Frei cearense realiza exposição Laços de Fé
A expressão da religiosidade do povo nordestino vai ocupar o Espaço Cultural Unesc a partir de terça-feira (8/5), com a exposição Laços de Fé, do frei Ricardo Regis Ferreira Sales, de Fortaleza.
A abertura do evento, inserido no projeto Toque de Arte, será realizada às 20 horas, e inclui o lançamento do livro de poesia "Insano silêncio", de Rosimeri Goulart Brognoli, além da apresentação do Grupo de Dança da Unesc e do Coral do Bairro da Juventude.
O frei Ricardo inscreveu-se no edital de cultura da Unesc no ano passado. Sua exposição apresenta fotografias de procissões e romarias do Nordeste e uma instalação.
Romarias
A exposição retrata a fé dos romeiros registrada em Juazeiro do Norte, no Ceará. São romeiros advindos de todas as regiões do Brasil para depositar seus pedidos e rogos aos pés dos santos, fazendo dessa maneira "Laços de Fé" entre a terra e o céu.
O artista em seu foco capta com nitidez cenas cotidianas de pessoas, "romeiros advindo de todas as regiões, especialmente do nordeste brasileiro" que num determinado período do ano largam tudo o que têm para pegar estrada, seja de ônibus, pau-de-arara, carroça, bicicleta e até mesmo a pé, em busca de esperança e fé.
Eles costumam colocar aos pés dos santos enormes fitas, com grandes laços. Depositam também velas, terços, flores, enfim, uma série de objetos, pagando dessa forma a promessa e as graças alcançadas. As fotografias mostram o colorido das fitas, as escritas sobre os santos, os pedidos, as rezas.
O artista
O padre Ricardo Regis Ferreira Sales pertence à Ordem dos Capuchinhos. Tem licenciatura plena em Filosofia (Teresina – PI) e bacharelado em Teologia (Fortaleza – CE). É criador e organizador da MACC (Mostra de Arte e Cultura dos Capuchinhos), realizada em Fortaleza. 04 de maio de 2007 às 13:22
Newsletter
RSS