AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores da rede pública de Criciúma constroem debates filosóficos na Unesc

Professores da rede pública de Criciúma constroem debates filosóficos na Unesc
Encontro é desenvolvido por meio do projeto “Filosofia com Crianças” (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Um momento para produzir pensamentos filosóficos e encontrar formas de levar esses caminhos para dentro da sala de aula. Por meio do projeto de extensão “Filosofia com crianças”, a Unesc desenvolve o debate dentre professores da rede pública de ensino de Criciúma. A iniciativa envolve os cursos de Pedagogia, Psicologia, Letras e o Mestrado em Educação e teve o seu primeiro encontro deste ano nesta sexta-feira (5/5).

A professora Joice Andreia de Morais, da escola Pascoal Melle, comentou que teve o interesse de participar do curso com o intuito de motivar os alunos a desenvolverem o pensamento. “Eu sinto neles uma dificuldade em momentos que exijam mais do pensar, de buscar alternativas e criar soluções. Acredito que o projeto vai me auxiliar a descobrir formas de fortalecer esse caminho”, ressaltou.

Já a professora Elza Comim, da escola Angelo De Luca, comentou que os estudantes tem dificuldade de lidar com conflitos. “Quero trabalhar a ética com eles de uma forma que eles possam enxergar sozinhos uma percepção diferente das coisas. Não quero mostrar como eles devem agir, mas sim, fazer com que eles entendam que de uma outra forma pode ser melhor e muito mais consciente”, contou.

O projeto, que iniciou no primeiro semestre de 2016, tem duração de dois anos. Segundo o coordenador da ação, Jéferson de Azeredo, os professores devem começar a levar os conteúdos para dentro de sala de aula no próximo ano. “Esses dois primeiros anos de projeto são para que os professores possam se aprofundar mesmo no assunto. Temos a previsão que a Secretaria de Educação de Criciúma, parceira do projeto, irá disponibilizar a partir de julho um material desenvolvido especificamente para esses professores”, comentou.

Atualmente o projeto envolve 29 professores de 32 escolas da rede municipal e 30 alunos da estadual e é desenvolvido por dois professores e três estudantes da Unesc. As atividades são desenvolvidas nas escolas e no campus da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

05 de maio de 2017 às 17:14
Compartilhar Comente

Deixe um comentário