Design

D’Vinties traz quase um século de design ao campus

D’Vinties traz quase um século de design ao campus
Objetos expostos são do acervo do Museu do Design de SC (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Uma enceradeira, uma cama de molas, um aparelho de TV, uma máquina de escrever, um telefone. Provavelmente esses objetos já foram vistos por boa parte das pessoas. E como foi a evolução e até transformação deles do ponto de vista do design? Pois é isso que quem passar pela Biblioteca Professor Eurico Back e pelo hall do Bloco da Reitoria poderá conferir até 30 de setembro, na D’Vinties Exhibition. A exposição reúne criações que surgiram entre 1915 e 2001, nas categorias vintage, retrô e redesign e foi aberta na noite desta sexta-feira (11/8).

Por meio de seus 46 produtos, a mostra traz a oportunidade de o visitante viajar em quase um século de design. Os expostos objetos compõem o acervo do Museu de Design do Centro Design Catarina e cada um deles possui uma descrição para facilitar o entendimento dos objetos. Os acadêmicos do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos vão fazer a mediação das visitas à mostra.

O diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit afirma que a mostra pode servir também de inspiração para os estudantes na criação de produtos. Já o coordenador do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos João Rieth, lembrou que os produtos apresentados são objeto de estudo do curso e a vinda deles para a Universidade colabora com as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelos estudantes.

Segundo Roselie de Faria Lemos, curadora da exposição, a mostra traz à tona o relacionamento emocional que as pessoas acabam tendo com os objetos, ao olhar e lembrar que no passado ele fez parte da sua vida. Ela também comenta que todas as peças têm algo em comum: são ou serão eternas. “Estou muito satisfeita com a recepção carinhosa que a exposição teve aqui na Unesc”.

D´Vinties foi inaugurada em 31 de janeiro de 2017 e já passou por Florianópolis, Itajaí e Lages.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de agosto de 2017 às 21:01
Compartilhar Comente

Deixe um comentário