Colégio Unesc

Crianças do Projeto “Trilhos na Saúde” receberam os brinquedos artesanais confeccionados pelos alunos do sexto ano do Colégio Unesc

Crianças do Projeto “Trilhos na Saúde” receberam os brinquedos artesanais confeccionados pelos alunos do sexto ano do Colégio Unesc
Residentes prepararam um dia diferente na comunidade do Trilho(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

O trem imaginário saiu do Campus às 9 horas em ponto, após uma parada na Estação Colégio Unesc, onde uma carga valiosa seria transportada para uma comunidade da Estação dos Trilhos, no Pinheirinho. A manhã de sábado amanheceu fria, mas foi esquentando com o raiar do sol. A encomenda foi preparada com muito carinho e solidariedade. Dentro das caixas de papelão, mais de 60 brinquedos de materiais reciclados e reutilizáveis, produzidos pelos alunos do sexto ano, em uma dinâmica envolvendo a importância da sustentabilidade e da filantropia.

O projeto de extensão "Trilhos da Saúde" conta com a participação de residentes e professores do Programa de Residência Multiprofissional, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS). Na Estação, mães e crianças já esperavam ansiosamente a chegada da equipe Unesc. O local, humilde mas cheio de alegria e paz, estava preparada para uma manhã de atividades recreativas, voltadas para a garotada da localidade.

Além dos brinquedos artesanais, brinquedos industrializados, livros e roupas foram entregues na comunidade. A manhã ainda teve uma mesa com bolos, suco de laranja e refrigerante, além de guloseimas que foram distribuídas após cada participação nas recreações. Tudo para aproximadamente 30 crianças de famílias cadastradas no Projeto.

Para a professora Lisiane Tuon, o trabalho desenvolvido é muito importante para todos e o dia foi muito especial, voltado aos menores. “São 16 famílias que estão cadastradas com crianças que estudam no Bairro da Juventude e moradores.  Foi fundamental a participação das crianças do Colégio na confecção dos brinquedos, estão de parabéns! A garotada adorou os brinquedos e as atividades. A ação de hoje foi uma proposta dos residentes, na semana que vem vamos focar na saúde bucal, semana passada tratamos da saúde da mulher, e assim em cada sábado vamos cuidandos dessas pessoas”, comentou Tuon.

Um dos ajudantes do dia foi o residente da saúde mental e atenção psicossocial, Rafael Santos de Moura. Para ele, a experiência foi gratificante. “Poder vivenciar este momento de descontração com as crianças e mostrar algumas alternativas além das que elas conhecem aqui no bairro é muito gratificante. Aqui posso também trazer um pouco da minha área que é educação física. Junto com os colegas de outras profissões estamos contribuindo de alguma forma”, destacou o residente.

Para a concretização do Projeto “Saúde no Trilho”, uma peça importante faz a ligação entre a Unesc e a comunidade. Simone Pereira, agente comunitária da estrada de ferro, ligada à Unidade de Saúde do Bairro Pinheirinho, faz todo o trabalho de convocação dos moradores. Há nove anos na função, ela confessa que sempre  trabalhou para ter uma ação voltada em prol daquelas pessoas. “Essa ação valoriza a localidade, tem pessoas trabalhadoras e que necessitam desse apoio, desse olhar acadêmico. Espero que com as atividades as pessoas possam crescer. Esta aproximação faz diminuir o preconceito e aumentar a autoestima. estou muito feliz com esta conquista”, relatou a agente.

Na ponta do projeto, estão as famílias beneficiadas, e dentro dela, o projeto conta também com o apoio de uma das moradoras às margens do trilho. Para Paula Rafael Pacheco, o projeto é muito importante para todos que ali residem. “ O projeto tem nos ensinado bastante, estamos aprendendo muita coisa que não sabíamos. Essas ações do pessoal da Unesc têm sido benéficas para nós.  Estou gostando muito.” relatou a moradora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de julho de 2021 às 16:09
Compartilhar Comente

Deixe um comentário