AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Criciúma do Amanhã: Entidades unidas pelo desenvolvimento

Criciúma do Amanhã: Entidades unidas pelo desenvolvimento
Reitora reforçou compromisso da Unesc com a comunidade (Fotos: Milena Nandi/Vitor Netto) Mais imagens

O encontro desta terça-feira (24/7) na Unesc, proporcionado pelo Fórum Criciúma do Amanhã, resultou em diversas contribuições da comunidade regional em prol do futuro do Sul do Estado. Na abertura do evento, uma parceria entre a Universidade e a Rádio Som Maior, a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, reforçou o compromisso da Universidade com a região e o seu desenvolvimento e falou sobre o significado do movimento em prol do Sul do Estado.

“Nossa proposta é avançarmos no diálogo no desenvolvimento da nossa região. E para avançar é preciso pensar diferente, é preciso atitude, é preciso fazer diferente. Buscar novas perspectivas e projetos para a nossa região. Vivemos um sonho de prosperidade, de satisfação de necessidade, de aspirações e ambições que proporcionem felicidade. É o bem-estar coletivo que nos mobiliza. Tudo isso é fruto do desenvolvimento sustentável que buscamos. Por conta disso a Unesc, em parceria com a Rádio Som Maior, reúne todos aqui para refletir o cenário que temos, dialogar sobre ele e encaminhar propostas”, afirma a reitora da Unesc.

Segundo Luciane, neste cenário, as instituições formadoras tanto no ensino técnico quanto superior criam uma rede importante. “A qualidade da educação que oferecemos, em todos os níveis, incluindo a pós-graduação, nos habilita a receber grandes investimentos. Nosso maior desafio está em planejar e identificar as nossas potencialidades e nossas dificuldades. E a Unesc como Universidade tem essa missão. Um cenário econômico em crescimento se reflete no acesso à educação, que, por conseguinte, promove o desenvolvimento social. Ao longo dessas cinco décadas, a Unesc tem contribuído com o ensino, a pesquisa e a extensão. Nossa proposta é nos integrarmos aos demais movimento sociais e entidades que apresentem o mesmo objetivo. O que podemos fazer para que o Sul volte a crescer?

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro lembrou que o município já ocupou posições de destaque no cenário nacional, mas problemas no cenário econômico nacional e com logística o prejudicaram. Mas mesmo com o cenário não tão favorável, o município estaria demonstrando seu potencial.  “A economia de Criciúma está sendo impulsionada e crescendo. No primeiro semestre do ano, mais de 1 mil alvarás de funcionamento de novas empresas foram expedidos e a geração de empregos voltou a ser realidade. Acreditamos muito que esse debate vai conectar os pontos, fazer com que as empresas da nossa região e que o povo do Sul catarinense, que tem caráter empreendedor, se alinhem no novo caminho. Tenho certeza que voltaremos a ocupar o destaque de antes no cenário estadual e nacional”.

O presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim, falou da importância de um fórum como o desta terça-feira e que é preciso consolidar os pensamentos e ideias debatidos nele. “Nada melhor do que um evento desta natureza para que a sociedade se uma para que a gente verifique quais os melhores caminhos para o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina. Qual o planejamento que precisamos para que trilhemos um novo caminho. Temos que pensar na região do amanhã. A Associação Empresarial está junto com a sociedade, fomentando ideias em prol do desenvolvimento”.

O presidente da Amrec, Hélio Cesa, afirmou que o fórum é uma oportunidade para conseguir um comprometimento político para que seja trabalhado em cima do desenvolvimento econômico da região, passando inclusive pela melhoria da logística de transporte de cargas e passageiros.

Saiba como foram as contribuições da comunidade

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2018 às 15:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário