Atualmente o LabGENINT/UNESC possui os seguintes projetos de pesquisa em desenvolvimento:
Professores vinculados: Prof. Dr. Julio César Zilli, Profa. Dra. Elenice Engel, Prof. Msc. Fernando L. Machado e Prof. Msc. Janini Borba (UNESC) e demais pesquisadores da FURB (Prof. Dr. Germano Gehrke)e UNOESC (Profa. Dra. Inocência Boita).
Curso: Administração – Comércio Exterior
Projeto: MATURIDADE DA GOVERNANÇA E DESEMPENHO EM INOVAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SUL, NORTE E OESTE DE SANTA CATARINA.
Linha de pesquisa: Governança e Internacionalização das Organizações
Resumo do projeto: O projeto tem por objetivo analisar a maturidade da governança e desempenho em inovação para a internacionalização das pequenas e médias empresas do Sul, Norte e Oeste catarinense. Para tanto projetou-se os seguintes objetivos específicos: a) Caracterizar o contexto empresarial e o modelo de governança das empresas em estudo; b) Identificar as estratégias, modos de entrada e o posicionamento no mercado externo; c) Destacar o ingresso e a participação no mercado externo; d) Identificar as práticas inovadoras vinculadas ao contexto internacional; e e) Conhecer as redes de cooperação vinculadas às práticas inovadoras. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa essencialmente quantitativa. Com relação aos meios de investigação delinea-se como descritiva, e quanto aos meios de investigação como uma pesquisa de campo. A população projetada é de 300 empresas vinculadas ao Programa de Qualificação para Exportação PEIEX Criciúma, Chapecó e Blumenau com uma amostra final projetada de 150 empresas respondentes do instrumento de coleta de ados (questionário). Projeta-se utilizar a estatística de equações estruturais, com o uso do SmarPLS, para a análise dos dados.
Bolsista: Larissa Peters Joaquim
Curso: Administração-Comércio Exterior
Projeto: ÍNDICE BRASIL DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (IBID)
Linha de pesquisa: Governança e Internacionalização das Organizações
Resumo do projeto: O projeto tem por objetivo compreender o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) a partir da metodologia do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa essencialmente qualitativa. Quanto aos fins de investigação, delimita-se como uma pesquisa descritiva, e quanto aos meios de investigação, classifica-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Os dados de origem secundária, serão coletados a partir do relatório do INPI que apresenta o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID). Inicialmente, o projeto prevê a contextualização da estrutura e o papel do INPI, da inovação, suas características e tipologias. Na sequência deve-se: identificar o cenário geral da inovação no Brasil, a partir dos líderes nacionais/regionais e principais desafios e potencialidades dos estados; nomear o desempenho dos estados e regiões em sete pilares de inovação: instituições; capital humano; infraestrutura; economia; negócios; conhecimento e tecnologia; e economia criativa; e reconhecer o desempenho individual de cada grande região, bem como das UFs que as compõem.
Bolsista: Gabriela Fiera e Kauana Oliveira
Curso: Administração – CEDUP
Projeto: MELHORES PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS E SEU IMPACTO NO CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM EMPRESAS EXPORTADORAS DO SUL DE SANTA CATARINA
Linha de pesquisa: Governança e Internacionalização das Organizações
Resumo do projeto: Este projeto tem por objetivo identificar as melhores práticas na gestão de pessoas e seu impacto no clima organizacional em empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina. O estudo relaciona-se com o Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGENINT/UNESC) por meio da linha de pesquisa Governança e Internacionalização das Organizações e do Projeto de Imersão Empresarial - PRIME. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e uma pesquisa de campo. Os dados serão coletados por meio de entrevistas com profissionais que atuam no contexto do mercado internacional, seja por meio da exportação e importação.
O e-book “Do Sul Catarinense (AMREC) para o Mundo: Exportação de Práticas e Soluções Inovadoras” preenche uma lacuna importante ao propor suprir as carências de conhecimento do participante do universo internacional ao mesmo tempo em que facilita o acesso às estratégias de gestão e competitividade. A louvável iniciativa de reunir em um e-book os resultados da pesquisa realizada em quarenta e sete empresas exportadoras da região carbonífera do estado de Santa Catarina pelo Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), permite apresentar não somente proposições teóricas e aplicadas sobre as estratégicas de gestão e competitividade em negócios internacionais, mas também o conhecimento de quem precisa renovar constantemente a forma de inserção em um mundo competitivo.
As obras apresentam uma diversidade de temas resultantes de pesquisas desenvolvidos por acadêmicos e professorse do Curso de Administração - Comércio Exerior/UNESC.
A obra “Mercados e Oportunidades Comerciais para a Internacionalização do Arroz Irrigado Brasileiro” explora de maneira detalhada as dinâmicas do agronegócio no Brasil, com enfoque na cadeia produtiva do arroz irrigado. Fundamentado em análises qualitativas e quantitativas, o livro aborda desde conceitos de comércio exterior e representatividade do agronegócio até metodologias de análise de mercado e projeções econômicas. Destinado a pesquisadores, economistas e gestores do setor agrícola, o material apresenta estratégias e cenários para inserção competitiva do arroz irrigado no mercado internacional, contribuindo para debates sobre sustentabilidade e competitividade no agronegócio brasileiro.