Design

Curso de Design da Unesc oferece contato imediato com o mercado

Curso de Design da Unesc oferece contato imediato com o mercado
Parcerias com empresas da região fortalecem aprendizado dos acadêmicos Mais imagens

A proximidade forte entre o curso de Design da Unesc junto a industrias e empresas da região já é uma realidade. O estudante entra na Universidade em contato direto com a demanda que cresce dentro do mercado. O coordenador do curso, João Rieth, ressalta que a principal motivação para promover a formação de profissionais qualificados e habilitados para a concepção de novos produtos é, além de focar na inovação tecnológica, fortalecer a aproximação de indústrias regionais dispostas a participar dos processos didáticos do curso, incentivando a pesquisa aplicada como diferencial competitivo.

Rieth comenta que a região Sul Catarinense possui uma economia diversificada, fortemente baseada na produção industrial, onde seus ciclos econômicos se iniciaram há quase dois séculos.  “Nesse sentido, diversificação é uma característica do Estado de Santa Catarina, com empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, nos mais variados segmentos. A realidade catarinense é diferente do resto do Brasil. Santa Catarina é um estado empreendedor, mesmo com toda a crise que alguns outros estados brasileiros passaram”, afirmou.

Dentro do curso, os estudantes desenvolvem propostas que são avaliadas por empresários parceiros.  “Esta estratégia, desenvolvida em todas as disciplinas projetuais de sua grade curricular, promove a experimentação teórico-prática onde as empresas favorecem o campo da investigação de novos produtos, a partir de suas problemáticas reais”, conta.

Entre as atividades que levam os alunos até o mercado, estão as disciplinas de Projeto de Produto. Elas conectam o ensinamento acadêmico ao contexto industrial, fazendo os alunos mergulharem na experiência e na inovação, com contato direto entre estudantes e empresas durante todo o processo criativo.

“A progressão, nesta jornada de desenvolvimento pessoal e profissional, acontece do primeiro ao último semestre, não somente com a evolução da complexidade dos projetos no qual estão envolvidos, como também com a diversidade de áreas de atuação no qual são oportunizados campos de experimentação em desenvolvimento de design de produto, como por exemplo, a movelaria, acessórios de moda, calçados, revestimentos cerâmicos, embalagens, acessórios e tecnologias assistivas”, comenta Rieth.

Participam de atividades junto aos cursos empresas como a Ceusa, Kleiner Schein, Omnes, Coofanove, Schaefer, Malibu, La Moda, Uatt?, Blend Bryggeri, Ostec. Elas são parcerias de sucesso com as disciplinas teórico-práticas, onde a participação futuro profissional da área nas demandas de negócio transformam o agente formador em verdadeiro articulador de negócios.

“Esse é um processo mais aberto e colaborativo, onde o resultado certamente irá promover o diálogo maduro com a iniciativa privada, a qual, muitas vezes, desconhece o papel formador e crítico da academia e seus benefícios. Talvez, desta maneira, se construam novos caminhos para um processo inovador de desenvolvimento de produtos úteis e sustentáveis no cenário catarinense”, comenta o professor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de agosto de 2019 às 15:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário