Ciências Biológicas - Bacharelado

Unesc e Famcri assinam convênio para atividades no Parque Municipal do Morro do Céu

Unesc e Famcri assinam convênio para atividades no Parque Municipal do Morro do Céu
Universidade realizará atividades de pesquisa e educação ambiental (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade e a Famcri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma) assinaram, na tarde desta sexta-feira (10/7), um convênio para a realização de atividades junto ao meliponário (caixas de abelhas sem ferrão), localizado no Parque Municipal Morro do Céu. A partir da parceria, estudantes e professores dos cursos de Ciências Biológicas e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), desenvolverão atividades de pesquisa e educação ambiental no local.

O convênio foi assinado entre o reitor da Unesc, Gildo Volpato, e o presidente da Famcri, Gelson Fernandes, com a presença do prefeito Márcio Búrigo, e das pró-reitoras de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Soratto, além do chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri, e do diretor da Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), que abriga a Sala dos Municípios, onde o convênio foi formalizado, Michel Alisson da Silva..

Segundo a coordenadora do PPGCA da Unesc, responsável pelo Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais, Birgit Harter Marques, as atividades no meliponário incluirão pesquisas com as abelhas sem ferrão – as únicas que podem ser estudadas em áreas urbanas – para fazer um levantamento de quais plantas são polinizadas por elas e sobre as plantas nativas que devem ser utilizadas no lugar das exóticas existentes na área do parque. “As atividades no local possibilitarão um campo de estudo também para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. As abelhas tem um trabalho muito importante para a manutenção da biodiversidade e como bioindicadores”, comentou.

A professora da Universidade contou ainda que o meliponário já está recebendo visita de alunos de escolas da região, para o desenvolvimento de um trabalho de conscientização ambiental.  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

10 de julho de 2015 às 18:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário