A live completa pode ser assistida na página @CADUnesc no Instagram.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de fevereiro de 2021 às 21:17
Compartilhar Comente

Exposição [entre] casas está aberta a visitação

Exposição [entre] casas está aberta a visitação
Obras das egressas do Curso de Artes Visuais - Bacharelado, Alice Meis e Andressa Gomes podem ser visitadas de forma presencial ou virtual (Fotos: Matheus Reis) Mais imagens

As percepções artísticas das egressas do Curso de Artes Visuais Bacharelado da Unesc, Alice Meis e Andressa Gomes, foram transformadas na Exposição [entre] casas. Exposto na Sala Edi Balod, no Bloco Administrativo da Universidade, o trabalho das egressas foi aprovado pela Lei de Incentivo e Emergência Cultural Aldir Blanc, mediado pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

A abertura oficial da mostra foi realizada de forma virtual, via Google Meet, na noite de quinta-feira (25/2) e prestigiada por professores, acadêmicos, colegas das artistas e lideranças regionais do setor cultural. A visitação da exposição pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h até o dia 5 de abril. Os interessados em realizar as visitas com mediação devem agenda-las pelo e-mail @salaedibalod@unesc.net.

Na próxima segunda-feira (1/3), as responsáveis pelo projeto irão disponibilizar gratuitamente links de vídeos com a montagem e a exposição, a abertura, fotos do projeto, textos com informações sobre as artistas e também um material educativo. “Isso irá servir de suporte para professores utilizarem com seus alunos, ou pais com seus filhos, possibilitando ampliação de repertório artístico e cultural”, afirmou a artista visual Alice Meis. Os professores e pais interessados podem acompanhar o Instagram: @inventáriodememorias para ter acesso ao material.

Memórias de infância

As artistas visuais se juntaram para o projeto por terem ideias e interesses em comum. Segundo Alice, as obras expostas abordam as temáticas da memória e o vazio, e os objetos que compõem a exposição relembram as memórias das casas onde cresceram. “A exposição traz à tona as nossas raízes, nossas memórias de infância”, declarou Andressa.

Confira aqui mais registros da exposição e seu lançamento

Com informações de Fundação Cultura de Criciúma

Mayara Cardoso – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de fevereiro de 2021 às 14:35
Compartilhar Comente

Luciane Bisognin Ceretta representa Acafe na abertura da CECTI

Luciane Bisognin Ceretta representa Acafe na abertura da CECTI
Reitora da Unesc destacou a relevância das instituições comunitárias de ensino no Estado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

As principais lideranças de Santa Catarina cenário da educação, ciência, tecnologia e inovação estiveram reunidas, nesta quinta-feira (25/2), na abertura da 6ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI). Realizado de forma online, assim como os demais encontros da Conferência, o evento contou com a participação de representantes de todo o Estado, entre eles a reitora da Unesc e vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta.

A proposta da Conferência aberta oficialmente nesta quinta-feira, com eventos regionais agendados para os meses de abril e maio, é coletar as percepções dos representantes do ecossistema de CTI do Estado de Santa Catarina, analisar essas informações e gerar um documento com estratégias de crescimento e fortalecimento do setor.

Conforme Luciane, as Universidades Comunitárias estão distribuídas territorialmente em todo o estado de Santa Catarina com fortíssima atuação no cenário em que estão situadas contribuindo, todas, há mais de 50 anos com o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental e responsáveis, seguramente, pelo excelente Índice de Desenvolvimento Humano do Estado. “Desta forma estão preparadas com seus próprios ecossistemas, corpo de pesquisadores e expertises para apoiar nesta construção”, garantiu.

Os números elencados pela reitora da Unesc no encontro foram mencionados de forma a materializar a importância das instituições no ecossistema de Santa Catarina. “Em 2020 as nossas instituições comunitárias investiram juntas mais de R$ 80 milhões em pesquisa científica e captaram de órgãos nacionais também mais de R$ 80 milhões, fomento precioso para que pudéssemos apoiar inúmeras iniciativas de vidas e de cenários nos nossos territórios. São mais de 1.500 professores, pesquisadores, doutores, de alto nível e qualificação atuando em nossas 15 instituições, à disposição do Estado nos mais de 59 programas de mestrado e 25 programas de doutorado”, mencionou.

Para ela, é uma grande honra participar do evento que reúne as principais lideranças de Santa Catarina em torno de ricas discussões. “Nos orgulhamos em fazer parte deste processo de construção de novas iniciativas que, no futuro breve, serão responsáveis por acelerar o ecossistema de inovação no nosso estado”, acrescentou.

Os interessados em participar das reuniões regionais devem realizar a inscrição pelo site da conferência: www.conferenciacti.sc.gov.br.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2021 às 21:52
Compartilhar Comente

Secretário de Desenvolvimento Social do Estado visita Unesc e alinha possibilidade de parcerias

Secretário de Desenvolvimento Social do Estado visita Unesc e alinha possibilidade de parcerias
Criação de projetos de extensão em colaboração com o Estado esteve entre as pautas da reitora com Claudinei Marques (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A reitora da Unesc Luciane Bisognin Ceretta recebeu, no final da tarde desta quinta-feira (25/2), a visita do Secretário de Desenvolvimento Social de Santa Catarina, Claudinei Marques. O representante do Estado assumiu a pasta há pouco menos de um mês e conheceu a Universidade por meio do diretor de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki, que o recebe em visita na cidade. O encontro das lideranças rendeu o alinhamento de novas e produtivas parcerias entre Secretaria e as universidades de Santa Catarina.

Enquanto vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane propôs um encontro virtual entre o Secretário e os demais reitores do Sistema para que conversem sobre as necessidades do Estado e as possibilidades das Instituições Comunitárias, com objetivo de promover boas ações em prol da comunidade, especialmente a partir de projetos de Extensão.

Conforme a reitora da Unesc, o governo do Estado é um grande parceiro das Universidades Comunitárias e todas sentem enorme gratidão pelos investimentos em educação, questão que tem se destacado. “Desta forma, nada mais justo e propício do que unirmos forças com aquilo que as universidades têm a oferecer com o que é de necessidade da população do Estado no que diz respeito ao desenvolvimento social. Vislumbro grandes possibilidades”, afirmou.

A ideia é que parcerias sejam firmadas por meio de convênios de cooperação. “Precisamos da ajuda da academia, do centro do conhecimento. Estamos juntos para levar essas ideias adiante o quão breve possível”, pontuou Claudinei.

Promover o encontro entre a reitora e o Secretário, conforme Potelcki, foi uma ideia baseada no apoio incondicional da Universidade às causas sociais. “Fiz questão de trazê-lo à Unesc, pois sei que a reitora Luciane é sempre parceira e aberta ao diálogo, ainda mais como representante da Acafe”, acrescentou o diretor.

Acompanharam ainda o encontro o consultor Jurídico da Secretaria de Desenvolvimento Social, Álvaro Casagrande, e o gerente Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Edson Silva.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2021 às 21:10
Compartilhar Comente