imagem do site

Linhas de Pesquisa

1. Governança e Internacionalização das Organizações:

Esta linha de pesquisa tem como objetivo analisar o processo de internacionalização das organizações a partir da governança, gestão, inovação e transformação digital na inserção internacional. Busca também propor alternativas às empresas (micro, pequenas e médias) para o ingresso no mercado externo com base em suas potencialidades, os quais darão indicativos para a prática gerencial. Além disso, procura identificar os modelos de governança: global, pública, corporativa, multinível, de informação e de conhecimento.

2. Geopolítica e Acordos Internacionais:

Esta linha de pesquisa tem como objetivo analisar os acordos comerciais entre nações e blocos econômicos, bem como os aspectos mercadológicos, políticos, econômicos e culturais envoltos nas negociações internacionais, que inclui a adoção de medidas de defesa comercial. Tem também como finalidade verificar a dimensão sistêmica das políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior com fundamento na gestão da inovação, como como os direitos de propriedade intelectual e suas consequências nas negociações internacionais.

3. Gestão de Operações e Logística Internacional:

Esta linha de pesquisa tem por objetivo observar os processos e a cadeia logística no âmbito nacional e sua interface com o contexto internacional. Busca conferir a modelagem de gestão de portos, aeroportos, postos de fronteiras, rodovias e terminais, por meio de políticas públicas para o desenvolvimento da gestão e estrutura logística do Brasil. Busca, também, examinar as operações logísticas com enfoque para o transporte, a armazenagem e a distribuição. Além disso, procura apresentar e analisar a estrutura portuária internacional e os seus variados modelos de governança e gestão.

4. Legislação e Processos Aduaneiros:

Esta linha de pesquisa tem por objetivo avaliar os aspectos envoltos à regulação aduaneira no Brasil, a fim de destacar os incentivos fiscais, financeiros e aduaneiros. Além disso, visa consultar os procedimentos apresentados no atual Regulamento Aduaneiro Brasileiro, conforme Decreto nº 6.759, de 5 de fevereiro de 2009, para analisar e propor a utilização dos regimes aduaneiros a partir do entendimento dos processos administrativos, financeiros e produtivos das organizações.