imagem do site

Linhas de Pesquisa

1. Governança e Internacionalização das Organizações:

Esta linha de pesquisa tem como objetivo analisar o processo de internacionalização das organizações, a partir da governança, gestão, inovação e transformação digital na inserção internacional. Propor alternativas às micro, pequenas e médias empresas para o ingresso no mercado externo, a partir de suas potencialidades, com indicativos para a prática gerencial. Modelos de governança: global, pública, corporativa, multinível, de informação e de conhecimento.

2. Geopolítica e Acordos Internacionais:

Esta linha de pesquisa tem como objetivo analisar os acordos comerciais entre nações e blocos econômicos, bem como os aspectos mercadológicos, políticos, econômicos e culturais envoltos nas negociações internacionais, incluindo a adoção de medidas de defesa comercial. Analisa a dimensão sistêmica das políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior com fundamento na gestão da inovação. Analisa os direitos de propriedade intelectual e suas consequências nas negociações internacionais.

3. Gestão de Operações e Logística Internacional:

Esta linha de pesquisa tem por objetivo analisar os processos e a cadeia logística no âmbito nacional e sua interface com o contexto internacional. Analisa a modelagem de gestão de portos, aeroportos, postos de fronteiras, rodovias e terminais, por meio de políticas públicas para o desenvolvimento da gestão e estrutura logística do Brasil. Analisa as operações logísticas com enfoque para o transporte, armazenagem e distribuição. Apresenta e analisa a estrutura portuária internacional e seus variados modelos de governança e gestão .

4. Legislação e Processos Aduaneiros:

Esta linha de pesquisa tem por objetivo analisar os aspectos envoltos a regulação aduaneira no Brasil, destacando os incentivos fiscais, financeiros e aduaneiros. Analisa os procedimentos apresentados no atual Regulamento Aduaneiro Brasileiro (Decreto 6.759 de 05 de fevereiro de 2009). Analisa e propõe a utilização dos regimes aduaneiros, a partir do entendimento dos processos administrativos, financeiros e produtivos das organizações.