AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Movido pelos bons e velhos ideais

Movido pelos bons e velhos ideais
Transparência é apontada como um dos traços do futuro vice-reitor da Unesc Mais imagens

O Daniel Preve, diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), você conhece. O professor e pesquisador também. Mas e os outros lados do futuro vice-reitor da Universidade, você imagina? Pois ele incentivou muitas pessoas a buscarem seus objetivos desde que iniciou sua jornada na Unesc, em 1998, como acadêmico do curso de Direito. Para contar um pouco mais sobre o Daniel, conversamos com três pessoas – das tantas – que acompanharam de perto a sua trajetória na Instituição.

Uma delas é o policial ambiental Rosinei Freitas da Rosa, o Nei. Ele conheceu Daniel quando também era estudante de Direito na Unesc e ambos eram representantes de suas turmas. “Participamos de diversas reuniões relativa à representação estudantil e começamos a ter uma relação de amizade. Estivemos juntos em momentos de militância, de diversão, de estudo. É gratificante ver a trajetória dele, com transparência e retidão, que tem na vida”, afirma. Nei assumiu o CA (Centro Acadêmico) de Direito após a gestão de Daniel (1999), fez parte da diretoria do DCE (Diretório Central dos Estudantes) durante as gestões do colega como presidente em dois mandatos consecutivos (2000 – 2002) e apoiou Daniel em 2001, quando ele foi diretor de Universidades Pagas da UCE (União Catarinense dos Estudantes). “Ele sempre demonstrou liderança e, pela sua trajetória de formação, imaginávamos que fosse continuar por este caminho”.

E lá no início dos anos 2000, a história de Daniel cruzou com a do professor João Batanolli, que na época deu aulas para o então acadêmico, além de conviver com a liderança estudantil enquanto João atuava na Assessoria de Imprensa da Instituição. “Na época trocamos algumas ideias sobre política estudantil e sua campanha para a presidência do DCE. Senti naquele rapaz uma postura ética diferenciada e lhe disse que na política essa era a qualidade mais importante e, quase brincando, se continuasse assim chegaria a ‘estadista’”, lembra o professor.

Em 2006, eles passaram a conviver mais de perto. Foi quando Daniel, já graduado em Direito e professor, assumiu a Diretoria do Estudante, que um ano depois se transformou na CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), onde João era funcionário. “Daniel foi meu gestor na CPAE e lá pude constatar novamente uma atitude e um posicionamento que sempre revelavam lisura e idoneidade, senso de justiça e muita sensibilidade social. Foi por suas mãos que concretizamos a ideia do Trote Solidário. E hoje estamos aqui vivendo a continuação desta história”, comenta.

Mais recentemente, o futuro vice-reitor cruzou o caminho do aluno da primeira turma do Mestrado em Direito da Universidade, Andriw Loch. Em 2012, Daniel foi professor de Andriw na primeira fase de Dirieto e, desde então, a história de incentivo e parceria começou. Foi com Daniel que Andriw participou do primeiro projeto de pesquisa e escreveu, pela primeira vez, um capítulo de livro – para um e-book. Em 2013, Andriw foi monitor das aulas dadas pelo professor e, no ano seguinte, chegou a presidência do CA de Direito, tendo se espelhado no professor. “Sabia que ele tinha sido presidente do CA, tinha ele como referência”, conta. E isso se repetiu quando Andriw esteve à frente do DCE, entre 2014 e 2015. “Ele me mostrou que o caminho é o diálogo e que é preciso agregar pessoas. Mesmo quando havia divergência de ideias, a relação sempre foi de respeito. Ele sempre foi muito aberto e transparente em suas atitudes. Dá pra perceber a empatia dele com os estudantes, pois ele já esteve onde estamos”.

E quando Andriw colou grau, em março de 2017, por coincidência, quem entregou o canudo foi o atual diretor da UNA CSA. Depois disso, eles se encontraram, por outra coincidência, e Daniel incentivou o agora bacharel a ingressar no Mestrado em Direito da Unesc. “Eu até tinha pensado sobre entrar no Mestrado, mas não tinha definido que sim. O Daniel me incentivou e me inscrevi faltando uma semana para o término do período. Não fosse pelo incentivo que recebi, talvez nem estivesse hoje fazendo parte da primeira turma de Mestrado em Direito da Unesc e dando continuidade a minha formação acadêmica”.

O futuro vice-reitor

O professor Daniel Preve fez seu curso de graduação em Direito na Unesc – no período foi presidente do CA e do DCE duas vezes – e iniciou as atividades profissionais na Instituição em julho de 2005. Especialista em Direito Civil e Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa, possui mestrado em Ciências Ambientais e faz doutorado em Direito na UFSC. Além de docente, Preve já atuou na Unesc como coordenador da CPAE, como chefe de gabinete da Reitoria e atualmente é diretor da UNA CSA, professor dos cursos de Direito e de pós-graduação e pesquisador do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito e do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada de Território.

Segundo o futuro vice-reitor, o objetivo é fortalecer os projetos da gestão de Gildo Volpato e implementar novos, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão que continuem dando destaque à Universidade em avaliações e indicadores de órgãos e instituições na área da Educação. “A Unesc é uma Instituição de grande credibilidade e sem perder a essência, o propósito e os valores de ser comunitária, queremos que ela se fortaleça cresça também no âmbito nacional e amplie sua internacionalização”, afirma.

Daniel chama a atenção para o olhar para as pessoas. “A Unesc também é feita e voltada para seus estudantes, professores e funcionários. E queremos fortalecer ainda mais esse laço e reposicionar a Instituição. Para isso vamos ter comprometimento, dedicação, trabalho e humildade”. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de junho de 2017 às 15:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário