AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores doutores refletem sobre a liberdade e o desenvolvimento

Professores doutores refletem sobre a liberdade e o desenvolvimento
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Até que ponto temos liberdade e até onde isso influencia no desenvolvimento? A resposta a essa pergunta foi o gancho de discussão da segunda edição do Diálogos com as Ciências, um encontro voltado a pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação e professores doutores da Unesc. O debate, desenvolvido por meio de um texto do economista Amartya Sem, foi ministrado pelos professores doutores Miguelangelo Gianezini e Rafael Rodrigo Mueller.

“A falta de liberdade aparece a partir do momento que eu estou sendo desprovido de algo. Se ao abrir a torneira de casa, em busca de água, não sair nada e eu tiver que andar três quilômetros para buscar, a liberdade de ter  água potável já me foi privada”, refletiu o professor Gianezini.

O professor Mueller complementou, afirmando que o mesmo acontece com a privação de alimentação. “Se a pessoa depende da doação do outro para sobreviver, daqueles que detém de riquezas ou infraestrutura, qual a diferença dessa população para um recém-nascido por exemplo? Sem nenhuma autonomia para exercer suas vontades? ”, ilustrou o professor.

O encontro é desenvolvido pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), em parceria com as Unidades Acadêmicas e com os PPGs (Programas de Pós-Graduação stricto sensu) e ocorre nesta segunda-feira (5/9), às 14 horas, na sala 14 do Bloco R2. O Diálogo será ministrado pelos professores doutores Miguelangelo Gianezini e Rafael Rodrigo Mueller.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

05 de setembro de 2016 às 20:01
Compartilhar Comente

Deixe um comentário