AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Jornada Empreendedora encerra programação da 11ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Jornada Empreendedora encerra programação da 11ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Evento foi realizado de forma virtual pela primeira vez e contou com a participação de visitantes de 21 Estados da Federação (Foto: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

Com mais de 3.500 inscritos, 120 palestras e quase 900 trabalhos acadêmicos apresentados, foi encerrada, na noite desta sexta-feira (30/10), a 11ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Ao longo dos cinco dias de extensa programação realizada de forma virtual o evento recebeu mais de 20 mil visitantes, sendo estes de 21 Estados da federação.

Entre as atividades que marcaram o fim dos trabalhos esteve a Jornada Empreendedora, ação na qual as comunidades interna e externa puderam aprender em um bate-papo dinâmico sobre formas de recuperar negócios em tempos de crise. Ainda na noite de encerramento a SCT contou com um de seus grandes destaques, a Feira de Inovação, além de outras dez atividades paralelas.

A partir de um resgate histórico e a contextualização com o momento atual, Leandro Piazza e Adolfo Cesar dos Santos trouxeram exemplos de gestão de crise e de negócios que cresceram durante a pandemia, além das oportunidades abertas para as startups a partir do cenário. “Mesmo que você seja um professor, médico, um advogado, você precisa pensar como startup, ter um DNA desse modelo”, destacou Leandro.

Conforme o professor, é preciso desmistificar a ideia de que startup precisa estar intimamente ligada produtos de tecnologia. “Startup é uma empresa em que o modelo de negócio não está totalmente validado, está se buscando algo escalável e inovador em um mercado incerto e pouco navegado. Pode ser um negócio de inovação, de viagem ou do que for. É um jeito novo de desenhar o início de uma empresa. É o início 4.0 da jornada empreendedora”, descreveu o ministrante que acrescentou que as dez empresas que mais cresceram na pandemia, desde a Amazon até a T-Mobile, são startups.

Leandro Piazza representou a empresa 49 Educação e foi eleito um dos dez melhores mentores do país em 2020 em evento organização pela Associação Brasileira de Startups. Já Adolfo Cesar representou o Sebrae, instituição na qual atualmente como facilitador do programa Empretec e mentor de liderança empresarial.

A palestra da noite foi mediada pelo coordenador do curso de Design de Produto da Unesc, João Rieth e contou com a participação do coordenador-adjunto do curso de Administração, Thiago Francisco. O conteúdo está disponível no canal Unesc Oficial.

Edição desafiadora e vitoriosa

Os números da 11ª edição da SCT não deixam dúvidas: a Unesc construiu, mesmo em meio às adversidades impostas pela pandemia, mais um evento de grande sucesso. Ser assistido por mais de 20 mil pessoas, de 21 Estados e contar com um total de inscritos que ultrapassou os 3,5 mil não são marcas que se alcança facilmente.

Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a realização de um evento de tamanho sucesso mostra de forma clara a força da Unesc. “Esse é um evento que nos orgulha por representar a imensidão de possibilidades dessa Instituição. Ele é um retrato do que essa Universidade oferece na excelência no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação e em todo o cenário no qual está inserida”, destaca.

A possibilidade de encontrar soluções rápidas, acessíveis e viáveis para a realização de uma extensa programação de forma remota, conforme Luciane, só existe porque a Universidade conta com uma equipe engajada e disposta a, acima de tudo, fazer acontecer. “É por isso que essa Semana marca as superações. É mais uma das grandes situações que tivemos que enfrentar e superamos neste ano nas diferentes frentes de cada um. Temos, por trás de todo esse trabalho, uma grande equipe que me orgulha e me deixa imensamente grata por fazer parte deste time”, reforça.

O desafio encarado de frente, conforme a coordenadora da SCT, Merisandra Cortes de Mattos, foi de alto nível. “Enquanto várias instituições de ensino superior do país cancelaram as suas semanas de Ciência e Tecnologia, a Unesc mais uma vez mostra o quão é diferenciada e preparada, possuindo uma grande capacidade de adaptação a diferentes cenários. E isto só se consegue fazer no coletivo, quando todos trabalham em prol de um objetivo comum”, pontuou, completando a fala da reitora.

Muito mais do que cumprir mais uma edição do evento, de acordo com o diretor de Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, a Universidade superou seus próprios limites e utilizou da expertise dos últimos dez anos de Semana de Ciência e Tecnologia para fazer deste o mais desafiador e o maior dos eventos.  “Estamos concluindo a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, neste desafiador ano, de forma virtual, mas muito bem-sucedida, superando todos os números dos anos anteriores e levando o que de melhor fazemos em pesquisa científico-tecnológica, extensão e ensino a participantes de 21 Estados da nação”, analisou.

Parcerias

A 11ª edição da SCT Unesc teve patrocínio do Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina); apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da empresa Biozenthi.

Para a realização da Jornada Empreendedora a SCT contou ainda com patrocínio do SEBRAE.

Vinculados à Universidade estiveram os parceiros a Itec.in, ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Instituto de Idiomas, Núcleo de Empreendedorismo, NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação e Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). A parceira externa ficou por conta da DRIN - Inovação e Negócios, Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma e a Câmara Municipal de Criciúma.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 23:37
Compartilhar Comente

Solução para problemas reais na Feira de Inovação da Unesc

Solução para problemas reais na Feira de Inovação da Unesc
Foram 19 ideias apresentadas em Sessões de Pitches (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A busca pela valorização e o fomento à inovação nortearam a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc nos últimos cinco dias. Entre os mecanismos de propulsão do pensamento criativo e da solução de problemas sociais está a Feira de Inovação, que na noite desta sexta-feira (30/10) propôs a socialização de conhecimentos e teve a presença de importantes nomes do cenário catarinense. O evento também marcou o encerramento da Semana, junto a outros 11 eventos simultâneos com destaque para a Jornada Empreendedora.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lembra que o DNA comunitário da Universidade vai além de um modelo de gestão, garantindo o incentivo à qualidade de vida e ao desenvolvimento regional por meio do ensino, pesquisa e extensão. Diante deste compromisso, a Instituição não parou em nenhum momento no ano de 2020, com a continuidade das atividades.

A Semana de Ciência e Tecnologia se coloca então como um grande exemplo desta persistência, e nesta noite abriu às portas da Unesc, de forma totalmente virtual, para o novo em prol da comunidade. “Aqui quem faz a diferença são as pessoas. Foram 3.55 inscritos na nossa Semana. Mais de 20 mil pessoas acompanharam as diferentes apresentações do evento. Este envolvimento conquistado nos possibilita responder as necessidades que o cenário nos aponta, que é buscar soluções para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Luciane.

O presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina), Fábio Zabot Holthausen, proferiu a palestra de abertura da Semana de Ciência e Tecnologia em 2019 e em 2020 voltou como convidado da Feira. Conectado às ações da Unesc pelo fomento da inovação e tecnologia, chamou a atenção para o empenho da Universidade para a concretização de projetos em prol de Criciúma e seus arredores. “A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, vem desempenhando um grande trabalho não só a frente da Universidade, e sim por toda a região. O fruto desta atuação tem levado a ciência e a inovação como bandeiras. Com certeza já traz resultados significativos para o Sul de Santa Catarina e para todo o estado”, enfatizou.

Na Feira, foram 19 ideias e soluções inovadoras apresentadas em Sessões de Pitches. Cada participante ou equipe teve três minutos para detalhamento e mais cinco para responder dúvidas, ouvir sugestões e críticas construtivas. O espaço para socialização e amadurecimento de ideias deu oportunidades tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, comemorou a receptividade e o engajamento dos inscritos, e reafirmou que momentos como este são de fundamental importância para a Unesc e para o desenvolvimento da região. “Este evento é de grande significado. Recordando da primeira edição da Feira de Inovação, uma oportunidade já muito exitosa. De lá para cá percebemos como este movimento ganhou força. Certamente uma noite memorável para todos”, frisou.

Dentro de sua proposta, a Feira recebeu um público inserido nos mais diversos cenários da inovação, tecnologia, ciência e empreendedorismo. Conforme o coordenador da Feira e do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) da Universidade, Evânio Ramos Nicoleit, esta edição superou as expectativas, com a certeza de uma grande experiência. “O evento é uma oportunidade para troca de experiências, relacionamentos, crescimento pessoal e também profissional. Recebemos um significativo número de inscrições e daqui teremos grandes ideias”, ressaltou.

Também contribuíram para a Feira o presidente do comitê do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral; o vereador de Criciúma Tita Belolli; o diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma Claiton Pacheco Galdino; o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), acadêmico Douglas Leffa.

Sessão de Pitches

Após a troca de conhecimentos com os profissionais que são referência em inovação, foi a vez dos inscritos compartilharem suas soluções inovadoras para problemas reais e receberem as críticas construtivas e avaliações dos convidados. Com propostas nos mais diversos campos, para segurança pública, empreendedorismo, educação, meio ambiente e muito mais, a Feira já trouxe uma grande vitrine de espectadores na transmissão ao vivo da Unesc TV, por meio do canal no YouTube.

Após a troca de conhecimentos com os profissionais que são referência em inovação, foi a vez dos inscritos compartilharem suas soluções inovadoras para problemas reais e receberem as críticas construtivas e avaliações dos convidados. Com propostas nos mais diversos campos, para segurança pública, empreendedorismo, educação, meio ambiente e muito mais, a Feira já trouxe uma grande vitrine de espectadores na transmissão ao vivo da Unesc TV, por meio do canal no YouTube.

A proposta vencedora foi a ideia da equipe Adas Time. Com foco voltado ao público infantil feminino, em especial da faixa etária de 6 a 7 anos, a equipe trouxe dados que apontam que meninas nesta idade são desmotivadas a se interessarem a temas complexos e de ciência. Então elaboraram um aplicativo educativo com o objetivo de inserir as mulheres no aspecto representatividade, incentivando meninas no interesse de temas complexos e de mais oportunidades. “Ada a raposa cientista” seria o personagem utilizado na ferramenta para levar as participantes a se interessarem e aprenderem sobre temas importantes e instigantes para seus futuros.

Todos os integrantes da equipe melhor colocada receberão um echo dot, um airdots, um apple watch e um smartwatch. Além disso, todos os membros terão incentivos de educação na Unesc. A Sessão foi conduzida pelo o coordenador do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) da Universidade e da Feira, Evânio Ramos Nicoleit, e pelo assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 23:35
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc estão na final do Inova Jovem

Alunos do Colégio Unesc estão na final do Inova Jovem
Mais de 250 estudantes participaram do desafio (Foto: Divulgação) Mais imagens

O protagonismo estudantil desenvolvido no Colégio Unesc está em evidência mais uma vez. A equipe GDESC (Grupo do extremo sul catarinense), formada pelos estudantes Igor Ghisi e Marco Antônio Dagostim Heleodoro e pela professora de Biologia, Gabriela Thomaz, está entre as equipes finalistas do Inova Jovem. Eles foram desafiados a buscar soluções para o questionamento “Como a inovação pode transformar a educação?” e construíram um projeto que soma inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e a atitude capaz de transformar o mundo.

O grande dia será a terça-feira (3/11). A partir das 17 horas, a equipe do Colégio Unesc vai, junto das outras nove finalistas, apresentar o resultado das semanas de dedicação: uma plataforma que facilitará o ensino e a aprendizagem, solucionando o desafio proposto pelo Inova. “Está sendo muito interessante o fato da nossa iniciativa ser baseada num problema real, de conexão entre aluno e professor”, destaca Gabriela. “Para desenvolver a ideia, aprendemos a trabalhar com criação de persona, idealização de soluções, construção de pesquisas, mapas conceituais, gerenciamento e redes sociais, com o objetivo de desenvolver competências para inovar”, completa.

Além de cumprir com o desafio do Inova Jovem, Ghisi explica que a ideia nasceu para contribuir com o dia a dia em sala de aula dos próprios estudantes no Colégio. “O professor vai poder ressaltar elementos em sua aula e na matéria aplicada que tragam a atenção do estudante para o conteúdo compartilhado, assim como desenvolver experiências com mais dinamismo e até a inclusão da gamificação em suas propostas”, explica.

O estudante também chama atenção que a plataforma pode despertar a ideia de inovação para outros momentos, por parte do professor e dos alunos. Para a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, é este estimulo do protagonismo juvenil e o trabalho coletivo que tornam o Inova uma experiência tão enriquecedora, ao mesmo tempo que vem desafiar os alunos a propor respostas para os desafios da sociedade. “Estas ideias estão muito alinhadas com a proposta pedagógica do Colégio Unesc, que busca a formação integral dos nossos estudantes. Atividades assim marcam a trajetória acadêmica e contribuem na formação de indivíduos atuantes na sociedade”, enfatiza.

Para chegar à final, os alunos da Unesc dividiram o protagonismo com 250 participantes, colocados em mais de 20 equipes de escolas públicas e particulares interessadas no desenvolvimento de competências de seus estudantes.

O Inova Jovem é desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade, e participam adolescentes que estejam cursando o ensino médio ou que já tenham encerrado o terceiro e ainda não tenham ingressado no Ensino Superior.

Além de todo o conhecimento adquirido, a participação no projeto vale para os estudantes a possibilidade de garantir prêmios e bolsas de estudos na Universidade. Após todas as fases do projeto e seus objetivos cumpridos, a equipe vencedora do Inova Jovem será premiada com bolsas de graduação, um Apple iPad 7ª Geração para cada integrante, além de um troféu destaque de 1º lugar. Já as equipes que ficarem em segundo e terceiro lugar serão contempladas com bolsas de estudo e troféus de destaque.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 20:15
Compartilhar Comente

Colégio Unesc com matrículas abertas para 2021

Colégio Unesc com matrículas abertas para 2021
Escola oferece proposta pedagógica diferenciada para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental a Terceira série do Ensino Médio Mais imagens

O ano de 2020, mesmo que desafiador, foi marcado pela inovação e transformação do ensino no Colégio Unesc, que modificou sua estrutura e proposta pedagógica. Para 2021, as expectativas são ainda maiores e os pais já podem garantir as matrículas dos filhos.

Além da dinâmica de aprendizagem, que já é referência no Sul de Santa Catarina do primeiro ano do Ensino Fundamental a terceira série do Médio, a escola implantou iniciativas extracurriculares, que propiciarão mais atividades aos alunos, com a possibilidade de aulas de dança, judô, futsal e natação.

Além desta nova proposta, a escola ampliou o modelo em período integral com imersão bilíngue na Língua Inglesa do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, proposta já iniciada em 2020, mas que foi pausada devido à pandemia. De acordo com a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, os alunos que optarão pelo ensino integral participarão de atividades desenvolvidas no contraturno e que vão muito além da sala de aula.

Segundo ela, as ações do ensino integral, que são sempre acompanhados de uma professora, possibilitam aulas especiais na horta, na piscina, no Museu de Zoologia e em muitos outros espaços dentro da estrutura da Universidade, que também pertence ao Colégio. “E não são apenas ações de ensino, também há o desenvolvimento de competências socioemocionais, como resolução de conflitos, trabalho em equipe, integração entre diferentes idades e muitas outras propostas”, enfatiza a diretora.

Novo modelo para o Ensino Médio

Os alunos do Ensino Médio também terão mudanças na proposta pedagógica. O objetivo, conforme a diretora, é desenvolver habilidades para a vida. “A nova proposta vem sendo desenvolvida com a formação específica de professores e envolvimento dos pais. A ideia do Colégio Unesc é ir além do ensino comum e propor uma progressão de aprendizagem para desenvolver todo o potencial do aluno, com momentos para pensar sobre empreendedorismo, projetos de vida e outras experimentações formativas para a vida adulta”, explica.

A ideia de um novo Ensino Médio, dentro das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, vai ser alinhada ao projeto pedagógico já existente no Colégio, que valoriza o diálogo criativo e a problematização, estimulando cada aluno a evidenciar suas competências pessoais, construindo conhecimento de forma autônoma. “Haverá uma progressão do modelo de estudos que iniciará com a turma de primeira série. O objetivo é construir um itinerário formativo que o aluno almeja. Quando atingir o terceiro ano, o aluno terá seu dia a dia na escola com um maior desenvolvimento de suas aptidões”, ressalta Giselle.

Experiência de Universidade

No Colégio Unesc o uso de cada espaço da Universidade é inserido na rotina de professores e alunos, expandindo as possibilidades de aprendizagem para além do habitual.

O Colégio Unesc fica dentro da Universidade e possui um espaço seguro, fechado e totalmente monitorado por câmeras, com salas climatizadas e tecnológicas, preparadas para um modelo híbrido de ensino, necessário nos últimos meses diante da pandemia, e que possibilita que o aluno possa assistir aula, tanto de forma presencial (quando necessário), como de casa. Além disso, a instituição dispõe de um amplo estacionamento.

A escola oferece uma grande infraestrutura com Complexo Esportivo, com piscina aquecida, quadras poliesportivas fechadas, pista de atletismo, campo de futebol, salas de dança; laboratórios de ciências; Museu de Zoologia, com o maior número de animais taxidermizados de Santa Catarina; uma Biblioteca com mais de 170 mil exemplares; uma Brinquedoteca equipada com brinquedos e materiais educativos, além de ateliês de arte, pintura e fotografia.

Matrículas abertas

Para matricular seu filho no Colégio Unesc basta procurar a secretaria da escola ou entrar em contato no telefone (48) 3431-2530 ou, ainda, pelo WhatsApp (48) 99974.0741.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 17:09
Compartilhar Comente

Professores da Unesc participam da fase 3 de pesquisa de vacina da Covid-19

Professores da Unesc participam da fase 3 de pesquisa de vacina da Covid-19
Grupo trabalha em prol da pesquisa internacional da empresa Janssen (Foto: Divulgação) Mais imagens

Cinco pesquisadores da Unesc integram a equipe de um dos centros brasileiros que estará recrutando pacientes para o desenvolvimento da vacina contra o coronavírus. Liderado pelo professor Felipe Dal Pizzol, o grupo é composto ainda pelos professores Cristiane Ritter, Marcelo Vinhas, Raphael Elias Farias e Cassiana Fraga. A equipe foca agora na fase três do desenvolvimento da vacina e convida voluntários a se inscreverem para participarem da pesquisa. A pesquisa é do Centro de Pesquisa do HSJosé.

Conforme Felipe Dal Pizzol, para ser voluntário é necessário ter mais de 18 anos estar em boa condição de saúde e não ter recebido vacina contra a Covid-19 até o momento. No total serão reunidos 7 mil voluntários no Brasil e 60 mil em todo o mundo. “Após o cadastro dessas pessoas, quando o estudo estiver liberado para nosso centro, passaremos a aplicar a vacina desenvolvida ou placebo conforme o protocolo e pesquisa. Na pesquisa o propósito é acompanhá-los ao longo de dois anos para entender se a vacina foi eficaz e evitou o contágio dos que receberam a dose”, explica.

A expectativa do grupo é de que o grupo de voluntários inscritos alcance o número estipulado em aproximadamente um mês, o que finalizaria essa fase no fim de novembro. Nos próximos meses, de acordo com Dal Pizzol, é possível que haja uma conclusão preliminar do estudo.

Criciúma, por meio do grupo que atua no Hospital São José, é o único município de Santa Catarina que conta com representantes da pesquisa e seleciona voluntários para participar. No Brasil são mais de 20 centros de estudo.

Os interessados em se cadastrarem como voluntários ou conhecerem mais sobre a proposta devem entrar em contato pelo e-mail pesquisa@hsjose.com.br enviando nome completo e telefone de contato.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 16:48
Compartilhar Comente