Pedagogia

Curso de Pedagogia comemora 50 anos de formação para a docência

Curso de Pedagogia comemora 50 anos de formação para a docência
Encontro virtual marcou compartilhamento de histórias e experiências de quatro personalidades que fazem parte das quatro décadas de Pedagogia Unesc (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

Já são 131 turmas e mais de três mil profissionais qualificados para ensinar. Esses são alguns dos números que demonstram a importância do curso de Pedagogia da Unesc. Um dos mais tradicionais da Instituição, o curso completa em 2020 seus 50 anos de história. Na noite desta quarta-feira (14/10) um evento virtual marcou a passagem da data em grande estilo: valorizando a história. A noite contou com a participação de quatro personalidades que, de diferentes formas, marcaram e tiveram suas vidas marcadas pela Pedagogia na Unesc.

Recepcionadas pela gestão da Universidade, coordenação do curso, egressos e acadêmicos, compartilharam memórias especiais sobre o cinquentenário as convidadas Rosemari de Oliveira Duarte, Vera Maria Silves, Jadna de Farias do Nascimento e Mirozete Iolanda Volpato Hanoff, em bate-papo mediado pela coordenadora do curso, Giselene Camargo.

Orgulho e gratidão

Reunir profissionais que fazem parte dessa história de sucesso, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é uma honra para a Universidade, que se tornou essa grande Instituição graças ao trabalho e ao comprometimento de pessoas engajadas nos cursos, como as que participaram do encontro virtual.

“No curso de Pedagogia temos grandes superações. Percebemos dedicação, atualização constante e muito comprometimento. Ele está voltado para a formação de um ser humano capaz de compreender e enfrentar as necessidades das transformações de diversas naturezas, como o que estamos vivendo”, comentou Luciane.

A Universidade, conforme a reitora, acredita que o processo de formação de pedagogos se fundamenta no entendimento de que o conhecimento é resultado do confronto da realidade e da troca de vivencias entre diferentes sujeitos. “Fundamento que seguimos há 50 anos no curso e há 52 na nossa Unesc”, acrescenta.

Para o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, tal perfil seguido pelo curso de Pedagogia ao longo de sua caminhada tem se mostrado a receita para o sucesso na formação de centenas de profissionais que hoje atuam nos diversos municípios e em diferentes.

Relembrar situações, desafios superados e as conquistas obtidas, através das palavras das convidadas da noite, conforme Marcelo, é valorizar a história na qual foram firmados os sólidos pilares da Pedagogia e, concomitantemente, da Universidade. “Certamente essas histórias dos protagonistas da noite nos trazem experiências mobilizadoras e qualificadas de um processo de formação que se constrói em princípios amparados em uma educação democrática, com olhar crítico que respeita o contexto e a história de onde se insere”, acrescentou.

"Amor pela educação"

Finalizando as falas da noite, a ex-secretária do curso, Jadna de Farias do Nascimento, relembrou momentos marcantes vividos entre seus 13 anos enquanto secretária. Em suas palavras, Jadna finalizou com uma mensagem que emocionou e falou por todos os participantes. “De tudo isso, se tivesse que definir em uma palavra, definiria como ‘amor’. Amor pela educação. Amor em ser professor. Amor em querer, desejar, sonhar em ser professor. Amor ao que se faz e pelo que se acredita. Apaixonados, e eu me insiro, pela docência. Colocar ação naquilo que a gente acredita”, destacou Jadna, que hoje atua na Pró-reitoria Acadêmica da Universidade.

A noite contou ainda com a presença na mesa de honra virtual da representante do Centro Acadêmico Livre Paulo Freire, Laís Alves Messias; do representante dos egressos do curso, Denis Vieira Moraes; e do coordenador-adjunto, Ricardo Luiz de Bittencourt.

Todas as homenagens feitas, depoimentos deixados e histórias compartilhadas podem ser conferidas a qualquer tempo no vídeo da transmissão feita pela Unesc TV no Youtube:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de outubro de 2020 às 22:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário