Design

Estudante versão 2020: Amor pelo saber, superação de desafios e solidariedade

Estudante versão 2020: Amor pelo saber, superação de desafios e solidariedade
Grabriela, Maicon, Gabrielle e Samuel são exemplos de alunos com a marca Unesc Mais imagens

A palavra estudante vem do latim “studiosus”, que significa interessado, dedicado, pessoa que gosta do que faz. Assim, estudante é aquele que tem gosto por aprender, conhecer mais. Neste momento de pandemia, os alunos da nossa Unesc mostraram toda a sua capacidade de superação de desafios e de reinvenção. Neste Dia do Estudante (11/8) que está tão diferente de todos os outros, a Universidade quer parabenizar e agradecer imensamente a cada um pelo carinho, cuidado e parceira com a nossa Unesc. Os alunos são a razão de ser da nossa Universidade e do nosso Colégio Unesc. Sem vocês, nada teria significado.




Nesta data, a reitora Luciane Bisognin Ceretta, afirma que gostaria de poder abraçar pessoalmente cada aluno da Instituição, que mais que nunca, aceitou com bravura o desafio de continuar o seu processo formativo. “Temos aqui 13 mil exemplos de super estudantes que habitam o mundo novo da educação superior no último semestre. A capacidade deles de superação, solidariedade, de escuta e de diálogo e de ressignificação de maneira rápida nos enche de orgulho e nos motiva. Não tenho dúvida que ao superar os desafios atuais, os nossos alunos estarão mais preparados para quaisquer cenários adversos que se apresentarem em suas vidas posteriormente. O estudante Unesc de 2020 é um sujeito pleno de superações, desafios e resultados positivos!”, ressalta a reitora.

Nesta matéria especial pelo Dia do Estudante, vamos trazer um pouco de Grabriela, Maicon, Gabrielle e Samuel, que com suas trajetórias, vão representar as tantas histórias individuais e coletivas construídas nas salas de aula, nos laboratórios, nos estágios, nos projetos comunitários e nos espaços de convivência do campus.

Unesc desde criança

A história escolar da acadêmica da nona fase do curso de Medicina, Gabriela Vicência de Oliveira, 26 anos, teve a participação muito próxima da Unesc. Em 2000, ela entrou no Colégio de Aplicação (hoje Colégio Unesc), onde a irmã mais velha era aluna desde 1998. Fez o Ensino Fundamental, concluiu o Ensino Médio, saiu para fazer cursinho pré-vestibular e retornou como aluna do curso de Medicina da Universidade. “Quando passei no vestibular para a Unesc, fiquei apreensiva porque era algo novo, mas aliviada porque eu já conhecia a Instituição há muito tempo. Sempre fui muito bem-vinda e acolhida aqui. Estou sendo muito feliz nesta Universidade e sou muito grata por tudo que a Unesc já fez na vida acadêmica”, afirma.

Para Gabriela, ser estudante é algo desafiador, porém gratificante. Um aprendizado diário, que foi intensificado nos últimos meses, com a pandemia de Covid-19. “Eu amadureci bastante na Universidade, inclusive nesse tempo de pandemia, a minha percepção da vida mudou muito. Consigo ver cada vez mais o quanto estudar nos leva longe. Com o ensino a gente consegue modificar muita coisa que precisa ser mudada no mundo”.

Se o período foi de reflexão, também exigiu adaptação de Gabriela. A estudante de Medicina comenta que o “novo normal” foi assimilado com cautela e que o resultado foi positivo. “No início fiquei bastante ansiosa com tudo que estava acontecendo, sobre como lidar com os estudos, mas aos poucos eu fui me adaptando. Eu e minha turma nos adaptamos bem ao ensino remoto, que agora é a forma mais conveniente de prosseguir com os estudos. Hoje, estamos concluindo o semestre com êxito graças a essa adaptação e à tecnologia. A partir do momento que a Universidade forneceu formas de a gente continuar a estudar e a realizar os estágios e não perder as esperanças, tudo ficou mais fácil”, afirma. Além das aulas remotas, Gabriela faz estágio em Ginecologia e Obstetrícia nos hospitais São Donato e Santa Catarina.

Realização de um sonho


Para o aluno da sétima fase do curso de Licenciatura em Artes Visuais, Maicon Cambruzzi Alves, 25 anos, estar na Universidade é ver um sonho se tornando real. O desejo do estudante é se tornar um grande professor, compartilhar o conhecimento e fazer a diferença na vida da comunidade.

Por isso, para o estudante de Artes Visuais é tão importante continuar a sua formação, mesmo no momento atual: embora não seja fácil, é necessário. “Estudar em tempos de pandemia tem sido muito desafiador, desde procurar materiais pedagógicos quanto ter um livro em mãos. A adaptação às aulas remotas também foi desafiadora, mas pudemos contar com ensino de qualidade, com o professor se fazendo presente da maneira que o momento permite. Foi um presente a Universidade não ter parado de vez as atividades. Meu processo hoje é de vitória, de terminar meu curso e ser um excelente profissional da educação”, afirma.

Para Maicon, ser estudante universitário é um privilégio. E ele não deixa as oportunidades passarem. “A universidade é um lugar que todos deveriam estar de alguma forma. Aqui na Unesc, procuro explorar os lugares e as oportunidades”.

Busca pelo desenvolvimento

A busca pelo desenvolvimento pessoal através do conhecimento, é uma das molas propulsoras para Gabrielle Cardoso Machado, 20 anos. A acadêmica da quinta fase do curso de Administração tem claro que o conhecimento é a base para tomar decisões e ações na profissão e por isso, a importância dos estudos, inclusive nesse momento. “Meu maior desafio foi me adaptar a esta nova realidade, e definir uma nova rotina de estudos, mas acredito que todo o mundo teve que adaptar basicamente tudo a uma nova forma de vida. Eu acredito que temos que olhar de forma empática todas as ações que as pessoas tomaram frente a esta situação. Eu mesma fiz uma autorreflexão sobre diversos pontos e acredito que tudo é uma questão de definição de prioridades. Temos que definir o que vamos fazer primeiro e o que vamos deixar para depois”, comenta.

Para ela, a Universidade é um espaço importante de convívio e de construção. “Sempre me dei bem não somente com meus colegas acadêmicos mas também me envolvo com o movimento estudantil dentro do meu curso, fazendo parte do CA, e dessa forma consigo trazer a necessidade dos alunos para a docência. Sempre fui ouvida e bem atendida. No meu caso, ser aluno Unesc é sempre buscar o melhor, de todas as formas”.

A estudante do curso de Administração também acredita no crescimento individual por meio da convivência com o coletivo. Tanto é que para Gabrielle, a oportunidade de ter contato com tantas pessoas que a Universidade proporciona deve ser aproveitada. “Acredito que compartilhar conhecimento com pessoas que vivenciam a rotina acadêmica comigo trazem novas percepções para as minhas visões de mundo. Pessoas diferentes, com experiências diferentes debatendo um mesmo tema faz com que eu reflita a minha própria opinião sobre a realidade, e dessa forma, consigo definir por algo que encaixe melhor”.

Mente aberta


“Ser estudante é estar disposto a aprender, não só na educação formal, mas com relação à vida”. Assim o aluno da quarta fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos, Samuel José Alves da Silva, de 20 anos, se define no processo formativo. Segundo ele, estar na Universidade abriu a sua mente e o fez ver e avaliar situações de outras maneiras. “Além de querer aprender é preciso estar disposto a isso. Aqui na Unesc, aprendo muito não só com professores. As pessoas que estão no ambiente acadêmico estão mais centradas e querem um futuro e algo bom para si”, ressalta.

Sobre ser estudante em um mundo marcado pela pandemia e por grandes mudanças na atualidade, Samuel confessa que não está sendo das tarefas mais fáceis, especialmente por sentir falta do contato com as pessoas e ter que se adequar ao estudo longe das salas de aula onde há interação maior entre professor e alunos. “Tive que abrir minha mente e criar novos métodos para aprender. Mas sou criativo e também busquei software e aplicativos para auxiliar nesse período”, comenta.

É Samuel,e você não está sozinho nesse “novo normal”! Você, a Gabriela, o Maicon, a Gabrielle e todos os estudantes da Unesc estão dando um show quando o assunto é seguir firme na jornada pelo conhecimento, apesar de todos os desafios. A Unesc se orgulha demais de ter vocês nesta caminhada!  

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2020 às 07:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário