Pedagogia

Projeto leva filosofia para crianças da rede pública de Criciúma

Projeto leva filosofia para crianças da rede pública de Criciúma
Atividades ocorrem também com professores dos quintos anos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alunos dos quintos anos da Escola Ignácio Stacowski, da rede estadual de ensino de Criciúma, estão tendo o contato com um mundo diferente, por meio do projeto de extensãoFilosofia com crianças”, que envolve os cursos de Pedagogia, Psicologia, Letras e o Mestrado em Educação. O projeto, que iniciou no primeiro semestre de 2016, tem duração de dois anos, e além das atividades com as crianças, trabalha a formação de professores dos quintos anos da rede municipal de Criciúma.

Atualmente o projeto envolve 29 professores de 32 escolas da rede municipal e 30 alunos da estadual e é desenvolvido por dois professores e três estudantes da Unesc. A secretaria de Educação de Criciúma é parceira da iniciativa. As atividades são desenvolvidas nas escolas e no campus da Universidade.

Segundo o coordenador do “Filosofia com crianças”, o professor da Unesc Jéferson de Azeredo, o projeto tem o objetivo é que o pensamento filosófico possa agregador na formação e no pensamento reflexivo de cidadãos. O projeto também vai colaborar para que as escolas passem a ter, a partir do próximo ano, momentos em que a Filosofia faça parte das atividades em sala de aula.

“O projeto se prospecta numa formação integral e na capacidade do homem de se pensar e pensar o mundo em que se insere, de forma criativa e proativa”, afirma. Para Azeredo, além de colaborar com a formação das crianças, o projeto colabora para a formação de novos profissionais, pois coloca os estudantes em contato com uma realidade que pode ser modificada para melhor. “Isso colabora com a formação de pessoas mais dispostas a transformar positivamente o espaço em que ocupam”, considera.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de outubro de 2016 às 22:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário