Pesquisadoras têm trabalho científico reconhecido por entidade nacional
A mestranda do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Geovana Dagostin Savi e a aluna de Ciências Biológicas da Unesc Juliana Felipe Daufenbach tiveram suas produções científicas reconhecidas pela SBBq (Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular). Elas são as únicas catarinenses integrantes da lista de jovens cientistas dos países do Conesul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai) selecionados para apresentar trabalho na 29ª reunião da entidade, em maio deste ano, figurando entre os 30 melhores autores de um total de 126 candidatos.
A classificação garantiu às duas pesquisadoras participação em seminário na programação do evento, que será realizado no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, Paraná, com todas as despesas pagas pela SBBq. Geovana vai apresentar o artigo “Avaliação da cadeia respiratória mitocondrial em cérebro de ratos induzidos a meningite pneumocócica”, que teve a orientação da professora doutora Tatiana Barichello. Neste estudo, ela verificou que a insuficiência do metabolismo energético cerebral (redução de produção de energia no cérebro) pode contribuir, pelo menos em parte, para a patogênese (mecanismos de origem) da meningite pneumocócica.
Antidepressivo
Juliana, por sua vez, foi orientada pelo professor doutor Emílio Luiz Streck no desenvolvimento do trabalho “Avaliação das enzimas do Ciclo de Krebs em cérebro de ratos após administração crônica de antidepressivos”. Ambas vão apresentar trabalho de forma oral e em pôster, tendo suas pesquisas vinculadas ao Fisiopat (Laboratório de Fisiologia Experimental), do PPGCS.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
08 de fevereiro de 2010 às 16:17
Newsletter
RSS