PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

MEMBRAS DO GRUPEHME REALIZAM ESTUDOS SOBRE ESCOLAS MULTISSERIADAS

As doutorandas do PPGE-UNESC e membras do GRUPEHME, Amalhene Baesso Reddig e Odécia Almeida de Souza da Silva realizaram estudos sobre a pesquisa de pós-doutoramento da Profª. Drª. Solange Aparecida Zotti que atualmente é docente do Instituto Federal Catarinense-IFC (Campus Concórdia/SC) em cursos de licenciatura e do PPG Educação no Campus Camboriú. A referida pesquisa se propôs a investigar a história das instituições escolares rurais multisseriadas, no contexto do desenvolvimento socioeconômico-político do município de Concórdia – SC (1934-2019), com ênfase na análise dos caminhos político-pedagógicos percorridos, tendo em vista as políticas educacionais, locais/estaduais/nacionais que orientaram esse modelo de escola. (ZOTTI, 2020). Durante os estudos as doutorandas conseguiram contato com a pesquisadora que generosamente compartilhou detalhes dos resultados da sua pesquisa e ainda concedeu uma aula gravada exclusivamente para os/as acadêmicos/as da Disciplina de História da Educação e Preservação do Patrimônio Educativo e membros do GRUPEHME.
Para a organização dos estudos as doutorandas visitaram o prédio de uma escola multisseriada de Maracajá (Escola Isolada Natale Acordi), entrevistaram um aluno de uma Escola Isolada o Senhor Ermi Henrique Maria e conseguiram a doação de uma carteira escolar, símbolo da cultura material dessas instituições escolares, para compor o acervo do Museu da Infância da Unesc. O presente estudo foi orientado pela Profª Drª. Giani Rabelo docente do PPGE – UNESC e coordenadora do GRUPEHME.
A Carteira escolar de aproximadamente 75 anos, foi doada pela professora aposentada, Zenir Thomazi Mateus, da comunidade de Pinheirinho Baixo /Jacinto Machado.
 

Mais informações: https://www.instagram.com/p/CxdA_7wOzgA/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

26 de setembro de 2023 às 11:08
Compartilhar Comente

Deixe um comentário