AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professora e estudante apresentaram pesquisas em Cuba

Professora e estudante apresentaram pesquisas em Cuba
Janete Triches Mais imagens
A professora Iara Almansa Carvalho apresentou sua pesquisa "A discriminação em relação à mulher numa abordagem histórico-evolutiva" no campus da Unesc. Ex-aluna e atual professora do curso de Direito da universidade, ela esteve em fevereiro em Cuba, participando no VII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero, onde apresentou o trabalho, que é parte da sua monografia de conclusão do curso.

Pesquisa

A pesquisa focalizada a discriminação da mulher numa perspectiva histórica, onde são apontados os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos da discriminação da mulher numa trajetória de mais de 2.000 mil anos, tentando-se evidenciar que ela, desde o mundo pré-histórico, vem sofrendo discriminação e que isto ainda persiste no mundo contemporâneo. Diversos períodos históricos são discutidos, abrangendo desde a vida tribal, passando pelas civilizações antigas, pela Idade Média, Era Moderna e o Mundo Contemporâneo. 

Acadêmica

A estudante da 7ª fase do curso de Direito, Fernanda Prince Sotero Westphal, também esteve em Havana/Cuba. Pesquisadora do NUPEC (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania) e do PIC/Pibic, ela apresentou sua pesquisa "Reflexões sobre a Condição da Ilegalidade do Aborto no Brasil", orientada pela professora Mônica Ovinsk de Camargo. O próximo congresso, com a mesma temática, será realizado no Brasil, em Curitiba. O curso de Direito, juntamente com a professora Iara e a acadêmica Fernanda, estarão participando da organização e divulgação do evento. 05 de março de 2008 às 18:48
Compartilhar