Parceria entre Unesc e Sírio Libanês desenvolve projetos para região
Profissionais e gestores municipais de saúde da Amrec, Amesc e Amurel e professores da Unesc estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (10/5) para apresentar propostas de projetos desenvolvidos nos cursos de especialização oferecidos no Sul do Estado por meio de uma parceria entre a Unesc e o Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, de São Paulo. Ao todo 15 projetos serão desenvolvidos em diversos municípios das regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá, com o objetivo de transformar da realidade local para melhorar a atenção à saúde.
Segundo a diretora UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), Indianara Becker, os projetos são validados e pactuados com os gestores do SUS local e constituem um legado construído durante o processo de capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde. “A participação de professores da área da saúde nesta iniciativa, como facilitadores e especializandos, integrados aos profissionais de saúde de toda a macrorregião sul contribui para o fortalecimento de movimentos institucionais que qualificam a formação em saúde”, comentou.
Os 15 projetos foram desenvolvidos a partir do Planejamento Estratégico Situacional realizado nos cursos de especialização, que tiveram início em novembro de 2015. Os cursos de especialização oferecidos por meio da parceria entre Unesc e Sírio Libanês são: Gestão da Clínica no SUS e Saúde de Coletivos: Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde; Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente e Regulação em Saúde no SUS.
“A parceria da Unesc com o Instituto Sírio Libanês consolida o protagonismo da Universidade nos processos de formação e gestão dos serviços de saúde da macrorregião sul. Em momentos em que os municípios necessitam reinventar suas práticas, estes cursos se constituem em possibilidades reais para qualificar os serviços oferecidos a população”, afirmou a Pró-Reitora Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta.
A representante do Instituto Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, Maria Lecticia de Pelegrini e o gerente Regional de Saúde, Diogo Copetti Silveira também acompanharam as apresentações.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
10 de maio de 2016 às 16:35
Newsletter
RSS