Pedagogia

Festival “Brincadeiras da Infância”

Festival “Brincadeiras da Infância”
Mais imagens

Realizou-se no último dia 20 de junho, a Prática como Componente Curricular da disciplina de Fundamentos do Movimento e da Corporeidade com a turma da 2ª fase do período vespertino (Profa. Bruna Carolini De Bona). A ação foi desenvolvida na EMEIEF Maria de Lourdes Carneiro, localizada na cidade de Criciúma/SC. A ação teve por objetivo, desenvolver jogos e brincadeiras que possibilitassem o resgate cultural do brincar, proporcionando às crianças da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, possibilidades de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Buscou-se afirmar o brincar enquanto necessidade humana e como possibilidade de desenvolvimento das crianças.

Durante a disciplina, desenvolvemos o projeto “Brincadeiras da Minha Infância”. Num primeiro momento, fizemos o levantamento de inúmeras brincadeiras presentes na infância dos acadêmicos. Após levantamento inicial, buscamos organizá-las em categorias, traçando semelhanças e proximidades. A partir disso, chegamos aos seguintes grupos de jogos/brincadeiras: i) Brincadeiras de Roda; ii) Brincadeiras com Bola; iii) Brincadeiras de Pega-pega; iv) Brincadeiras de Pular; v) Brincadeiras Coletivas; vi) Brinquedos.

Tais brincadeiras foram desenvolvidas pelos acadêmicos na escola durante à tarde da última terça-feira, sendo um momento de grande aprendizado e de muita diversão para todos os envolvidos. Parabéns a todos os acadêmicos da turma e nosso sincero agradecimento ao espaço disponibilizado pela escola para o desenvolvimento das atividades.

22 de junho de 2017 às 13:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário