Colégio Unesc

Ações culturais lembram Dia da Consciência Negra

Ações culturais lembram Dia da Consciência Negra
Alunos cantaram e recitaram poesia (Fotos: Milena Nandi/Lorraine Amorim) Mais imagens

O Dia da Consciência Negra, comemorado hoje (20/11), foi marcado, na Unesc, por várias atividades para o resgate da cultura negra. De Oficina de Tranças Afro a leitura de poesia, alunos da Unesc vindos de países africanos como a Angola, mostraram suas tradições.

Durante a tarde, a estudante do curso de Administração, Luisa Pereira, e a de Ciência da Computação, Edera Barreto, ensinaram os alunos do Colégio Unesc a fazerem trancinhas, durante uma oficina. Os alunos ainda fizeram trabalhos de pintura e confecção de máscaras baseadas na cultura afro e histórias com base no livro “A menina do laço de fita”. O material do Colégio se juntou ao feito por crianças de outras escolas em uma mostra no hall do Bloco XXI-A.

À noite, o projeto Quintas Culturais trouxe para a chegada de professores e estudantes ao campus, música e poesia feita por estudantes estrangeiros. O acadêmico de Ciência da Computação, Dorivaldo Correia Manuel, cantou e tocou músicas brasileiras e angolanas. Já Celso Mavo declamou o poema “Monangambé”, de Antonio Jacinto, e uma poesia de própria autoria. Cláudio Zongo, aluno de Engenharia Mecânica, também apresentou poemas próprios.

“Nós andamos de mãos dadas com nossos irmãos angolanos e nossa cultura. É importante compartilharmos ela com nossos colegas da Universidade”, comenta Manuel de Almeida, secretário da Assac (Associação de Alunos Angolanos de Criciúma).

Durante o Quintas Culturais, a coordenadora do núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias da Unesc, Janaína Vitório, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo núcleo, que faz parte do Programa de Educação Inclusiva da Universidade.

Fonte: Secom

20 de novembro de 2014 às 20:53
Compartilhar Comente

Deixe um comentário