Design

Curso de Design oferece dupla diplomação para acadêmicos

Curso de Design oferece dupla diplomação para acadêmicos
Convênio com universidade argentina permitirá intercâmbio de alunos (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O curso de Design – ênfase em Projetos de Produtos da Unesc trouxe uma novidade para os futuros profissionais. A partir de um convênio firmado com a Universidade Nacional de Avellaneda, na Argentina, os alunos da Instituição de Criciúma poderão ter o diploma das duas universidades. Design é o primeiro curso da Unesc a oferecer a dupla titulação.

O convênio, assinado na última semana entre as instituições, permite que alunos do curso de Design da Unesc cursem disciplinas em Design Industrial em Avellaneda e vice-versa.

O processo começou a ser alinhavado em 2012, quando o reitor Gildo Volpato assinou um acordo para parcerias acadêmicas e cooperação científica e cultural entre as instituições. Em 2013, quando o curso de Design da Unesc estava em seu primeiro ano de vida, duas professoras de Avellaneda visitaram a Universidade e foi verificado, segundo o coordenador do curso, João Luis Rieth, uma semelhança entre os currículos. “Foi então que surgiu a ideia da possibilidade de uma dupla diplomação para os alunos daqui e os da instituição argentina”, comentou.

Pelo convênio, as universidades podem receber, por ano, cinco alunos para o intercâmbio. Da Unesc, os alunos da quinta ou sexta fase poderão participar do convênio, fazendo dois semestres em Avellaneda cursando no mínimo, dez disciplinas. “O curso de Design tem duração de quatro anos e definimos que os estudantes que estivessem na fase de pré-estágio, após terem passado pelas disciplinas básicas e possuírem uma bagagem maior, eram os que mais se beneficiariam deste intercâmbio”, comenta o coordenador do curso da Unesc.

Rieth conta que a Universidade de Avellaneda possui cerca de oito mil alunos e fica em uma região industrial. Segundo ele, o curso de Design oferecido segue conceitos da Escola Alemã de objetividade e funcionalidade. “Não há como mensurar as experiências pessoais e profissionais que nossos alunos terão com este contato com outra cultura. Ao fazer o projeto o designer precisa conhecer a cultura para a qual ele está criando. Quem é o público, os costumes, o mercado. Durante o curso, os acadêmicos fazem esse exercício por meio de projetos que o curso tem com empresas, mas agora, terão a oportunidade de expandir isso para um cenário bem diferente do nosso”, afirma.

Como parte do convênio, um grupo de alunos e professores de Design da Unesc visitou no mês passado a Universidade de Avellaneda e conheceu a estrutura do curso de Design e empresas da região. No último trimestre de 2015, estudantes e professores argentinos passarão uma semana na Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de setembro de 2015 às 11:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário