Pedagogia

Acadêmicos de Pedagogia vivenciam aprendizado prático no Parque Astronômico de Criciúma

Acadêmicos de Pedagogia vivenciam aprendizado prático no Parque Astronômico de Criciúma
Mais imagens

Acadêmicos da 2ª fase do curso de Pedagogia da Unesc, acompanhados pela professora Andréa Rabelo Marcelino, participaram de uma experiência educativa única no Parque Astronômico de Criciúma, na noite dessa segunda-feira (3/07). Sob a orientação da coordenadora Pedagógica Vanessa de Medeiros, os estudantes ocuparam todos os espaços do parque, ampliando seu conhecimento por meio de observações e atividades práticas.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar diferentes aspectos do universo. Utilizando telescópios, puderam observar de perto a superlua, fascinando-se com a sua magnitude e beleza. Além disso, eles visitaram uma sala repleta de amostras de meteoros, fósseis, minerais e vários tipos de rochas, ampliando sua compreensão sobre a diversidade presente no cosmos.

Um dos destaques da visita foi o Analema, um antigo instrumento astronômico que segue o movimento do Sol ao longo do tempo. Eles ainda tiveram a oportunidade de aprender sobre o funcionamento desse instrumento e sua importância histórica na medição do tempo.

Outro ponto de interesse foi a esfera armilar, um instrumento utilizado na astronomia e na navegação, que representa de forma reduzida o cosmos. Ao explorar essa ferramenta, os estudantes ampliaram seu entendimento sobre as relações entre o movimento dos astros e a navegação.

A turma também teve a chance de compreender como funciona o relógio solar, uma forma ancestral de medir o tempo com base na posição do Sol. “A experiência no observatório proporcionou aos alunos um momento de contemplação do céu a olho nu, conectando-os diretamente com o vasto universo que nos rodeia”, disse Andréa.

Interação

O ponto alto da visita foi a interação no planetário, onde os estudantes desfrutaram de uma riqueza de informações e vivências relacionadas ao nosso planeta e ao Sistema Solar. Essa imersão permitiu que os futuros professores compreendessem a importância de diferentes formas de aprendizado e a qualidade proporcionada por experiências enriquecedoras como essa.

“Ao proporcionar essas experiências educativas em diferentes lugares, é possível demonstrar que a aprendizagem acontece de maneiras diversas, promovendo uma educação de qualidade”, afirma Andréa, salientando ainda que a visita ao Parque Astronômico de Criciúma certamente marcou a trajetória dos estudantes de Pedagogia Presencial, fornecendo-lhes novos conhecimentos, ampliando suas perspectivas e estimulando sua paixão pela educação.

“Essa experiência prática e enriquecedora certamente contribuirá para que se tornem professores comprometidos e engajados com a formação de futuras gerações”, finalizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de julho de 2023 às 09:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário