imagem do site

Projetos de Pesquisa

Atualmente o LabGENINT/UNESC possui os seguintes projetos de pesquisa em desenvolvimento:

GP 2022-2024 – Edital 196/2022

Professores vinculados: Prof. Dr. Julio César Zilli, Profa. Ma. Elenice Engel e Profa. Esp. Janini Borba
Curso: Administração – Comércio Exterior
Projeto: Governança e Gestão em PME´s: Internacionalização e Transformação Digital
Linha de pesquisa: Governança e Internacionalização das Organizações

Resumo do projeto: Considerando-se a importância de uma boa governança para o desenvolvimento de uma região e respeitando a governança de cada organização inserida de um ambiente complexo, definiu-se como objetivo geral deste projeto “Identificar as características e os mecanismos de governança para a internacionalização e transformação digital em PMEs” considerando ao Sul de Santa Catarina, a partir da delimitação geográfica da AMUREL, AMREC e AMESC. Projeta-se envolver 100 PME´s a partir da delimitação geográfica com o apoio e parceria do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma (Convênio APEX Brasil e UNESC), uma vez que este convênio possui contato direto com o empresariado Sul Catarinense para a qualificação para exportação. 

PIBIC JUNIOR 2023 – Edital 46/2023

Bolsista: Beatriz Sacoman Fagundes
Curso: Administração – CEDUP
Projeto: Programa de Qualificação para Exportação – Peiex Criciuma/Lages: fortalecimento da cultura exportadora 
Linha de pesquisa: Governança e Internacionalização das Organizações

Resumo do projeto: Este projeto tem por objetivo proporcionar ao bolsista do PIBIC Junior “Compreender a dinâmica de execução do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX Criciúma/Lages para fortalecer a cultura exportadora no Sul e Serra catarinense. O projeto relaciona-se com o Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGENINT/UNESC) por meio da linha de pesquisa Governança e Internacionalização das Organizações, em parceria com o Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX Criciúma/Lages. Dessa forma, projeta-se o final do período do projeto que o bolsista tenha uma visão sistêmica do processo de preparo de uma empresa para ingresso no mercado internacional..

PIBIC JUNIOR 2023 – Edital 324/2023

Bolsistas: Franciele Felipe, Karen Colombo e Marco Antônio Nazário
Cursos: Colégio UNESC e Administração – CEDUP
Projeto: Hard e soft skills na correira de comércio exterior 
Linha de pesquisa: Governança e Internacionalização das Organizações

Resumo do projeto: Este projeto tem por objetivo identificar as hard e soft skills necessárias para o desenvolvimento da carreira de comércio exterior.  O estudo relaciona-se com o Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGENINT/UNESC) por meio da linha de pesquisa Governança e Internacionalização das Organizações e do Projeto de Imersão Empresarial - PRIME. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e uma pesquisa de campo. Os dados serão coletados por meio de entrevistas com profissionais que atuam no contexto do mercado internacional, seja por meio da exportação e importação. Desta forma, projeta-se identificar as hard e soft skills necessárias para o desenvolvimento da carreira de comércio exterior.

PIBIC 2022-2023 – Edital 197/2022

Bolsista: Igor Pereira / Flavia Rampinelli Formigoni
Curso: Administração – linha de formação específica em Comércio Exterior
Projeto: Governança e Gestão para a Internacionalização de PME´S
Linha de pesquisa: Governança e Internacionalização das Organizações

Resumo do projeto: Este projeto tem por objetivo identificar as características e os mecanismos de governança e gestão para a internacionalização de MPE´s, a partir de uma revisão da literatura.Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa teórica, com abordagem essencialmente qualitativa. Quanto aos fins de investigação delimita-se como uma pesquisa descritiva e quanto aos meios, como bibliográfica (revisão narrativa da literatura) e documental. Os dados de origem secundária (revisão da literatura) serão coletados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses de Dissertações (BDTD) considerando todo o período disponível na plataforma. A análise de conteúdo será utilizada para a análise dos estudos selecionados.

PIC 170/2022-2023

Bolsista: Nathan Cabral
Curso: Administração-Comércio Exterior
Projeto: Os municípios da AMESC no contexto internacional
Linha de pesquisa:  Governança e Internacionalização das Organizações

Resumo do projeto: Este projeto pretende identificar a relação comercial dos municípios pertencentes a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) perante o mercado internacional.  O estudo relaciona-se com o Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGENINT/UNESC) por meio da linha de pesquisa Governança e Internacionalização das Organizações em parceria com o Núcleo Operacional PEIEX Criciúma. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com característica quantitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados serão coletados por meio das plataformas estatísticas do Ministério da Economia, COMEX STAT e COMEX VIS. Desta forma, tem-se o intuito de identificar a pauta exportadora e importadora e os principais parceiros comercial dos municípios presentes na AMESC.

Bolsista: Franciele Pereira
Curso: Ciências Contábeis
Projeto: Conceitos aplicados na metodologia de trabalhos acadêmicos
Linha de pesquisa: Todas as linhas de pesquisa.

Resumo do projeto: Este projeto pretende compreender os conceitos aplicados em pesquisa científica, trazendo definições para cada tipo de conceito estudado.  O estudo relaciona-se com o Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGENINT/UNESC) por meio de todas as linhas de pesquisa do laboratório em parceria com o Núcleo Operacional PEIEX Criciúma. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com característica qualitativa, descritiva, bibliográfica. Os dados serão coletados por meio de bibliográfia especializada em metodologia científica. 

Bolsista: Ana Carolina Buratti
Curso: Administração
Projeto: Prata da Casa: a perpecção dos acadêmicos de Comércio Exterior/UNESC
Linha de pesquisa:  Governança e Internacionalização das Organizações

Resumo do projeto: Este projeto pretende avaliar a percepção dos acadêmicos de Comércio Exterior/UNESC perante a participação no Projeto Prata da Casa.  O estudo relaciona-se com o Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGENINT/UNESC) em parceria com o Programa de Imersão Empresarial (PRIME) e o Núcleo Operacional PEIEX Criciúma. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com característica qualitativa, descritiva, bibliográfica e uma pesquisa de campo. Os dados serão coletados por meio de um questionário aplicado junto aos acadêmicos de Comércio Exterior da UNESC. Desta forma, tem-se o intuito de avaliar a percepção dos acadêmicos de Comércio Exterior/UNESC perante a participação no Projeto Prata da Casa.

FUMDES 2021-2023

Bolsista: Eduardo Gonçalves
Curso: Administração
Projeto: Os municípios da AMUREL no contexto internacional
Linha de pesquisa:  Governança e Internacionalização das Organizações

Resumo do projeto: Este projeto pretende identificar a relação comercial dos municípios pertencentes a Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL) perante o mercado internacional.  O estudo relaciona-se com o Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGENINT/UNESC) por meio da linha de pesquisa Governança e Internacionalização das Organizações em parceria com o Núcleo Operacional PEIEX Criciúma. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com característica quantitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados serão coletados por meio das plataformas estatísticas do Ministério da Economia, COMEX STAT e COMEX VIS. Desta forma, tem-se o intuito de identificar a pauta exportadora e importadora e os principais parceiros comercial dos municípios presentes na AMUREL.

Bolsista: Eduardo França
Curso: Administração
Projeto: Os municípios da AMREC no contexto internacional
Linha de pesquisa:  Governança e Internacionalização das Organizações

Resumo do projeto: Este projeto pretende identificar a relação comercial dos municípios pertencentes a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) perante o mercado internacional.  O estudo relaciona-se com o Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGENINT/UNESC) por meio da linha de pesquisa Governança e Internacionalização das Organizações em parceria com o Núcleo Operacional PEIEX Criciúma. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com característica quantitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados serão coletados por meio das plataformas estatísticas do Ministério da Economia, COMEX STAT e COMEX VIS. Desta forma, tem-se o intuito de identificar a pauta exportadora e importadora e os principais parceiros comercial dos municípios presentes na AMREC.

Bolsista: Pamela Oliveira Silva
Curso: Administração-Comércio Exterior
Projeto: Os municípios da AMURES no contexto internacional
Linha de pesquisa:  Governança e Internacionalização das Organizações

Resumo do projeto: Este projeto pretende identificar a relação comercial dos municípios pertencentes a Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES) perante o mercado internacional.  O estudo relaciona-se com o Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGENINT/UNESC) por meio da linha de pesquisa Governança e Internacionalização das Organizações em parceria com o Núcleo Operacional PEIEX Criciúma. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com característica quantitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados serão coletados por meio das plataformas estatísticas do Ministério da Economia, COMEX STAT e COMEX VIS. Desta forma, tem-se o intuito de identificar a pauta exportadora e importadora e os principais parceiros comercial dos municípios presentes na AMURES.

MONOGRAFIAS E ARTIGOS CIENTÍFICOS 20232: 

1. A relação comercial Brasil e Bélgina / Kamila Velho
2. Cultura organizacional e Internacionaização / Victor Hugo Bongiolo
3. Transporte rodoviário e o Mercosul / Isabela Venson
4. Fruticultura: mercado nacional e internacional / Daniela Dela Bruna
5. Tratamento Tributário Diferenciado - TTD / Maria Letícia Accordi
6. A competividade das vitivinícolas nos Vales da Uva Goethe / Lucas Casagrande
7. Liderança Inovadora: uma revisão da literatura / Fabrício Mello
8. Prospecção em mercados internacionais - Eder Tinelli
9. O processo de internacionalização de uma indústria de revestimentos cerãmicos / Steicy Lopes

ACESSE NOSSAS PUBLICAÇÕES - PRINCIPAIS EBOOKS

DO SUL CATARINENSE (AMREC) PARA O MUNDO EXPORTAÇÃO DE PRÁTICAS E SOLUÇÕES INOVADORAS

O e-book “Do Sul Catarinense (AMREC) para o Mundo: Exportação de Práticas e Soluções Inovadoras” preenche uma lacuna importante ao propor suprir as carências de conhecimento do participante do universo internacional ao mesmo tempo em que facilita o acesso às estratégias de gestão e competitividade. A louvável iniciativa de reunir em um e-book os resultados da pesquisa realizada em quarenta e sete empresas exportadoras da região carbonífera do estado de Santa Catarina pelo Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), permite apresentar não somente proposições teóricas e aplicadas sobre as estratégicas de gestão e competitividade em negócios internacionais, mas também o conhecimento de quem precisa renovar constantemente a forma de inserção em um mundo competitivo.

Link de acesso: https://editoraargos.com.br/e-books-gratuitos/do-sul-catarinense-amrec-para-o-mundo-exportacao-de-praticas-e-solucoes-inovadoras--julio-cesar-zilli--valdir-scarduelli-neto-fernando-locks-machado-jani-duplicado

PERSPECTIVS CONTEMPORÂNEAS EM ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO EXTERIOR

A obra apresenta uma diversidade de temas, tais como: terceirização, relacionamento e fidelização de clientes, GAP de melhorias, endomarketing, acordos da OMC vinculados ao agronegócio brasileiro, ao despacho aduaneiro de importação, ao empreendedorismo e à inovação na América Latina, aos stakeholders, às relações de trabalho e à gestão do conhecimento em processos universitários.

Link de acesso: https://www.unesc.net/portal/capa/index/300/12045

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO E COMÉRCIO EXTERIOR: OS DESAFIOS DO MUNDO GLOBALIZADO DO SÉCULO XXI - Volume 1 e 2

As obras apresentam uma diversidade de temas resultantes de pesquisas desenvolvidos por acadêmicos e professorse do Curso de Administração - Comércio Exerior/UNESC.

Link de acesso: https://www.amazon.com.br/Estrat%C3%A9gias-Gest%C3%A3o-Com%C3%A9rcio-Exterior-Globalizado-ebook/dp/B07S25CP16

Link de acesso: https://www.amazon.com.br/Estrat%C3%A9gias-Gest%C3%A3o-Com%C3%A9rcio-Exterior-Globalizado-ebook/dp/B08C38S1SK