Epidemiologia dos transtornos mentais na infância foi tema de abertura do evento
A programação tem sequência na noite de hoje e se estende até amanhã, com palestras e mesas-redondas. Promovido pelo Laboratório de Neurociências do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), e da Associação Catarinense de Psiquiatria, o simpósio tem como tema central "Transtornos psiquiátricos na infância e adolescência".
Fatores
Em sua exposição, Alice destacou alguns dos principais aspectos relacionados a crianças ou adolescentes com transtorno psiquiátrico. No psicossocial, conforme ela, ambientes familiares estruturados favorecem a saúde do público em questão. Em uma situação contrária, no entanto, em ambientes desestruturados, onde há conflitos conjugais, abusos de ordem física, psicológica ou sexual, pode-se gerar um quadro de transtorno.
Alice observou que os transtornos psiquiátricos em crianças ou adolescentes podem ser caracterizados como internalizantes ou externalizantes. "Quando uma criança tem pensamentos de tristeza ou baixa auto-estima e não manifesta, é internalizante", explica. "E é externalizante quando ela é hiperativa, chama a atenção com atitudes mais agressivas ou com outras formas de comportamento fora do normal", completa.
Confira a programação geral.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
18 de setembro de 2009 às 15:54
Newsletter
RSS