Ciências Biológicas - Bacharelado

Alunos buscam soluções para a não extinção de plantas e animais

Alunos buscam soluções para a não extinção de plantas e animais
Estudos são realizados em laboratório da Unesc e em ambiente externo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A cooperação entre animal e planta é essencial para a sobrevivência do ecossistema. A extinção de espécies animais desencadeia uma carência de dispersão de sementes. Este cenário preocupa cientistas e biólogos, em função das consequências para o meio ambiente, já que os animais dependem das plantas para se alimentar, e elas deles para se reproduzir.  Para trazer soluções relacionadas ao tema e que possam ser aplicadas na região, alunos e professores de cursos de graduação, mestrado e doutorado da Unesc realizam pesquisas no Liap (Laboratório de Interação Animal Planta).

No local, são estudados insetos que polinizam plantas, decompositores, bioindicadores e animais dispersores de sementes, além de análise aplicada em espécies de plantas em geral. “O principal objetivo é entender a autoperpetuação vegetal, tendo como constituinte a base da cadeia alimentar, com o ser humano como topo”, comenta a coordenadora do Liap, a professora Birgit Harter-Marques.

O espaço abriga pesquisas envolvendo alunos de programas de iniciação científica da graduação e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).  Um dos estudos realizados é sobre a probabilidade de desaparecimento das plantas Palmito e Geonoma. O estudo é realizado pela doutoranda Alexandra Rocha Vinholes, em parceria com alunos do Doutorado em Ciências Ambientais que seguem outras linhas de pesquisa relacionadas ao mesmo tema.

A pesquisa será de aproximadamente três anos e ocorre na Serra Furada, em Orleans. “Com a extinção dessas plantas, animais que necessitam delas para sobreviver ficarão sem alimento e podem acabar se extinguindo junto com elas”, comenta Alexandra.

O Liap fica na Sala 11 do Bloco da Biblioteca.

Fonte: Secom

04 de setembro de 2014 às 17:06
Compartilhar Comente

Deixe um comentário