Pedagogia

Unesc realiza Formação Continuada com educadores da Rede Municipal de Ensino de Içara

Unesc realiza Formação Continuada com educadores da Rede Municipal de Ensino de Içara
A atividade faz parte do projeto de extensão da Universidade e é voltado a área de Matemática e Pedagogia Mais imagens

Os professores da Unesc estão realizando Formação Continuada com educadores da Rede Municipal de Ensino de Içara. O objetivo é possibilitar estudos e experiências com docentes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, por meio do sistema de Ensino Desenvolvimental de Elkonin-Davydov. A atividade, que ocorreu recentemente, faz parte do projeto de extensão da Universidade e é voltado para as áreas de Matemática e Pedagogia.

Os encontros ocorrem mensalmente com discussões voltadas aos fundamentos do sistema de ensino, bem como o desenvolvimento das tarefas de estudo sobre os conceitos de cor, forma, tamanho, posição, grandezas, número, adição, subtração, resolução de problemas e sistema de numeração.

“O projeto tem possibilitado grandes aprendizados e estabelecido laços da Unesc com a Educação Básica. Essa atividade consiste ainda em analisar as manifestações das professoras em relação às contribuições desse sistema de ensino, para superar a realidade educacional atual”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade, Gislene Camargo.

Segundo ela, na didática, as professoras colocam-se no lugar das crianças, buscando compreender e realizar as tarefas, ao mesmo tempo que repensam suas práticas. 

Parceria

A parceria com a Prefeitura Municipal de Içara, por meio do projeto de extensão intitulado Formação de Matemática para Professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais foi firmada em 2021 e encerrará em 2023.

Ele conta ainda com a colaboração dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia da Unesc e tem como integrantes os professores Lucas Sid Moneretto Búrigo, Eloir Fátima Mondardo Cardoso, a acadêmica do curso de Matemática Bruna Corrêa Francisco, e a acadêmica do curso de Pedagogia, Maria Eduarda Rabelo Machado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de outubro de 2022 às 16:21
Compartilhar Comente

Deixe um comentário